O que você gostaria de acessar?

Brain | Cinco passos para tornar seu home office produtivo e manter sua saúde emocional

Cinco passos para tornar seu home office produtivo e manter sua saúde emocional

Adriane Werner
BrainBrain

Cinco passos para tornar seu home office produtivo e manter sua saúde emocional

Atualizado por último em julho de 2023

Brain
Adriane Werner

Sócia Diretora na AW Comunicação

O trabalho em home office já é realidade há décadas no Brasil, mas, depois da pandemia de Covid-19, tem se tornado cada vez mais comum. É uma realidade que se instalou e que não deve retroceder. É crescente o número de pessoas que trabalham em casa ou em sistemas híbridos, alternando expedientes em escritórios com as atividades remotas.

Muitas empresas vêm vantagens em manter suas equipes trabalhando em casa. Há pesquisas em várias partes do mundo apontando aumento de produtividade e de satisfação no trabalho entre pessoas que desenvolvem suas atividades de forma remota. Outras organizações têm feito escalas, alternando quem deve ir aos escritórios, e quando devem reunir toda a equipe, para manter a unidade. Mesmo com tantos diferentes formatos, é inegável que, em diversas atividades profissionais, não há necessidade de reunir toda a equipe em um mesmo ambiente para o desenvolvimento dos trabalhos necessários.

Mas, para que tudo saia a contento – e, principalmente, para que o trabalhador não ‘entre em parafuso’ ao tentar conciliar as atividades domésticas com as do trabalho formal – é fundamental levar em consideração alguns fatores profissionais, familiares e de respeito à sua saúde emocional.

Quantas vezes, ao trabalhar em casa, perdemos o horário de buscar o filho na escola, esquecemos a panela no fogo, ou entramos pela madrugada para terminar uma atividade? Esses exemplos demonstram que precisamos lembrar de não confundir nossos diferentes papeis sociais, se quisermos cumprir todos com razoável qualidade. Cada coisa tem seu horário, seus momentos de atenção plena, sua dedicação.

Veja a seguir cinco pontos importantes a serem considerados para conseguirmos o melhor na vida pessoal e profissional quando estivermos em home office:

1) Prepare-se para “ir ao trabalho”: lembre-se que, quando dava expediente na empresa, você tinha todo um ritual de preparação para ir trabalhar. Esse ritual ajuda na mudança de papel entre o pessoal e o profissional e nos ajuda a entrar no clima necessário para o trabalho. Isso pode incluir sua higiene pessoal, a escolha do vestuário e até o tempo de mudança de ambiente (o tempo que antes era gasto no deslocamento). Durante a pandemia, tornou-se comum a ideia caricata de trabalhar de pijama e pantufas, mas isso pode ter efeitos nocivos na forma de encararmos o trabalho;

2) Tenha um ambiente preparado para trabalhar: quando trabalhamos com o computador em cima da cama ou em qualquer espaço improvisado, tendemos a não ter a mesma dedicação de quando estamos em ambientes preparados para as atividades laborais. Por mais simples que seja, é importante ter um cantinho próprio e bem preparado para realizar suas tarefas. Procure deixar à mão todo o material que irá precisar, para evitar dispersão;

3) Tenha disciplina, tanto nos momentos de concentração quanto nos de ócio e lazer: é comum mesclarmos de maneira contraproducente as atividades de casa e do trabalho. Largar um relatório inacabado para fazer a lista de compras do supermercado tira o foco do trabalho – mas, da mesma forma, entrar pela madrugada trabalhando ou sacrificar o tempo que seria destinado à família não é nada saudável;

4) “Eduque” as pessoas mais próximas: faça seus amigos e familiares perceberem e respeitarem seus horários de trabalho. Ainda hoje, muita gente não vê como sério o trabalho em home office e acha que a pessoa está livre para passar a tarde toda batendo papo. Delicadamente, demonstre que naquele ambiente e naquele horário, você precisa trabalhar com atenção e dedicação.

5) Por fim, lembre-se de fazer pausas de tempos em tempos: quando damos expediente nas empresas, temos horários de intervalo - o tempo do cafezinho, do banheiro, do cigarro e do bate-papo. Muitas vezes esse tempo é negligenciado quando trabalhamos em home office. Fazer pequenas pausas é fundamental para o cérebro poder se ‘refrigerar’, colocar as ideias em ordem e se preparar para retomar o ritmo em seguida. O Método Pomodoro, por exemplo, é uma boa maneira de se disciplinar para lembrar dos pequenos momentos de descanso. A técnica consiste em gerenciar o tempo – normalmente com o auxílio de um cronômetro, fazendo pausas de 5 minutos a cada 25 minutos de trabalho. A cada quatro séries de 25 minutos, a pausa deve ser um pouco maior, de 15 a 30 minutos.

Tomando-se esses pequenos cuidados, é possível manter o profissionalismo, a produtividade e garantir bons resultados no trabalho remoto, respeitando também o tempo de dedicação às outras áreas da vida, como família, atividades físicas, lazer e espiritualidade. 


*O conteúdo deste artigo foi escrito por terceiros e não expressa necessariamente a opinião da Brain Inteligência Estratégica.

Brain

Receba nossa newsletter