Atualizado por último em novembro de 2022
Especialista em Comunicação
Nos dias 9 e 10 de novembro, aconteceu em São Paulo a 13ª edição do Brazil GRI. O evento teve painel de abertura e de encerramento e mais 17 mesas temáticas de discussões simultâneas. Esta intensa programação reuniu nomes de referência do mercado imobiliário para debater as principais pautas do setor e falar sobre as tendências para o ano de 2023.
A Brain Inteligência Estratégica esteve representada na programação pelo sócio e CEO, Fábio Tadeu Araújo; pelos sócios consultores Guilherme Werner e Marcelo Gonçalves; e pelo head de São Paulo, Hamilton de França Leite Júnior. Além de estar na programação, a Brain foi parceira e patrocinadora do Brazil GRI 2022, que foi também patrocinado pela LOT Consult, empresa do grupo Brain para a área de consultoria em soluções financeiras e de crédito para o mercado de imobiliário.
Dos 17 debates simultâneos, com renomados nomes do setor, a Brain esteve presente em quatro deles. No dia 9, às 16h, Guilherme Werner foi o moderador do painel Residencial Econômico que debateu, entre outros tópicos, o cenário político, os programas sociais, o crédito imobiliário e os novos lançamentos para este segmento de mercado.
No dia 10, a Brain esteve em outras três programações do evento. Começando às 10h, o sócio e CEO Fábio Tadeu Araújo moderou o painel Cenário macro e perspectivas para o real estate em 2023 que agendou, entre outros assuntos, o olhar do investidor sobre o cenário atual do país e as oportunidades do real estate. Em seguida, às 11h30, Araújo participou do painel Residencial que colocou em debate as perspectivas para o segmento no período pós-eleitoral, como ficará o mercado de médio e de alto padrão, além do modelo microapartamento.
A participação da Brain na programação contou ainda com o sócio consultor, Marcelo Gonçalves, que às 15h30 moderou o painel Loteamentos & comunidades planejadas. Na agenda, entre outros tópicos: funding, regiões do país que deverão ter maior demanda por loteamentos, e tendências e novos hábitos de consumo.
Gonçalves comentou sobre a realização do Brazil GRI enfatizando a importância do evento, especialmente por acontecer no modelo presencial e agendar importantes temas do setor imobiliário. “Foi um grande evento que voltou a ser presencial, importante para networking e com temática bastante forte relacionada a fundos de investimento e principais tendências para 2023”, disse.
O sócio da Brain destacou ainda a programação de abertura cujo tema foi o Novo ciclo político e econômico do país que teve as participações do ex-presidente do Banco Central do Brasil e sócio-fundador da Rio Bravo Investimentos, Gustavo Franco, e do cientista político e membro do grupo de análise internacional da Universidade de Paulo (USP), Christian Lohbauer. “Foi possível ter um overview sobre os próximos passos do novo governo que iniciará o mandato em janeiro e algumas inferências que deverão acontecer”, comentou Gonçalves.
Sobre sua participação no painel “Loteamentos & comunidades planejadas” Gonçalves disse que os debates foram muito importantes, construtivos e esclarecedores para atualizar o público envolvido com este segmento. Entre os diversos assuntos trazidos no painel estava a nova legislação para este mercado que foi divulgada há cerca de 90 dias.