Atualizado por último em março de 2023
Autor
Geomarketing é a integração entre marketing e inteligência geográfica com a proposta de solucionar questões mercadológicas relacionadas ao contexto geográfico. O geomarketing manipula e gerencia informações, combinando-as com dados espaciais e de negócios para apoiar decisões.
Ampliando recursos do georreferenciamento, o geomarketing minera dados de posicionamento, contatos e outras características dos pontos de interesse. Algoritmos calculam indicadores pela combinação de dados disponíveis como renda, escolaridade, criminalidade, estado civil, faixa etária, entre outros.
O georreferenciamento consiste no mapeamento da superfície terrestre por meio das coordenadas geográficas: latitude, longitude e altitude. As coordenadas são captadas por meio de receptores de GPS (Global Positioning System), presentes em diversos dispositivos, que captam sinais enviados por satélites.
O georreferenciamento é amplamente utilizado por empresas de energia elétrica, saneamento e telecomunicações em processos de expansão, operação e manutenção de redes aéreas e subterrâneas. Empresas de agribusiness utilizam o georreferenciamento para mapeamento e manuseio de seus campos de cultivo. Empresas de transporte, logística e aviação utilizam esses dados para roteamento, monitoramento e navegação.
O geomarketing auxilia na tomada de decisões e na formulação de estratégias. Empreendedores utilizam essa técnica para analisar viabilidade de negócios, potencialidade de mercado, riscos de inadimplência e desempenho de carteira de clientes. Ao se determinar o perfil do cliente potencial, é possível localizá-lo no mapa, por meio de GPS e otimizar, por exemplo, a distribuição das equipes comerciais.
Serve ainda para analisar o mercado, impulsionar a marca, fazer venda direta, avaliar a reputação online e estruturar e-commerce. Outra aplicação do geomarketing são os processos construtivos.
O cliente também ganha com o geomarketing. Ao informar onde se encontra, pode opinar sobre os locais que visita e conseguir descontos e outras vantagens.
Já não há um mundo físico e um virtual. Está tudo unido e vive-se em um mundo local, social e móvel. Os dados se convertem em ferramentas a partir da identificação do que pensa o cliente, o que lhe interessa e isso faz com que as empresas possam vender melhor seus produtos e serviços. Se for essa sua necessidade, consulte a BRAIN – Bureau de Inteligência Corporativa.