O que você gostaria de acessar?

Brain | O impacto dos influenciadores digitais nas decisões de compra

O impacto dos influenciadores digitais nas decisões de compra

Brain Inteligência Estratégica
BrainBrain

O impacto dos influenciadores digitais nas decisões de compra

Atualizado por último em setembro de 2025

Brain
Brain Inteligência Estratégica

Autor

Neste ano, conduzimos uma pesquisa nacional sobre o consumo de conteúdos digitais no Brasil, com foco no papel dos influenciadores e seu impacto nas decisões de compra. O estudo revelou insights valiosos sobre os hábitos de uso das plataformas, as diferenças entre gerações e as preferências de formatos de conteúdo. Os dados obtidos são fundamentais para que marcas e empresas desenvolvam estratégias mais assertivas de comunicação e conexão com seus consumidores.

Com base nesse cenário, o Brain Behavior – nosso núcleo de pesquisas comportamentais – desenvolveu uma pesquisa nacional para analisar de que forma os brasileiros consomem conteúdos digitais e como os influenciadores impactam sua relação com as marcas e suas decisões de compra.

  • 59% dos entrevistados utilizam o Instagram como principal plataforma para entretenimento e informação. Esse percentual sobe para 76% quando consideradas todas as plataformas.
  • Entre as gerações mais velhas, o WhatsApp ganha maior relevância. Facebook e YouTube também aparecem como redes sociais de destaque nesse público.
  • O tempo diário de consumo de conteúdos digitais é significativamente maior entre os jovens: o percentual de pessoas com mais de 6 horas diárias de tela é 10 vezes maior na Geração Z do que entre os Baby Boomers.
  • 66% dos brasileiros preferem vídeos curtos, que se consolidam como o formato de conteúdo favorito atualmente.

Quer entender de que forma os influenciadores digitais moldam os hábitos de consumo e quais fatores mais pesam nas escolhas de compra dos brasileiros? Baixe o relatório completo e descubra como os influenciadores digitais moldam tendências de consumo e aproximam marcas dos brasileiros!

Brain

Receba nossa newsletter