O que você gostaria de acessar?

Brain | 7 dicas para bombar seu vídeo-currículo

7 dicas para bombar seu vídeo-currículo

Adriane Werner
BrainBrain

7 dicas para bombar seu vídeo-currículo

Atualizado por último em setembro de 2022

Brain
Adriane Werner

Sócia Diretora na AW Comunicação

Se você está em busca de nova colocação profissional, prepare-se para apresentar suas habilidades em um formato mais moderno e tecnológico: é cada vez mais comum que os recrutadores peçam aos candidatos um currículo em vídeo. A modalidade, que antes era considerada novidade ou tendência, hoje já é realidade – e quem ainda não se atentou para isso deve se antenar o quanto antes.

Além do tradicional currículo escrito, que deve ser criativo, sucinto e simples, muitos profissionais já têm se adiantado na hora de se apresentar para uma vaga, enviando também um currículo gravado em vídeo, com o resumo de sua formação e suas habilidades. Nesses casos, são roteiros planejados, bem produzidos, muitas vezes até feitos por videomakers profissionais, com o portfólio resumido do candidato.

Mas o formato que mais tem sido solicitado a quem se candidata a uma vaga são vídeos curtos, simples e sem grande produção, com um depoimento do próprio candidato, respondendo, basicamente, por que a pessoa se considera apta a ocupar aquela vaga. Mesmo sendo uma gravação simples, é importante caprichar para conseguir os melhores resultados.

Dicas para gravar um vídeo-currículo

Veja a seguir os principais passos para gravar os melhores vídeos e aumentar muito suas chances de ser a pessoa escolhida para a vaga:

1. Planeje o que vai dizer na gravação 

Não basta ligar a câmera e sair falando. Faça um pequeno roteiro com tópicos importantes e busque falar com naturalidade. Para conseguir maior desenvoltura, evite decorar um texto: faça uma sequência com palavras-chave para servir de guia e discorra sobre esses pontos.

2. Escolha o melhor cenário

Evite gravar em ambientes barulhentos ou poluídos visualmente. Em vez de simplesmente se colocar à frente de uma parede branca, muito neutra, procure mostrar que está em uma sala de estar ou escritório. Além de demonstrar seriedade, isso também sugere mais vivacidade. É fundamental cuidar da iluminação do local. A luz deve estar sempre à sua frente, jamais ao fundo. Uma janela aberta ao fundo, por exemplo, pode fazer com que sua imagem escureça (é o que se chama de contraluz). Procure mostrar bem seu rosto, de preferência com enquadramento da cintura para cima (para mostrar um pouco da linguagem corporal também). 

3. Capriche na roupa, mas não fuja muito do seu estilo 

A roupa deve estar adequada à cultura da empresa para a qual você está se candidatando, mas, ao mesmo tempo, deve deixá-lo à vontade para não tirar sua naturalidade. Evite roupas muito coloridas ou estampadas na gravação. Roupas listradas ou xadrez podem provocar variações na imagem, como se estivessem tremendo.

4. Treine bastante antes de gravar, mas procure gravar “de primeira” 

Repetir muitas vezes a gravação pode tirar sua naturalidade. Por isso, se optar por recomeçar o vídeo mais que três ou quatro vezes, é melhor parar, respirar, pensar ou fazer outras coisas… e só então retomar a gravação – e aí, novamente, tentar gravar de uma vez só.

5. Relaxe 

O vídeo não precisa ficar perfeito. Se tropeçar em uma ou outra palavrinha, siga em frente. Não tenha medo de sorrir e busque transmitir segurança.

6. Você está falando para uma pessoa, não para um aparelho 

É comum ficarmos constrangidos ao gravar vídeos pelo fato de que não há plateia. Mas procure tirar da cabeça a ideia de que está falando para o celular ou para a câmera: imagine que está mesmo conversando com o recrutador!

7. Acima de tudo, seja verdadeiro 

Quanto mais você souber sobre o que está falando, quanto mais transparente for em relação às suas habilidades e competências, mais segurança irá transmitir!


*O conteúdo deste texto foi redigido por terceiros e pode não refletir a opinião da Brain Inteligência Estratégica.

Brain

Receba nossa newsletter