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Plano de Marketing: o que é, seus benefícios e dicas de como fazer

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Plano de Marketing: o que é, seus benefícios e dicas de como fazer

Atualizado por último em julho de 2024

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Se você está pensando em abrir um negócio ou se você que é dirigente/gestor de uma empresa, o planejamento e a execução das ações de marketing são fundamentais para buscar os objetivos estratégicos da organização seja no curto, médio ou longo prazos. Por isso, é fundamental que as ideias saiam da cabeça e sejam estruturadas no Plano de Marketing. 

Esta é uma ferramenta de gestão que traduz ideias em objetivos concretos, os quais precisam estar alinhados ao Planejamento Estratégico da empresa, sua missão, visão e valores. Portanto, o Plano de Marketing estrutura um conjunto de objetivos, estratégias, ações, metas, indicadores, prazos entre outras informações relacionadas ao negócio e que contribuem para tomada de decisão e busca dos objetivos traçados.   


Neste artigo você encontra:

  • O que é Plano de Marketing?;
  • Por que o Plano de Marketing é fundamental para o seu negócio?;
  • Benefícios do Plano de Marketing;
  • Seis dicas para elaborar um Plano de Marketing;


O que é Plano de Marketing?

O Plano de Marketing coloca no papel o conjunto de estratégias e ações pensadas e que serão executadas por uma empresa para atingir os objetivos da maneira mais eficiente possível e com isso obtenha os melhores resultados. Portanto, o Plano de Marketing pode ser identificado como um documento que estrutura a orientação da empresa em relação a vários aspectos do mercado. Neste documento, estão indicados objetivos, metas, prazos, estratégias, indicadores, público, entre outras informações relevantes para a empresa se posicionar no mercado, isto é, para nele atuar.  

Nesta linha, o Plano de Marketing é considerado uma ferramenta de gestão e, por isso, precisa estar alinhado ao propósito maior da empresa, isto é, ao objetivo principal da organização. Esta ferramenta contribui para a gestão do negócio como um todo. Em outras palavras, o Plano de Marketing está relacionado ao Planejamento Estratégico da empresa (no qual estão definidos os objetivos maiores a serem buscados, além da missão, visão e valores da empresa); assim o Plano de Marketing está conectado a algo maior e é a forma de operacionalizar as ações específicas para atingir o propósito maior.

O Plano de Marketing deve estar presente de maneira regular na gestão do negócio, isso porque o mercado está em constante mudança e transformação. Por isso, o Plano de Marketing deve seguir em alinhamento com dados de mercado: a matriz de SWOT é uma ferramenta importante para análise de cenário (com os dados se produzem análises e decisões são tomadas). Outro aspecto relevante é para manter-se em sintonia com as necessidades do cliente, identificar novas demandas e tendências e assim sair à frente do concorrente. Portanto, esta ferramenta de gestão precisa fazer parte do cotidiano da empresa, ser de conhecimento de todos (dirigentes, gestores e demais colaboradores) e não pode ficar apenas no papel. 

Por fim, é importante destacar que o Plano de Marketing pode ser dividido em níveis diferentes: Estratégico, Tático e Operacional, mas a implementação deve ser realizada de modo integrado, haja vista a conexão entre os níveis. Abaixo são detalhados os níveis de execução de um Plano de Marketing:

  • Estratégico: corresponde a objetivos maiores e para serem alcançados no longo prazo;
  • Tático: nesta etapa as estratégias são pensadas e descritas em relação aos objetivos estratégicos;
  • Operacional: nesta fase são realizados os detalhamentos de como executar as estratégias, as ações propriamente ditas, o cronograma, os responsáveis, etc. 


Por que o Plano de Marketing é fundamental para o seu negócio?

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, as estratégias de atuação precisam ser bem planejadas para que os objetivos da empresa sejam alcançados de maneira exitosa. Por isso, o Plano de Marketing é uma ferramenta fundamental que orienta sobre como atuar no mercado em relação a posicionamento de marca, estratégias de venda, captação de leads, lidar com os concorrentes, entre outras estratégias de comunicação com o cliente. 

O Plano de Marketing é fundamental para organizar as ideias e estratégias operacionais e para que as mesmas sejam estruturadas dentro de um planejamento e que todos os envolvidos possam seguir. Do contrário, ideias soltas se traduzem em operações aleatórias e os resultados não são atingidos de maneira sustentável. Com o Plano de Marketing estruturado é possível visualizar de forma clara os objetivos, os prazos, acompanhar o desenvolvimento das ações, entre outros. 


Benefícios do Plano de Marketing

São vários os benefícios ao realizar um Plano de Marketing a começar pela organização das ideias, que são transformadas em objetivos, estratégias e ações a serem implementadas para alcançar resultados consistentes. Elencamos a seguir mais alguns benefícios do Plano de Marketing: 

  • Tomar decisões mais consistentes, alinhadas ao Planejamento Estratégico, levando em conta dados de mercado;
  • Atingir os objetivos desejados e com o melhor resultado possível;
  • Criar uma comunicação interna mais assertiva. Com isso os colaboradores de diferentes níveis hierárquicos se sentem participantes do processo e ao mesmo tempo podem identificar objetivos maiores, de longo, médio e curto prazos;
  • Criar uma comunicação externa de maneira que a marca, produto e serviço estejam posicionados no mercado de maneira adequada, buscando visibilidade e projeção em relação aos concorrentes; 
  • Definir os melhores canais de comunicação com o cliente;
  • Otimizar recursos e direcioná-los de forma condizente com o planejamento.

 

Seis dicas para elaborar um Plano de Marketing 

Em geral, a elaboração de Planos de Marketing seguem uma linha comum, podendo variar de acordo com as especificidades do mercado onde o negócio está inserido. No entanto, alguns aspectos são fundamentais em sua elaboração e, em hipótese alguma, podem ser esquecidos. Por isso, preparamos seis itens para compor o seu roteiro na hora de elaborar o plano da sua empresa:

  1. Como mencionamos no início deste artigo, buscar dados de mercado é fundamental para a elaboração do Plano de Marketing, para isso uma boa estratégia é realizar pesquisa de mercado;
  2. Com a pesquisa em mãos é possível é possível identificar o público-alvo do negócio; 
  3. Outro item na composição do Plano de Marketing é identificar e examinar a concorrência e o ambiente do seu negócio. É primordial saber o que a concorrência está pensando e fazendo para que seu negócio comece na frente, a estratégia de Cliente Oculto pode ajudar; 
  4. Com essas primeiras informações levantadas é hora de desenvolver as estratégias que serão adotadas. Para isso, reúna o time e estruture um documento;
  5. Na elaboração do Plano de Marketing não pode faltar objetivos, metas, indicadores e cronograma para execução das ações; 
  6. Agora é acompanhar e monitorar tudo o que está previsto no Plano de Marketing. Ou seja, verifique se as ações estão ocorrendo de acordo com o planejado e quais ajustes são necessários.


O Plano de Marketing não deve engessar o caminho que a empresa irá percorrer para buscar seus objetivos, ao contrário, sempre que necessário o plano pode e deve ser revisto e ajustado. 

Com este artigo, nosso objetivo foi abordar o conceito de Plano de Marketing, dizer porque esta ferramenta é importante no mundo empresarial, destacar alguns de seus benefícios e dicas de como elaborar um Plano de Marketing. A Brain Inteligência Estratégica desenvolve este trabalho de maneira personalizada para atender ao seu negócio. Caso deseje saber mais sobre essa ou outras soluções, entre em contato conosco.

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