Atualizado por último em novembro de 2022
Especialista em comunicação
Na visão dos especialistas, a divulgação da atividade de self storage deve focar no reconhecimento e uso da solução.
Painel “Estratégias de Marketing para Self Storage" Foto: Secovi - SP
Hoje em dia são inúmeras as estratégias de comunicação a serviço de divulgar tudo o que é produzido por empresas e pessoas. A tática mais adequada dependerá do objetivo que se tem com a divulgação. Com a profusão de conteúdos de natureza informacional e propagandístico que circulam, sobretudo no ambiente digital, é fundamental antes de implementar qualquer tipo de comunicação realizar um bom planejamento e não simplesmente sair fazendo.
E quando se trata de divulgar um produto ou serviço que ainda não está tão corrente na cultura de uma sociedade, ou seja, não integra o estoque de conhecimento da maior parte das pessoas, a etapa de planejamento, de pensar antes de agir, pode ser a melhor estratégia de comunicação.
É o caso da atividade de self storage, um modelo de negócio relativamente novo no Brasil e que, segundo pesquisas de acompanhamento do setor, ainda não é conhecido de grande parcela da população. O setor está em franco crescimento, conforme também indicam as pesquisas, e por isso há muito trabalho para mostrar a pessoas e empresas o que é e qual a finalidade de um self storage.
De acordo com o diretor de atendimento e planejamento da Creative House, Felippe Absror Blauth, como o self storage não está ainda totalmente integrado à cultura da população brasileira, ao menos da maioria das pessoas, uma boa estratégia de comunicação seria focar nas campanhas de awareness (de reconhecimento de marca) atreladas à utilidade do self storage como, por exemplo, utilizar o autosserviço quando da realização de reformas em casa, para armazenamento de mercadoria no comércio eletrônico e grandes lojistas com foco no last mile.
Segundo Blauth, mostrar a experiência pode ajudar muito neste reconhecimento fazendo com que este mercado cresça e as pessoas entendam que o self storage é muito mais que um lugar apenas para guardar móveis e tem outras possibilidades e formas de utilização.
“As campanhas devem focar muito nos casos de uso, ou seja, na forma como as soluções são utilizadas pelas pessoas. Isso ajuda a gerar um reconhecimento a partir do uso, seja por pessoas físicas ou jurídicas. Esta estratégia possibilita aderência do público que não conhece a solução e ajuda a entender as formas de uso”, explica Blauth.
A diretora de operações, clientes e vendas do Self Storage Guarde Aqui, Fernanda Pires, corrobora também com a estratégia de focar em awareness para contar ao público o que é self storage e sua utilidade. “Cada vez mais faz-se necessário investir em estratégias de awareness, contando um pouco mais sobre a solução, o que contribuirá para geração de demanda”, destaca Pires.
A comunicação realizada no ambiente digital é o principal caminho para tornar o produto conhecido e chegar ao cliente. Dentro do espectro digital há diferentes formas de se comunicar com o público. No Brasil, é mais comum a jornada do cliente começar por um anúncio na internet e o público ser direcionado para o site da empresa, assim também é com o self storage.
“O mercado brasileiro é muito focado em levar o usuário até o site e fazer com que ele conheça mais a respeito da solução, entenda das possibilidades e a partir daí o cliente entra em contato com a empresa”, diz Blauth.
De acordo com a diretora da Guarde aqui, ainda que a comunicação digital seja um caminho sem volta é possível também focar em outros canais de comunicação a partir das estratégias de reconhecimento do produto. “A partir do awareness existem outros canais a serem explorados a depender da estratégia de cada negócio e cada empresa”, diz Pires.
O diretor da Creative House reconhece a predominância do digital, mas disse que também é possível focar em outras estratégias como ações de trade e offline para trazer a experiência de forma mais presente para potenciais clientes.
O Brasil é um país gigante e com características regionais distintas, por isso o aspecto local, de cada região, deve sempre ser levado em consideração quando da elaboração das campanhas de comunicação e marketing. Isso vale, especialmente, para empresas que têm operações em estados diferentes. As franquias de marcas devem também levar em conta aspectos locais na hora de se comunicar. O que serve para Belo Horizonte muito provavelmente pode não surtir efeito em Curitiba.
Esta é a visão dos especialistas. “Regionalização deve ser considerada em todas as estratégias, o perfil do cliente é diferente, o comportamento é diferente e isso não pode ser eliminado da discussão”, comenta Pires.
*Matéria produzida para a Newsletter da Associação Brasileira de Self Storage (Asbrass) e publicada no site da instituição.