Atualizado por último em agosto de 2024
Autor
Você sabia que 30% dos brasileiros já precisaram fazer reparos em suas residências decorrente de fenômenos climáticos? As mudanças climáticas são um problema atual e têm influência em diversas áreas, principalmente nas moradias.
A pesquisa inédita da Brain, buscou analisar quais as consequências das mudanças climáticas nas residências dos brasileiros. O estudo quantitativo foi aplicado em maio, com 1.200 pessoas de todo o país.
Reparos residenciais
Dos principais consertos e manutenções realizadas, 17% das pessoas realizaram reparos ou reforços no telhado, 11% instalaram sistema de climatização, 7% realizaram melhorias nos sistemas de drenagem e 5% instalaram geradores de energia.
Segurança
Sobre segurança dos imóveis, 44% avaliam sua residência como muito segura, 41% consideram moderadamente segura, 10% acham pouco segura e 2% nada segura, os outros 3% não souberam avaliar. 74% das pessoas relataram não ter um plano de adaptação para tornar a residência mais segura.
Escolha de novas residências
Na escolha de um novo imóvel, 49% das pessoas considerariam fatores ambientais e fenômenos climáticos na escolha de um novo imóvel. As características mais procuradas em um novo imóvel são: proximidade a áreas verdes (61%), sistemas de reaproveitamento da água (29%), sistema de climatização do edifício (26%), eficiência energética (23%) e sistemas de reciclagem e gestão de resíduos (23%).
As mudanças climáticas estão gerando um impacto significativo nas residências, resultando no aumento da necessidade de reparos e adaptações. Isso faz com que os consumidores comecem a refletir sobre a possibilidade de buscar mais proteção e segurança nos imóveis.
Para ter acesso ao relatório completo, baixe a pesquisa no botão abaixo!
Interessado em divulgar estes dados? Entre em contato com nossa assessoria de imprensa através do e-mail monica.magalhaes@viracomunicacao.com.br ou do WhatsApp (11) 97122-0279.