Atualizado por último em janeiro de 2023
Especialista em comunicação
Na terça-feira (24), a Haus – segmento digital da Gazeta do Povo que produz notícias e conteúdos sobre arquitetura, decoração e design – realizou evento para convidados do setor imobiliário de Curitiba. Participaram representantes de incorporadoras, de construtoras e de imobiliárias. A Brain Inteligência Estratégica foi representada pelo sócio-consultor Marcelo Gonçalves, que realizou palestra com abordagem sobre tendências e perspectivas para o setor em 2023.
Segundo a editora de Haus, Sharon Abdalla, o encontro foi para compartilhar informações sobre o setor e oportunizar networking às empresas locais. “O objetivo foi também transmitir conhecimento e nesta parte contamos com a parceria da Brain que apresentou dados de pesquisa, cenário de vendas e perspectivas para a economia de modo geral e para o setor imobiliário”, disse. Ela acrescentou ainda que os retornos pós-evento foram positivos e que os participantes ressaltaram a importância de ter acesso às informações apresentadas para formulação de suas próprias estratégias. Durante o evento, a Haus detalhou o projeto Anuário Imobiliário 2023, que será publicado em abril.
Gonçalves apresentou dados da mais recente pesquisa realizada pela Brain – novembro do ano passado –, que ouviu 1.200 entrevistados, de todas as regiões do país e com renda familiar acima de R$3 mil.
A pesquisa observou o processo de compra de imóveis nos últimos 12 meses, o tipo de imóvel mais comprado, o motivo da compra e o preço do imóvel adquirido. Além dos dados consolidados no período de 12 meses, a pesquisa mediu a intenção de compra dos brasileiros para os próximos meses e que aspectos econômicos podem influenciar no processo de compra.
A perspectiva dos empresários do setor para o ano de 2023 foi também objeto da pesquisa. De acordo com os dados, 32% dos empresários disseram que as expectativas em relação à economia brasileira é melhor ou muito melhor. Em relação ao mercado imobiliário, 41% têm expectativas boas ou excelentes. E, quando a pesquisa quis saber as expectativas dos empresários em relação aos seus próprios negócios, 66% disseram ser boas ou excelentes.
Gonçalves lembra que a pesquisa foi realizada num período importante do ano passado. “A Brain realizou a pesquisa no final de novembro de 2022, período pós-eleitoral, que é muito significativo”, disse.
Em sua exposição, sócio da Brain apresentou ainda dados consolidados do mercado imobiliário de Curitiba. Para ele, o evento foi também importante para troca de experiências e informações entre os representantes locais.