Construção modular: o lego da vida real que promete ser tendência da Construção Civil - Brain

Este site utiliza cookies para a análise de uso. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Canal Brain

O maior portal de conteúdos sobre inteligência de mercado.

Construção modular: o lego da vida real que promete ser tendência da Construção Civil

17/05/2021, 13:11

Por Letícia Pille

Você com certeza já entrou em contato, pelo menos uma vez na vida, com o clássico jogo Lego. A brincadeira consiste em diversos blocos de plástico que vão se encaixando e, assim, criam estruturas que vão desde casas e castelos aos mais variados personagens ou instalações notadamente urbanas como postos policiais ou sede do corpo de bombeiros.

Mas, o mais interessante, é que mesmo com uma estrutura pré-definida para montagem, o Lego permite que você faça diversas combinações entre as pessoas e monte a sua própria construção de acordo com as possibilidades da sua imaginação.

Mas por que mesmo estamos falando sobre Lego? É porque, em linhas gerais, sua dinâmica parece muito com uma técnica que tem ganhado cada vez mais espaço no setor da Construção Civil: a construção modular.

Como é feita uma construção modular?

Como o próprio nome indica, a construção modular é feita a partir de módulos individuais, ou seja, blocos previamente construídos que, a partir de suas combinações, possibilitam a construção de inúmeros empreendimentos.

Os módulos, ao invés de seguir o modelo tradicional de construção in loco, são anteriormente fabricados em linhas de montagem padronizadas, e transportados já prontos para o local de montagem.

Uma vez prontos, os módulos são capazes de materializar tanto as casas modulares, um dos produtos mais conhecidos feitos por meio desta tecnologia, até edifícios inteiros, complexos residenciais, hospitais, entre outros grandes empreendimentos.

Por que apostar neste formato?

Um dos benefícios da construção modular é sua evidente vantagem de tempo em relação às construções tradicionais que têm início na base do loteamento. Uma das razões para a maior agilidade é que a construção se inicia em fábricas, às vezes até mesmo antes da construção ter o terreno decidido.

E como a construção civil funciona em cadeia, a pronta entrega de partes do empreendimento afetam na entrega de prazos, favorece operações simultâneas, melhor coordenação de equipes, previsão mais precisa de custos, etc. “As soluções que permitem montar mais, que sejam menos artesanais, que já venham prontas, isso tudo é um tendência para a gente poder atingir o objetivo de redução de custos, aumento de produtividade, redução de prazos”, firma Saulo Suassuna Filho, CEO e fundador da Molegolar, empresa de construção e projetos modulares.

Contudo, é sabido que a pressa é inimiga da perfeição e nem sempre tempo reduzido é igual à qualidade. Porém, uma vez que a fabricação dos módulos é feita dentro de um ambiente fabril, esse contexto possibilita uma fiscalização de maior qualidade, que precisa cumprir padrões, práticas e rotinas de supervisão mantidas em ambiente fechado.

Cases de sucesso que utilizaram a construção modular

No Brasil, a utilização deste formato de construção ainda não é amplamente difundido, mas tem tudo para em breve se tornar a nova tendência do setor, graças a todos seus benefícios tanto para as construtoras quanto para quem compra o imóvel.

Startup de renome no mercado, a Molegolar é uma das pioneiras e mais bem sucedidas empresas no país quando se trata de construções modulares. Como vimos no início deste artigo, a empresa faz em seu nome a ponte entre sua atuação e o referido jogo, Lego.

Fundada em 2016 por Saulo Suassuna, a empresa pernambucana além da construção modular, também faz projetos modulares – que difere da construção por montar projetos que possibilitam a inclusão ou retirada de módulos após a construção – já reúne em seu portfólio diversos exemplos de como a construção por módulos individuais pode ser um sucesso, seja para construções residenciais ou outras tipologias.

Outras empresas brasileiras que trabalham com essa tecnologia são a Brasil ao Cubo ou TecVerde, por exemplo, ambas entrevistadas pela Brain Inteligência Estratégica pela editoria Tech Talks, e disponível em seu canal do Youtube.

Conheça mais sobre construções modulares, o lego da vida real que promete ser tendência no setor!

Veja também:

Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro

2020 foi um ano positivo, mas cheio de desafios. O que será que nos aguarda em 2021?

A Era da Experiência nos Empreendimentos

As experiências, a felicidade e o bem-estar vividos são o novo símbolo de prestígio e destaque. O sucesso está sendo redefinido. Não é mais o que você tem. É como você vive.

Fakenews: cinco temas dos quais você deve desconfiar sempre!

Mesmo as pessoas mais cuidadosas, mais cedo ou mais tarde, acabam caindo nas armadilhas das informações falsas. E o motivo é um só: elas mexem com nosso emocional.