Como o geomarketing pode beneficiar seus negócios? - Brain

Este site utiliza cookies para a análise de uso. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Canal Brain

O maior portal de conteúdos sobre inteligência de mercado.

Como o geomarketing pode beneficiar seus negócios?

15/07/2021, 17:39

Geomarketing é a integração entre marketing e inteligência geográfica com a proposta de solucionar questões mercadológicas relacionadas ao contexto geográfico. O geomarketing manipula e gerencia informações, combinando-as com dados espaciais e de negócios para apoiar decisões.

Ampliando recursos do georreferenciamento, o geomarketing minera dados de posicionamento, contatos e outras características dos pontos de interesse. Algoritmos calculam indicadores pela combinação de dados disponíveis como renda, escolaridade, criminalidade, estado civil, faixa etária, entre outros.

O georreferenciamento consiste no mapeamento da superfície terrestre por meio das coordenadas geográficas: latitude, longitude e altitude. As coordenadas são captadas por meio de receptores de GPS (Global Positioning System), presentes em diversos dispositivos, que captam sinais enviados por satélites.

O georreferenciamento é amplamente utilizado por empresas de energia elétrica, saneamento e telecomunicações em processos de expansão, operação e manutenção de redes aéreas e subterrâneas. Empresas de agribusiness utilizam o georreferenciamento para mapeamento e manuseio de seus campos de cultivo. Empresas de transporte, logística e aviação utilizam esses dados para roteamento, monitoramento e navegação.

O geomarketing auxilia na tomada de decisões e na formulação de estratégias. Empreendedores utilizam essa técnica para analisar viabilidade de negócios, potencialidade de mercado, riscos de inadimplência e desempenho de carteira de clientes. Ao se determinar o perfil do cliente potencial, é possível localizá-lo no mapa, por meio de GPS e otimizar, por exemplo, a distribuição das equipes comerciais.

Serve ainda para analisar o mercado, impulsionar a marca, fazer venda direta, avaliar a reputação online e estruturar e-commerce. Outra aplicação do geomarketing são os processos construtivos.

O cliente também ganha com o geomarketing. Ao informar onde se encontra, pode opinar sobre os locais que visita e conseguir descontos e outras vantagens.

Já não há um mundo físico e um virtual. Está tudo unido e vive-se em um mundo local, social e móvel. Os dados se convertem em ferramentas a partir da identificação do que pensa o cliente, o que lhe interessa e isso faz com que as empresas possam vender melhor seus produtos e serviços. Se for essa sua necessidade, consulte a BRAIN – Bureau de Inteligência Corporativa.

Curso Recomendado

Uso de Geomarketing para Escolha de Ponto Comercial

Marcos Kahtalian 1h30min

199,90

até 3x de R$66,63

O curso Uso de Geomarketing para Escolha de Ponto Comercial apresenta ferramentas de pesquisa e georreferenciamento para escolha de pontos comerciais. Neste curso, você aprenderá aspectos importantes da escolha do ponto e de análises de demanda potencial, fluxo, viárias e de absorção da nova oferta.  

O curso Introdução a Análise de Viabilidade de Projetos Imobiliários trabalha os principais conceitos de matemática financeira e sua aplicação para avaliação e análise de projetos imobiliários.

O estudo vocacional de terreno consiste em uma análise estratégica e detalhada das melhores alternativas imobiliárias para um terreno. Neste curso, você irá conhecer as opções mais assertivas para explorar o potencial construtivo de determinado terreno.

Veja também:

2020: mercado imobiliário avança mesmo diante da nova “década perdida” da economia

Temos sido destaque em alguns dos principais portais de notícias do Brasil, com nossas pesquisas e análises de mercado. Confira algumas dessas matérias.

Brain na Mídia
Venda de imóveis em Goiânia e Aparecida na pandemia supera 2019, diz pesquisa

A venda de imóveis em Goiânia e Aparecida nos meses de pandemia do coronavírus superou os números registrados no igual…

CBIC divulga pesquisa inédita em parceria com a BRAIN

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com a BRAIN Inteligência Corporativa, divulga na quinta-feira (2/7), às…