O que você gostaria de acessar?

Brain | Perspectivas e desafios do setor imobiliário

Perspectivas e desafios do setor imobiliário

Márcio Norberto
BrainBrain

Perspectivas e desafios do setor imobiliário

Atualizado por último em setembro de 2022

Brain
Márcio Norberto

Especialista em Comunicação

A 5ª edição do Fórum Brasileiro das Incorporadoras Imobiliárias (Incorpora) analisou o mercado imobiliário neste ano e se mostrou otimista para 2023.

A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) realizou ontem (29), em São Paulo, a 5ª edição do evento Incorpora (Fórum Brasileiro das Incorporadoras Imobiliárias). Foi um dia inteiro de intensa programação que reuniu na capital paulista os mais destacados nomes do mercado imobiliário brasileiro para debater as perspectivas e os desafios do segmento em 2023. 

A Brain Inteligência Estratégica patrocinou o evento e além disso marcou presença na programação com o CEO, Fábio Tadeu Araújo. O dirigente da Brain apresentou os resultados de uma pesquisa inédita sobre as principais tendências para o mercado imobiliário em 2023. A pesquisa ouviu 356 empresários do setor imobiliário para aferir suas percepções sobre o mercado neste ano e quais as expectativas para o próximo. Para 55% dos empresários, o resultado de vendas neste ano está de acordo ou acima do previsto. De olho em 2023, os empreendedores acreditam que o cenário para o mercado imobiliário estará melhor, foi o que disseram 62% dos entrevistados. 

A pesquisa ouviu também 850 pessoas de todas as regiões do país para saber o comportamento do consumidor nos últimos 12 meses em relação à compra de imóveis. A pesquisa registrou que 85% do público entrevistado compraram unidades residenciais, sendo 69% para moradia e 16% com a finalidade de segunda residência ou imóvel de lazer.

No quesito vendas, segundo Araújo, a pesquisa identificou uma realidade diferente daquela que o mercado previa no início deste ano. “A grande maioria das pessoas previa um cenário desfavorável e que seria difícil manter o mercado, mas não foi o que vimos”, analisou Araújo. Sobre o comportamento do consumidor, o CEO da Brain entende que a relação das pessoas com o lugar de morar mudou bastante principalmente nos dois últimos anos e é por isso que os números mostraram o crescimento de imóveis de segunda moradia. 

Perspectivas futuras

Na visão dos especialistas, dirigentes do setor e empresários, o mercado imobiliário neste ano reagiu bem aos acontecimentos pelos quais a economia brasileira passou e ainda vem passando. O segmento imobiliário mostrou-se resiliente e forte. Para 2023, as expectativas são positivas, foi o que disse Luiz França, presidente da Abrainc, em sua fala de abertura.

“Se o Brasil e o nosso mercado imobiliário resistem bravamente cabe indagar se as condições hoje favoráveis serão mantidas no médio prazo. Eu acredito que se manterão, sim”, disse França.

Nesta mesma linha de análise do presidente da Abrainc sobre o comportamento do mercado neste ano e as perceptivas futuras seguiram o presidente da Setin Incorporadora, Antonio Setin; o presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), José Ramos Rocha Neto; e o presidente da B3, Gilson Finkelsztain.

Ação formativa

Além dos debates com nomes destacados do setor imobiliário, o evento teve também atividade formativa. Um workshop, em formato híbrido, sobre “Inovação na Incorporação Imobiliária: cocriação de um projeto multiuso” foi realizado para os associados da Abrainc. A realização é resultado de uma parceria entre Brain, Abrainc e Takeda Design.

Nesta atividade, os participantes desenvolveram em tempo real um projeto de multiuso para um terreno, cedido pela Porte Engenharia, que esteve no workshop para apresentar o terreno e os estudos que já tinham disponíveis. A partir do briefing da empresa, os participantes desenvolveram o projeto e todo o processo foi conduzido pelo arquiteto Guilherme Takeda. O projeto de cocriação deverá ficar pronto nas próximas semanas. 


Brain

Receba nossa newsletter