O que você gostaria de acessar?

Brain | Como o brasileiro paga pelos imóveis?

Como o brasileiro paga pelos imóveis?

Brain Inteligência Estratégica
BrainBrain

Como o brasileiro paga pelos imóveis?

Atualizado por último em julho de 2024

Brain
Brain Inteligência Estratégica

Autor

A aquisição de um imóvel é um marco significativo na vida de muitas pessoas, no entanto, também é um processo repleto de decisões importantes. Após achar a casa dos sonhos, é hora de escolher a forma de pagamento que melhor se encaixa nas condições financeiras do comprador.

A pesquisa inédita da Brain, “Perfil de compradores por tipo de aquisição de imóvel: financiamento, consórcio ou leilão”, avaliou quais as características de quem adquire imóveis no Brasil. O estudo foi realizado em abril, com mais de 1.000 pessoas das cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Caruaru, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Londrina, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Tipo de imóveis adquiridos e motivações

Os resultados apontaram que 6% das pessoas compraram imóvel nos últimos 12 meses, sendo 81% deles do tipo residencial. Dos imóveis residenciais, 50% dos empreendimentos comprados são horizontais e 50% são verticais.

Sobre o motivo da compra, considerando os últimos 12 meses, 69% comprou o imóvel para moradia própria ou de familiar. Ao fazermos um recorte por classe, percebemos que a Classe C é a única em que 100% das pessoas adquiriu a moradia própria ou de familiar.

Forma de pagamento

Em relação ao pagamento, 58% das pessoas adquiriram o imóvel à vista, 36% por financiamento bancário, 3% por consórcio e 3% por leilão.

Em uma comparação por faixa etária, os compradores de 21 a 34 anos foram a única faixa que também utilizou o consórcio (3%) e o leilão (3%) como meio de pagamento. No caso das pessoas de 65 a 71 anos, 100% delas compraram o imóvel à vista ou parcelado direto com o proprietário ou construtora.

A análise por faixa etária mostra que os jovens estão mais dispostos a explorar alternativas como consórcios e leilões, enquanto os demais compradores preferem financiamentos, pagamentos diretos ou à vista.

Esses dados destacam as preferências nas abordagens de pagamento e reforçam a necessidade de uma oferta para atender às preferências dos consumidores no setor imobiliário.


Para ter acesso ao relatório completo, baixe a pesquisa no botão abaixo!


Interessado em divulgar estes dados? Entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do e-mail monica.magalhaes@viracomunicacao.com.br ou do WhatsApp (11) 97122-0279.

Brain

Receba nossa newsletter