A tendência de amanhã é seu diferencial competitivo de hoje. Saia na frente: saiba como identificá-la. - Brain

Este site utiliza cookies para a análise de uso. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Canal Brain

O maior portal de conteúdos sobre inteligência de mercado.

A tendência de amanhã é seu diferencial competitivo de hoje. Saia na frente: saiba como identificá-la.

15/07/2021, 21:59

Encontrar tendências e antecipar-se às demandas é um grande diferencial competitivo.

Sabemos que o mercado imobiliário sempre foi um ambiente de ampla concorrência. Novos empreendimentos surgem a cada dia, trazendo uma avalanche de novidades para os clientes.

Se você trabalha nesse mercado, já deve ter percebido que, com o passar do tempo não só o perfil dos clientes, mas também o dos imóveis, tem sofrido mudanças constantes.

Em um ambiente que se transforma tanto, se você não está por dentro dessas mudanças, você pode acabar ficando pra trás e perder seu espaço no mercado. Por isso, se tornou essencial entender o que está acontecendo com o seu cliente. Mas isso não é suficiente se você quer se destacar dos seus concorrentes.

Mas como é possível se destacar em um ambiente tão competitivo?

Uma das possibilidades é estar atento às tendências do mercado, mas isso não é algo simples de se fazer. Entender como o mercado se comporta e prever tendências é algo complexo até mesmo para os especialistas no assunto. Nesse contexto, surge o coolhunting (em tradução literal, caça pelo legal, pelo descolado).

Esse termo apareceu pela primeira vez em 1997, em um artigo da revista americana “The New Yorker”, mostrando o trabalho de uma coolhunter, que andava pelas ruas procurando as novas tendências da moda, observando o que as pessoas descoladas estavam usando. A especialista em análise de tendências, Fah Maioli, explica que o coolhunting é um método para pesquisar e analisar o mundo cultural de um momento.

Assim, ele pode ser usado para evidenciar mudanças na sociedade, encontrar padrões comportamentais e traduzir isso em informações que as empresas possam utilizar para viabilizar a inovação. Não só no mundo da moda, o coolhunter pode atuar em diversas áreas, uma vez que sua função é estar atento, buscando entender o comportamento das pessoas e identificar mudanças.

Como conta Maioli, no mercado imobiliário, foi feito há alguns anos um estudo antropológico de coolhunting em um bairro de Porto Alegre para a criação do projeto arquitetônico de um condomínio de médio e alto padrão, onde buscaram compreender diversas características culturais de quem morava na região e de quem gostaria de morar lá. O resultado, segundo ela, foi um sucesso de vendas.

Como aplicar isso de fato?

O curso de Coolhunting – técnicas de pesquisa para tendências e modelos culturais te ensinará como fazer para entender melhor as tendências do mercado. Assista agora a primeira aula grátis e siga aprendendo aqui na eBrain!

Curso Recomendado

O curso de Cooolhunting e Mercado Imobiliário visa a capacitação e o aprendizado sobre a construção de novos cenários, tendências dentro do setor e quem são os novos consumidores. Neste curso você aprenderá o que é Coolhunting, quem é o nosso “novo” consumidor (hiperconectado, com muitas opções e com pouco tempo), como encanta-lo e fideliza-lo. Além de preparar-se para as novas tendências do mercado imobiliário, construindo cenários em um mercado cada vez mais competitivo.

A Arquitetura na era das super mudanças

Frederico Carstens 1h30min

199,90

até 3x de R$66,63

No curso A Arquitetura na era das super mudanças serão abordados os pré requisitos para um projeto de sucesso e os aspectos essenciais a serem considerados durante sua execução. Neste curso, serão expostos os desafios imediatos da Arquitetura, sob uma perspectiva do mercado. Além disso, será feita uma reflexão sobre a Arquitetura e o Negócio Imobiliário.
 

Arquitetura de Interiores para Imóveis de Alto Padrão

Larissa Garbers, Gisele Moreira, Jayme Bernardo, Glei Tomazi, Rita Teodorovicz 1h30min

149,90

até 3x de R$49,96

O curso Arquitetura de interiores para imóveis de alto padrão visa proporcionar ao aluno uma visão ampla do segmento de luxo e seus impactos no mercado imobiliário, trazendo um foco no entendimento da personalidade do cliente para que todos os aspectos do projeto sejam customizados e supere as expectativas do investidor.

Veja também:

Vamos nos tornar uma geração de baby zoomers no pós-pandemia?

As notícias da morte do escritório têm sido um pouco exageradas – eis uma paráfrase, adequada para o momento, de…

Construtoras brasileiras adiam lançamentos enquanto Covid-19 dificulta vendas

O setor imobiliário brasileiro vê queda nas vendas de imóveis durante a pandemia do novo coronavírus, mas espera que os…

COVID-19: impactos e desafios para o mercado imobiliário Norte e Nordeste | SINDUSCON-PI

A série de pesquisas sobre os impactos do COVID-19 no mercado imobiliário realizada pela Brain Inteligência Estratégica tem sido um…