
Atualizado por último em dezembro de 2025
Autor
O mercado imobiliário entra em 2026 diante de mudanças estruturais que vão além do ciclo econômico. Transformações demográficas, novos padrões de moradia, mudanças no comportamento do consumidor e o uso de valores como flexibilidade, sustentabilidade e bem-estar passam a influenciar diretamente a forma como o setor se organiza e se valoriza.
Famílias menores, avanço do aluguel, preferência pelo acesso em vez da posse, sustentabilidade como geradora de valor, fachadas biofílicas e o quiet luxury são alguns dos movimentos que já moldam o mercado e ajudam a explicar novas demandas, produtos e estratégias. Esses movimentos se conectam a tendências de 2026, como a força do Minha Casa Minha Vida, o crescimento da locação, a maior seletividade nos segmentos de luxo e a ampliação do papel do mercado de capitais.
Quer aprofundar a leitura sobre os movimentos que já estão transformando o mercado imobiliário e devem ganhar força em 2026? Acesse o e-book completo e conheça as principais tendências do setor.