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Brain | Montanhas, planaltos e platôs de aprendizagem

Montanhas, planaltos e platôs de aprendizagem

Andressa Bergamo
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Montanhas, planaltos e platôs de aprendizagem

Atualizado por último em abril de 2023

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Andressa Bergamo

Sócia & Gestora de Comunicação da Brain

Se você já iniciou um curso e não o concluiu, você não está sozinho. A taxa de evasão de cursos no país, em especial na modalidade online, costuma ser bastante alta. Não ter tempo para continuar. Não progredir na velocidade que esperava. Perder o interesse. Esses são apenas alguns dos motivos que fazem as pessoas desistirem de algo que começaram. E quanto mais complexa a habilidade a ser desenvolvida, maior a chance disso acontecer. Afinal, não apenas o percurso é mais longo, mas também há mais momentos em que a evolução não é tão visível. Durante uma longa jornada de aprendizado, há diversos momentos que nos sentimos estagnados, e são neles que muitas pessoas desistem do processo.

Antes de continuarmos falando sobre educação, quero te convidar a imaginar o seguinte. Você está escalando uma montanha, dedicando-se ao máximo na escalada para que possa, ao final, desfrutar de uma bela vista. De repente, durante sua escalada, mas ainda longe do topo, você se depara com um planalto. Para poder continuar sua subida, você precisará atravessá-lo. Você desanimaria neste momento? Pode ser que sim. Pode ser que andar em linha reta e não ver o progresso na subida te deixe frustrado. Pode ser também que você encare isso de forma positiva, e enxergue este como o momento ideal para recuperar o fôlego, organizar seus itens, planos e pensamentos, para, em seguida, encarar a próxima subida.

No processo de aprendizagem isso não é diferente. Nos deparamos constantemente com planaltos ao longo da montanha. É isso mesmo. O desenvolvimento de uma nova competência ou habilidade não é representado por uma curva gradual e constante. O aprendizado é composto por picos seguidos por platôs, como você pode ver na imagem abaixo.

Os picos são como saltos de desenvolvimento, onde somos capazes de visualizar o progresso que fizemos. São momentos em que conseguimos perceber e aplicar os conhecimentos que adquirimos até ali e nos sentimos recompensados pelo nosso esforço. Já durante os platôs, não percebemos grandes mudanças. Sentimos que não estamos evoluindo. E é aí que está o risco. Essa sensação de estagnação pode nos fazer desistir de continuar seguindo em frente, rumo a próxima subida. Mas agora você sabe que isso é uma parte natural do processo de aprendizagem, e que não é motivo para desistir.

Vale lembrar que nesses momentos, mais do que em qualquer outro, o seu maior aliado para continuar é a disciplina. É o compromisso em fazer aquilo que você se dispôs a fazer, mesmo quando essa não for a escolha mais prazerosa. Nem sempre estaremos motivados durante o processo, mas a disciplina nos permite seguir em frente.

E de tempos em tempos, sempre que se sentir estagnado no desenvolvimento de uma nova habilidade, reflita sobre como o platô que você está enfrentando agora está em um patamar mais elevado do que o platô anterior. Afinal, você já passou por alguns picos de aprendizado. Aproveite esse momento para respirar fundo, visualizar o seu objetivo, e se preparar para a próxima subida, que o deixará mais próximo de onde você quer chegar. Com bastante disciplina, quando você menos esperar, estará disfrutando a vista lá do cume.


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