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Brain | Intenção de compra de imóveis do 4TRI23

Intenção de compra de imóveis do 4TRI23

Brain Inteligência Estratégica
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Intenção de compra de imóveis do 4TRI23

Atualizado por último em fevereiro de 2024

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No dinâmico cenário imobiliário, compreender o público-alvo é fundamental para o sucesso de um empreendimento. O Brain Behavior, nosso núcleo de pesquisas comportamentais, desempenha um papel crucial nesse contexto. Em novembro/23, o núcleo realizou uma pesquisa em âmbito nacional, para compreender a intenção de compra e o imóvel de desejo da população. A pesquisa revelou insights valiosos sobre o panorama atual no Brasil.

Ao contrastar as distintas regiões do país, identificamos que a intenção de compra se mantém relativamente uniforme, culminando na média nacional de 37%. Destaca-se, contudo, que o maior índice se encontra na região Centro-oeste, onde 41% dos residentes manifestam o anseio de adquirir uma propriedade nos próximos 2 anos. Em contrapartida, a região Sudeste apresenta a menor inclinação, com apenas 34% dos habitantes contemplando a possibilidade de compra de um imóvel.



Uma motivação proeminente para a intenção de compra é a vontade de parar de pagar aluguel, destacada por 38% dos entrevistados. Em segundo lugar, 15% manifestam o desejo de sair da casa dos pais ou viver de maneira independente.

A análise por faixa etária revela diferentes motivações. A Geração Z, com idades entre 21 e 26 anos, destaca-se com 46% de intenção de compra. Suas principais razões incluem a busca por um novo imóvel de transição, visando parar de pagar aluguel, sair da casa dos pais ou motivos de casamento. Já na Geração X (43 a 58 anos), há 40% indicando que planejam comprar um imóvel nos próximos 24 meses. Por outro lado, os Baby Boomers (59 a 77 anos) estão menos propensos a comprar, com 79% afirmando que não planejam adquirir uma nova propriedade nos próximos 2 anos; e os que desejam adquirir, estão mais interessados em upgrades, como moradias com mais benefícios, mais novas ou em diferentes localidades.



Quando analisamos a renda dos entrevistados, aqueles com renda acima de R$ 15.000 destacam-se com a maior intenção de compra, atingindo 40%. Em contraste, a faixa de renda entre R$ 5.000,01 e R$ 10.000 apresenta a menor intenção, registrando 33%. As preferências de imóveis variam de acordo com a renda, com apartamentos sendo mais desejados por aqueles com renda superior a R$ 15.000, enquanto casas em ruas são preferidas pelos que têm renda entre R$ 5.000,01 e R$ 10.000.



Esses e outros dados estão disponíveis no material abaixo. Acesse e encontre insights valiosos, para obter sucesso nos seus lançamentos imobiliários.

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