O que você gostaria de acessar?

Brain | Nordeste é a região com maior intenção de compra de imóveis

Nordeste é a região com maior intenção de compra de imóveis

Brain Inteligência Estratégica
BrainBrain

Nordeste é a região com maior intenção de compra de imóveis

Atualizado por último em junho de 2022

Brain
Brain Inteligência Estratégica

Autor

Webinar realizado na manha desta quarta-feira mostra os rumos do crescimento do mercado imobiliário na região

“Os desafios do mercado imobiliário na região Nordeste” foi o tema do webinar realizado na manhã desta quarta-feira (1º junho) numa parceria entre Brain Inteligência Estratégica e Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC). O mote do evento foi debater o cenário atual do mercado imobiliário nesta região brasileira e as expectativas daqui para o final do ano. Os dados e análises apresentados decorrem de uma pesquisa nacional inédita sobre intenção de compra produzida agora no mês de maio, resultado também da parceria entre Brain e ABRAINC. 

O evento teve ainda pautas como evolução do emprego, crédito imobiliário, entre outros assuntos, os quais foram debatidos pelos convidados Luiz Antonio França, presidente da ABRAINC; Renato Lomonaco, diretor na mesma Associação; Diego Villar, CEO da Moura Dubeux; João Fiuza, diretor da Diagonal Engenharia; Kleiber Fontes, CFO da Canopus Construções; e Paulo Nunes, presidente da Jotanunes Construtora. Na mediação, Fábio Tadeu Araújo, CEO da Brain.  

De acordo com a pesquisa, o Nordeste é a região brasileira que despontou com a maior intenção de compra de imóveis, chegando ao patamar de 40%. Comparando com os dados nacionais, a região é a que tem intenção de compra mais elevada. Deste universo, 9% dos entrevistados estão pesquisando ativamente para comprar um imóvel, seja visitando stands de venda e imóveis físicos ou buscas pela internet. 

Os resultados do Nordeste sinalizam para o bom desempenho do mercado imobiliário da região e também o nacional até aqui, conforme comentou o CEO da Brain. A despeito de situações que moldam um cenário desafiador como “taxa de juros, inflação, custos e burocracias, devemos ter mais um ano positivo no mercado”, é como analisou Araújo. 


O potencial da região Nordeste


O mercado imobiliário na região vem se mostrando otimista e isso fica demonstrado na pesquisa, mesmo diante de um contexto desafiador. A leitura positiva para a região está presente nas análises dos especialistas. 

Segundo o presidente da ABRAINC, “a região Nordeste tem significativa relevância para a economia do país e para o desenvolvimento e crescimento ainda maior do mercado imobiliário, que é um mercado com muita força e pujança”, comentou França. 

O CEO da Moura Dubeux considera que o mercado imobiliário da região se mantém positivo porque há uma combinação de fatores estimulando o seu desenvolvimento. “O estoque baixo na região combinado com a intenção de compra é o que tem sustentado o mercado, e os imóveis de segunda moradia têm forte contribuição neste cenário. Essas combinações têm levado as empresas da região a vender”, analisou Villar.

De acordo com Fontes, “o cenário atual é o esperado, as vendas continuarão a acontecer, temos demanda para isso, temos de continuar lançando”, comentou o CFO da Canopus Construções.

O diretor da Diagonal Engenharia segue também a linha de análise que vê grande potencial no mercado imobiliário da região e aposta em eficiência operacional para o crescimento. “Temos espaço para crescer no Nordeste, precisamos buscar ainda mais eficiência operacional, isso se tornará um diferencial competitivo no mercado”, analisou Fiuza. 

Segundo Paulo Nunes, presidente da Jotanunes Construtora, as novas medidas do governo federal em relação ao mercado estimularão a intenção de compra. “O governo melhorando o subsídio começa então a criar e a aumentar o otimismo do mercado”, disse Nunes. Para ter otimismo, o consumidor precisa confiar no País.  

De acordo com Lomonaco, economista e diretor da ABRAINC, “os novos subsídios do governo federal para o Programa Casa Verde e Amarela vão melhorar bastante este segmento na região”, disse.  


Para conhecer com mais detalhes esses e outros dados da pesquisa sobre o mercado imobiliário na região Nordeste e acompanhar a análise dos especialistas, acesse o YouTube da Brain Inteligência Estratégica, inscreva-se e baixe nossos conteúdos. 

Brain

Receba nossa newsletter