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Brain | O papel do georreferenciamento no mercado imobiliário

O papel do georreferenciamento no mercado imobiliário

Brain Inteligência Estratégica
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O papel do georreferenciamento no mercado imobiliário

Atualizado por último em outubro de 2022

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Você já deve ter ouvido falar em georreferenciamento ou georreferenciação, ambos os termos têm o mesmo significado. Hoje em dia, a maior parte dos espaços físicos tem sua localização definida dentro de um sistema de referência. Para esta constatação basta uma rápida pesquisa em sites e aplicativos de buscas que se utilizam do georreferenciamento para você localizar o endereço que procura e lá poderá verificar a imagem do local, do imóvel e da região. Isso é possível devido ao georreferenciamento que pode ser traduzido conceitualmente da seguinte forma: técnica utilizada para localizar com precisão, dentro de uma determinada área geográfica, imóveis, terrenos, lotes e loteamentos. Além de definir a localização exata, o georreferenciamento torna conhecidas as características dos imóveis e das áreas como, por exemplo, tamanho, dimensão, entre outros aspectos. Esta técnica é utilizada tanto em áreas rurais quanto urbanas.


O que é e para que serve o georreferenciamento?

A ideia de georreferenciamento vem se tornando cada vez mais conhecida das pessoas, considerando que imóveis e áreas como terrenos, loteamentos e lotes precisam ter sua localização identificada no espaço, seus limites e divisas, gerando sobre eles informações e possibilidades de busca de maneira remota, sem a necessidade de se deslocar até o local.

Em áreas rurais, a utilização do georreferenciamento das propriedades é bastante comum e obrigatória devido à regulamentação governamental. No que se refere a espaços urbanos, o georreferenciamento também é bastante utilizado para mapear e identificar diferentes áreas e imóveis, públicos e privados, além de ser obrigatório. Portanto, georreferenciar é justamente localizar qualquer tipo de imóvel, com suas características, formas e dimensões num determinado ambiente geográfico, identificando-o em relação ao globo terrestre.

Entre as utilidades do georreferenciamento podemos dizer que ao georreferenciar um imóvel ou um terreno disponibilizamos para um número ilimitado de interessados mais informações sobre o empreendimento, sobre o espaço.

Por meio do georreferenciamento é possível também obter dados e informações sobre a área de abrangência onde está localizado o imóvel ou terreno. Nesta linha, consideramos o aspecto da segurança importante para quem gosta de acompanhar mais de perto o que acontece, sobretudo, no entorno do imóvel.

O aspecto do monitoramento se estende, inclusive, para vários tipos de situações que podem acometer a região onde o imóvel ou terreno estão localizados como, por exemplo, questões relacionadas ao clima e outros eventos que possam ocorrer. 



Georreferenciamento urbano

O georreferenciamento de empreendimentos localizados em áreas urbanas (imóvel, terreno, loteamento) tem a finalidade de levantar os dados relativos aos imóveis. O procedimento leva à localização exata dos empreendimentos, assim como sua dimensão e formato. Este trabalho é realizado em relação aos empreendimentos que já existem num dado local e também no que se refere a empreendimentos que ainda estão em fase de projeto e deverão ser licenciados para serem construídos nas áreas urbanas. O georreferenciamento deve seguir algumas leis e normas técnicas que regulamentam o trabalho.

 

O georreferenciamento é obrigatório?

O georreferenciamento dos empreendimentos é obrigatório, sendo necessário para que os órgãos públicos municipais, estaduais e federais concedam as licenças. 


Como é feito o georreferenciamento de imóveis?

O trabalho de georreferenciamento pode ser realizado de diferentes formas. Neste artigo, vamos explicar o processo levando em conta o georreferenciamento de imóveis, terrenos, lotes e loteamentos localizados em áreas urbanas. O trabalho é realizado com o levantamento das informações do imóvel ou área que se quer georreferenciar; são dados de natureza física, por exemplo, dimensão, características do imóvel ou área e informações de ordem geográfica, por exemplo, o local onde este imóvel, terreno, entre outros estão localizados. O trabalho de georreferenciamento é realizado por meio de método topográfico para tornar as coordenadas geográficas do imóvel – suas características e localização – conhecidas dentro de um perímetro. O trabalho pode ser realizado com uso de drones, GPS e também imagens obtidas de satélites e mapas.


Quem pode fazer o georreferenciamento?

O georreferenciamento só pode ser realizado por profissional habilitado, com formação e registro nos órgãos de classe: Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA). Há algumas profissões que a formação do profissional já o habilita a realizar o trabalho como Arquitetura, Geologia e algumas Engenharias. No caso de o profissional não ter essas formações é possível realizar cursos que o habilitem para o trabalho. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) também é um órgão que credencia profissionais a realizar o trabalho de georreferenciamento.


Qual a importância do georreferenciamento no mercado imobiliário?

O georreferenciamento, como comentado neste artigo, é o ponto de partida e faz parte do projeto de qualquer empreendimento imobiliário. Não é possível executar um projeto sem que o georreferenciamento tenha sido realizado para a construção do empreendimento na área urbana.

Nesse sentido, o georreferenciamento no segmento imobiliário é importante porque forma um conjunto de informações sobre o empreendimento as quais servirão à gestão pública para implementação de políticas de organização dos espaços urbanos.

Para os desenvolvedores do segmento imobiliário – incorporadores e construtores – que precisam de informações qualificadas sobre a área na qual pretendem desenvolver um novo projeto, o georreferenciamento constrói inteligência estratégica de mercado para este empreendedor.

Inteligência que possibilita ao empresário do setor tomar decisões mais assertivas em diferentes fases da gestão do negócio, começando pela escolha do terreno, no planejamento do empreendimento, no desenvolvimento do produto, na análise de concorrência, entre outras. Portanto, além de informações técnicas sobre o espaço e o empreendimento que será construído (área, dimensão, tamanho, entre outras) serve também como ferramenta de gestão, pois contribui na elaboração de informações mercadológicas como características da área onde será construído o empreendimento e o desenvolvimento do próprio produto imobiliário.

Até aqui explicamos o que é o georreferenciamento e suas funcionalidades, falamos também sobre como fazer e o profissional que pode realizar o georreferenciamento, além da sua importância para o mercado imobiliário, inclusive do ponto de vista da gestão. É importante dizer que a Brain não realiza o trabalho técnico de georreferenciamento rural e urbano, mas utiliza várias informações provenientes dele para fornecer aos empresários inteligência estratégica por meio da plataforma de georreferenciamento imobiliário mais qualificada do país.


Conheça o GeoBrain: a plataforma de georreferenciamento imobiliário mais qualificada do país

O GeoBrain é uma base digital que concentra dados, informações, análises e mapas sobre todos os tipos de empreendimentos imobiliários que estão localizados em áreas urbanas, de várias cidades e regiões do Brasil. Portanto, é uma ferramenta que fornece um panorama completo e qualificado sobre o mercado imobiliário. A plataforma foi desenvolvida pela Brain Inteligência Estratégica, empresa que está há quase duas décadas no mercado nacional, entregando conhecimento estratégico a seus clientes.

Para construir dados qualificados e inteligência de mercado, o GeoBrain possui uma base de dados bastante robusta e que é atualizada periodicamente. Os dados são construídos diretamente com parceiros (incorporadores, construtores e imobiliárias), portanto fontes extremamente qualificadas e seguras, além de uma equipe própria da Brain dedicada exclusivamente à coleta de dados diários.


Funcionalidades e ferramenta estratégica

São várias as funcionalidades do GeoBrain, a ferramenta traz informações úteis para diversos momentos da jornada do incorporador imobiliário, como dados de preços, estoques, tipologias, concorrentes, áreas de influência e muito mais. Esses dados são fundamentais, por exemplo, às empresas do segmento imobiliário que estão planejando lançar novos produtos. São dados que podem influenciar diretamente na tomada de decisão.

O GeoBrain é, portanto, uma ferramenta bastante útil ao empresário para: 1) planejar, desenvolver e lançar novos produtos; 2) buscar e negociar terrenos; 3) realizar análise de concorrência recorrente ou pontual; 4) explorar a própria região ou buscar novos mercados. São informações que orientarão, por exemplo, na aquisição de um terreno para o desenvolvimento do produto imobiliário; o tipo de empreendimento mais adequado à região – produto econômico, médio ou alto padrão –; concorrentes; preço, entre outras informações que podem ser obtidas por meio do GeoBrain. Esses dados qualificados geram inteligência estratégica, contribuindo com o desenvolvimento do mercado imobiliário.

A ferramenta, que pode ser acessada online, é simples e intuitiva. Com um clique é possível acessar um terreno e desenhar uma zona de influência e com isso verificar no mapa todos os empreendimentos que podem ser considerados seus concorrentes. Mas não basta apenas visualizar o mapa, o GeoBrain é mais completo e traz ainda uma análise detalhada sobre a área de influência selecionada e assim fica mais fácil entender as características da região como, por exemplo, se é viável o investimento e em qual tipo de empreendimento. Outras funcionalidades do GeoBrain são:

  • Base histórica: nesta base ficam armazenados dados sobre diversos empreendimentos imobiliários e você pode acessar quando e onde quiser, tendo na palma da sua mão dados de lançamentos, vendas e especificações dos produtos.
  • Interatividade: a ferramenta é interativa e atualizada com frequência, trazendo novos dados sobre os empreendimentos, inclusive as atualizações ocorrem de maneira retroativa se mudanças forem identificadas, complementos necessários e ajustes na base. Ao utilizar a plataforma, você mesmo pode propor inclusões e sugerir alterações.
  • Relatórios: além de visualizar na própria plataforma, você pode personalizar suas análises e exportar os arquivos em Excel e PDF.



Caso deseje uma demonstração gratuita da plataforma, entre em contato conosco aqui.

Para conhecer mais detalhes do GeoBrain ouça também o podcast GeoBrain: a ferramenta de georreferenciamento mais completa do mercado imobiliário que apresenta informações exclusivas sobre a plataforma. Outros dados sobre nossos serviços podem ser consultados também no site e no App Brain que pode ser baixado na sua loja de aplicativo Apple Store e Play Store

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