Atualizado por último em agosto de 2025
Autor
Neste ano, conduzimos uma pesquisa nacional abrangente sobre os hábitos de consumo no Brasil, revelando insights valiosos sobre os padrões de comportamento relacionados a alimentação, bebidas alcoólicas, refeições fora de casa e tendências de mercado. Os dados obtidos são valiosos para orientar o mercado varejista e imobiliário contribuir com a criação de estratégias mais assertivas para o desenvolvimento e comercialização de produtos.
Essa pesquisa foi realizada pelo Brain Behavior – nosso núcleo de pesquisas comportamentais, que tem como principais objetivos a compreensão das emoções, dos hábitos e dos comportamentos humanos, das principais tendências de mercado e das interações entre pessoas e empresas.
Confira abaixo alguns destaques deste relatório:
● Comer fora de casa é uma rotina semanal para mais de 60% dos brasileiros. Esse percentual diminui conforme aumenta a faixa etária. Enquanto a Geração Z consome carne todos os dias (65%), apenas os Baby Boomers acompanham essa frequência (34%).
● Os hábitos de consumo de bebidas alcoólicas no Brasil são polarizados: aproximadamente 35% da população afirma nunca consumir álcool, enquanto 32% relatam consumo ao menos uma vez por semana. Ou seja, um terço dos respondentes se declara abstêmio, enquanto outro terço consome bebidas alcoólicas semanalmente.
● Apesar da preferência nacional pela cerveja ser um ponto comum entre todas as gerações, os gostos variam quando se trata de outras bebidas alcoólicas: os Baby Boomers demonstram maior apreço pelo vinho (26%), enquanto a Geração Z se destaca no consumo de destilados (27%).
● Os indivíduos que se exercitam regularmente, demonstram maior abertura ao consumo de proteínas alternativas. Dados apontam que 26% deles consomem ou já consumiram esses produtos, em comparação com 19% dos não praticantes. •
● O consumo de carne diminui com a idade. Enquanto 65% da Geração Z consome carne todos os dias, apenas 34% dos Baby Boomers mantêm essa frequência — indicando dietas menos baseadas em carne conforme o avanço da idade. A região Sul se destaca, com 63% dos respondentes afirmando consumir carne diariamente.
Quer entender melhor o comportamento do consumidor brasileiro? Baixe o relatório completo e descubra as principais tendências reveladas pela pesquisa!