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Estudo de mercado: entenda o que influencia o ambiente de negócios

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Estudo de mercado: entenda o que influencia o ambiente de negócios

Atualizado por último em setembro de 2022

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É fundamental, para uma boa gestão, que o empresário, o dirigente empresarial e novos empreendedores conheçam em profundidade o mercado no qual o negócio está inserido e para implementar novos empreendimentos. Afinal, o sucesso da empresa, do projeto, do produto e do novo empreendimento passa por esta etapa, que é constante, de sempre estar buscando informações, dados e análises atualizados para melhor conhecer as características do mercado.

É por isso que são feitos estudos de mercado. Quando bem realizados, esses estudos contribuem com gestores experientes e futuros empreendedores a compreenderem melhor como o mercado se comporta em relação a vários fatores como, por exemplo, o lançamento de um novo produto imobiliário ou uma nova marca. Que fatores poderiam impactar este lançamento ou marca? Os estudos de mercado auxiliam na identificação de oportunidades e ameaças, entre outras vantagens.

Portanto, realizar este estudo é bastante relevante e precisa ser trabalhado por todos aqueles que buscam as melhores oportunidades para o negócio. Por isso, preparamos este artigo numa linguagem bastante acessível para ajudar você a pensar no estudo de mercado do seu negócio.

Neste artigo você encontra:

  • O que é e como se produz um estudo de mercado?
  • Por que é importante realizar estudo de mercado?
  • Iniciando um estudo de mercado 



O que é e como se produz um estudo de mercado?

Os estudos de mercado podem ser desenvolvidos de diferentes maneiras e com base em diferentes fontes, por exemplo, a partir da coleta de informações realizada por meio de pesquisas utilizando-se de abordagem quantitativa e qualitativa ou combinando essas duas possibilidades. Outro caminho para realizar estudos de mercado é a partir de dados que foram gerados por fontes oficiais como, por exemplo, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), entre outros, e ainda através de levantamentos e mapeamentos que são realizados por empresas e que formam uma base de dados.   

De todas as formas, o objetivo sempre é, portanto, a partir dos dados realizar análises e interpretações e assim produzir informações relevantes sobre um determinado segmento de mercado como, por exemplo, os principais concorrentes de um negócio, o perfil do consumidor, tendências, pesquisa de produto, canais mais adequados para distribuição, entre outras verificações que se busca realizar para melhor conhecer o mercado.

Com os dados em mãos é possível realizar uma gestão mais assertiva, com planejamento e execução de ações adequadas ao negócio, tendo como base informações obtidas por meio de estudo. Essa estratégia coloca o projeto, o produto e o empreendimento sejam eles já existentes ou para lançamento futuro muito à frente dos concorrentes.

Por que é importante realizar estudo de mercado?

Com o estudo de mercado é possível fazer um diagnóstico do ambiente no qual o negócio está inserido ou pretende se colocar, identificando situações e incertezas que permeiam o ambiente, ou ainda possíveis “dores” de uma empresa, e com base no levantamento, no tratamento e na análise dos dados a tomada de decisão empresarial estará pautada em informações fundamentadas. Portanto, o estudo de mercado fornece subsídios importantes para que dirigentes empresariais tomem suas decisões de maneira mais assertiva. 

Iniciando um estudo de mercado 

Um estudo de mercado consistente e qualificado deve levar em conta alguns tópicos no processo de elaboração. Sempre lembrando, conforme apresentado anteriormente, que eles podem trabalhar com fontes de dados de diferentes origens, ou seja, através de uma pesquisa, fontes oficiais que geram os dados e ainda outras bases que já existem na empresa. Trazemos a seguir alguns tópicos que são importantes pensar ao fazer um planejamento.

  • Objetivo: o que se está buscando com este estudo? lançar um novo produto, identificar novas oportunidades de negócio. É preciso nesta etapa definir bem o objetivo do estudo.
  • Público-alvo: quem é o público que se pretende estudar, onde ele mora, como ele vive, do que ele gosta, quais são as suas preferências, com a definição do público é possível criar uma persona ou personas do negócio.
  • Análise de concorrência: quem são os concorrentes do projeto/produto e como eles se posicionam no mercado.
  • Metodologia/técnicas: se refere ao tipo de coleta de dados que será utilizada para trabalhar o estudo, por exemplo, entrevistas, questionários, grupos focais, dados de fontes oficiais, mapeamentos e base de dados já existentes na empresa.
  • Análise: momento de transformar as informações em dados e esses em capital de valor que subsidiará a tomada de decisão. 


O objetivo deste artigo foi traduzir o conceito de estudo de mercado, explicando de maneira simples o que é e para que serve. Em resumo, ele é uma importante ferramenta de gestão que possibilita aos dirigentes empresariais e futuros empreendedores um maior conhecimento e reconhecimento acerca das características do mercado em que a empresa se encontra ou pretende se inserir. A Brain Inteligência Estratégica desenvolve este trabalho de maneira personalizada para atender ao seu negócio. Clique aqui para entrar em contato com nossos consultores

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