O que você gostaria de acessar?

Brain | Hábitos esportivos & Comportamento de compra

Hábitos esportivos & Comportamento de compra

Brain Inteligência Estratégica
BrainBrain

Hábitos esportivos & Comportamento de compra

Atualizado por último em fevereiro de 2024

Brain
Brain Inteligência Estratégica

Autor

O Brain Behavior, núcleo de pesquisas da Brain Inteligência Estratégica, realizou um levantamento sobre os hábitos esportivos e comportamento de compra. Essa pesquisa, de teor quantitativo, foi realizada em todo o território nacional, com mais de 1.200 entrevistados.

Uma das descobertas significativas foi que 37% dos brasileiros afirmaram praticar regularmente alguma atividade física no último ano. A academia desponta como a opção mais popular, seguida pelo futebol e pela caminhada. Surpreendentemente, a geração Z se destaca como a mais ativa, com 46% dos entrevistados praticando esportes regularmente, com ênfase em academia, futebol e corrida.

Por outro lado, entre aqueles que não praticam atividades físicas, a falta de tempo foi apontada como o principal obstáculo (66%), seguida pela falta de interesse (25%) e falta de motivação (15%). Quanto à escolha do local para a prática esportiva, a proximidade de casa foi o critério mais importante (64%), seguido pela motivação social de frequentar locais onde amigos também praticam esportes (27%) e pela proximidade do trabalho (22%).

Em termos de investimento, os brasileiros gastam em média R$ 149 mensais em infraestrutura para a prática esportiva, incluindo mensalidades, treinadores e instalações. A geração dos baby boomers lidera em gastos com infraestrutura, desembolsando em média R$ 170 por mês, enquanto a região Sudeste apresenta a maior média regional, atingindo R$ 193. Curiosamente, a natação é o esporte com os maiores gastos de infraestrutura, totalizando R$ 364 mensais.

Quanto aos equipamentos esportivos, o gasto médio mensal é de R$ 151, com destaque para a geração X, que investe em média R$ 203 mensais. A região Sul lidera nesse aspecto, com uma média de R$ 185 mensais. Mais uma vez, a natação se destaca como o esporte com os maiores gastos em equipamentos, alcançando R$ 355 mensais.

No que diz respeito aos canais de compra preferidos, as lojas online e os marketplaces se destacam, com 35% de preferência, seguidos pelas lojas de rua (32%) e pelos shopping centers (30%). A geração Z lidera as compras online, representando 45% das preferências, enquanto a geração X é a mais presente nos shoppings, com 39% das escolhas. As lojas mais citadas foram a Centauro (39%), seguida pela Decathlon (8%) e Netshoes (8%).

Esses e muitos outros insights estão disponíveis no e-book abaixo. Acesse agora mesmo e tenha uma visão abrangente dos hábitos e tendências na prática de esportes ao longo das diferentes gerações.

Brain

Receba nossa newsletter