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Brain | Netiqueta: como se comportar no mundo digital?

Netiqueta: como se comportar no mundo digital?

Adriane Werner
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Netiqueta: como se comportar no mundo digital?

Você já deve ter ouvido falar que mensagens escritas em LETRAS MAIÚSCULAS ou negrito passam a impressão de que o emissor está gritando. Mas já pensou que os emojis, figurinhas e até a pontuação também ajudam a definir o tom da sua mensagem?

Provavelmente você já escreveu algo que poderia soar como agressivo e, para amenizar, acrescentou um emoji de sorriso ou um "hehehe" ao final da mensagem. Todo esse conjunto de novos comportamentos estão no campo da "netiqueta", ou seja, a etiqueta que devemos ter ao usar a Internet, seja em e-mails, redes sociais ou ferramentas de conversas.

Preparamos aqui algumas dicas rápidas para ajudar você a evitar constrangimento no uso das novas tecnologias (já não tão novas assim):

Mensagens escritas:

O descuido crescente em relação às regras gramaticais e ortografia tem provocado cada vez mais mal-entendidos. A pontuação errada ou a falta dela podem alterar completamente o sentido do que se quer transmitir. Erros de concordância ou ortografia arranham a imagem profissional de que escreveu. Se você costuma abreviar palavras, certifique-se de que elas ficaram compreensíveis. Só use gírias e modismos se a conversa for com alguém íntimo. Além disso, tome cuidado com o corretor automático! Ele nos prega peças que podem ser engraçadas, constrangedoras ou mesmo catastróficas. Sempre que possível, releia sua mensagem antes de enviá-la.

Mensagens em áudio:

Os áudios devem ser curtos. Capriche na pronúncia das palavras. Evite falar em ambientes muito barulhentos. Fale forte o suficiente para ser ouvido, sem gritar ou sussurrar.

Emojis e figurinhas:

É importante medir o grau de formalidade de cada situação e a intimidade que você tem com cada interlocutor. Evite mandar figurinhas engraçadinhas se a pessoa não for do seu convívio. Lembre-se que cada pessoa interpreta os emojis e figurinhas de um jeito. Algo que seja ingênuo pra você pode ser invasivo ou soar malicioso pra quem recebe a mensagem.

Vídeos:

Ao abrir um vídeo em lugar público, cuide para que o volume não esteja muito forte. O ideal é abri-lo sem volume e, em seguida, ajustar para poder ouvir. Inclusive, isso evita grandes constrangimentos no caso de vídeos com piadas.

Horários:

Mesmo que tenhamos a possibilidade de silenciar as notificações, é importante atentarmos para o horário em que pretendemos enviar uma mensagem. Para conversas profissionais, procure respeitar o horário de trabalho, a não ser em casos de emergência. Se você mandar uma mensagem a um liderado no sábado à noite, por exemplo, (mesmo que você diga algo como "não precisa responder agora, é só pra não esquecer"), pode criar nele um sentimento de estresse e ansiedade. Portanto, se não for algo realmente urgente, deixe para encaminhar no horário de expediente.

 

Os temas ligados à etiqueta profissional e netiqueta são intermináveis, por isso sempre estarão em nossa pauta por aqui. Se você tem alguma dúvida ou curiosidade a respeito, se quiser contar uma história pessoal sobre esses assuntos, entre em contato, sugira novas abordagens e vamos refletir juntos sobre essas questões tão importantes do nosso dia a dia.

 

Adriane Werner é jornalista e escreve nesse espaço sobre Comunicação Pessoal e Etiqueta Profissional.


*O conteúdo deste artigo foi escrito por terceiros e não expressa necessariamente a opinião da Brain Inteligência Estratégica.

Atualizado por último em maio de 2023

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