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Rooftop: espaço de refúgio, de elegância e de comodidade

Márcio Norberto
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Rooftop: espaço de refúgio, de elegância e de comodidade

Atualizado por último em maio de 2023

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Márcio Norberto

Especialista em comunicação

Rooftop, que literalmente significa “telhado” e conceitualmente traduz a ideia de uma área sofisticada e moderna no topo dos edifícios, é também uma estratégia de sedução utilizada no mercado imobiliário. Proveniente da necessidade de um pouco de refúgio do caos da vida urbana, o rooftop configura-se como espaço de convivência nos condomínios verticais que garante lazer, tranquilidade, e, é claro, uma vista privilegiada que sirva de escape do estresse rotineiro. É uma área em que todos os moradores podem fazer uso.

Para além de uma vista panorâmica da cidade, o rooftop passar a fazer parte dos empreendimentos imobiliários com a finalidade de garantir conforto e melhoria na qualidade de vida dos condôminos, oferecendo áreas comuns como salão de festa e de jogos, academia, sauna, piscina, entre outras possibilidades de uso. Assim, de modo que uma série de necessidades dos moradores sejam contempladas, o empreendimento ultrapassa a definição de um simples prédio. Significa tranquilidade, exclusividade e elegância.

Vale destacar ainda que, segundo dados de pesquisa, o rooftop tem aparecido com maior frequência em produtos imobiliários compactos, construídos nos centros das grandes cidades e voltados, sobretudo, para o público mais jovem. É uma estratégia de sedução tanto de moradores quanto de investidores. 

História

O conceito surgiu nos anos 1980 nas grandes metrópoles norte-americanas como uma área exclusiva aos moradores do empreendimento. Os espaços eram aproveitados para a realização de eventos e shows, e a partir dessas primeiras infraestruturas específicas a tendência ganhou força e se expandiu para proporcionar serviços não somente aos seus moradores, mas evoluindo sua forma a restaurantes e bares.

Rooftop x laje: aproximação possível

De maneira análoga, entende-se que a ideia de rooftop em alguma medida também já foi explorada por outras sociedades com denominações menos sofisticadas, porém com o mesmo simbolismo de escape da vida metropolitana e lugar de bem-estar e de convivência.

No Brasil, por exemplo, o termo ‘’laje’’, popularizado pela expressão ‘’churrasco na laje’’, diz respeito a um espaço de utilização análoga ao rooftop americano original; embora, frisamos, que o conceito de laje não deriva do rooftop. A aproximação reside no uso simbólico desses espaços.

A ‘’laje’’, que surgiu em meio a um contexto de ocupação de zonas periféricas da cidade sem condições apropriadas de habitação, explicita o mesmo cenário de fuga do caos urbano que originou a tendência no mercado imobiliário.

Comodidade com segurança

Como dissemos no início deste artigo, o rooftop se apresenta também como estratégia de sedução no mercado e na maioria das vezes é desejo do consumidor que o empreendimento tenha este espaço. De acordo com pesquisas, no entanto, há públicos específicos que veem o rooftop com certa resistência em razão do aspecto da segurança.

As famílias com filhos pequenos demonstram preocupação, que é legítima, pois a segurança é um item fundamental em todas as moradias. Por isso, é importante que os empreendedores observem com bastante atenção este aspecto ao projetar um rooftop no empreendimento, levando em conta medidas de acesso, de controle e itens de proteção para que as famílias possam desfrutar o melhor que um rooftop tem a oferecer.

Você pode conhecer outras abordagens sobre o tema rooftop acessando o podcast Rooftops: nova tendência destaque do mercado imobiliário.


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