Empresas de capital aberto do setor de imóveis cresceram no segundo trimestre de 2021, segundo pesquisa - Brain

Este site utiliza cookies para a análise de uso. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Canal Brain

O maior portal de conteúdos sobre inteligência de mercado.

Empresas de capital aberto do setor de imóveis cresceram no segundo trimestre de 2021, segundo pesquisa

29/09/2021, 11:30

A Brain Inteligência Estratégica produziu e divulgou no início de setembro deste ano, uma pesquisa trimestral sobre empresas de capital aberto do setor imobiliário com operação na Bolsa de Valores do Brasil (B3). Os números são relativos ao segundo trimestre de 2021. O estudo utilizou como indicadores: unidades lançadas e vendidas; venda líquida, lucro líquido e valor geral de vendas (VGV).

Os dados analisados representam unidades que se enquadram dentro do programa Casa Verde e Amarela e também os demais padrões fora dessa categoria.

Segundo registrou a pesquisa, no quesito unidades lançadas, no segundo trimestre de 2021 foram colocadas no mercado mais de 30 mil unidades. Este número representa um aumento de 105% em relação ao mesmo período de 2020.

Quando a pesquisa olha para o indicador unidades vendidas e compara o segundo trimestre de 2021 com igual período do ano passado, os números mostram um crescimento de 12%. No segundo trimestre deste ano foram vendidas quase 29 mil unidades.

O crescimento nas unidades vendidas, é mensurado o saldo líquido de vendas. Para chegar neste resultado, desconta-se do valor total de vendas os gastos com despesas, perdas e distrato e também os descontos. A pesquisa mostra um valor 9,7 milhões de reais no segundo trimestre de 2021, em termos percentuais a cifra mostra que esse período cresceu 46% em relação ao segundo semestre de 2020.

Como o mercado funciona como uma engrenagem, se os dados são positivos em relação a unidades vendidas e venda líquida, consequentemente o lucro líquido das empresas pesquisadas mostra-se em movimento ascendente. O segundo trimestre deste ano comparado com o mesmo período do ano passado em termos de lucro líquido cresceu 307%, conforme indicou a pesquisa. Em reais, isso representa 965 milhões no trimestre.

Para ter acesso à pesquisa na íntegra acesse o relatório e faça o download do arquivo abaixo.

Veja também:

Webinar 5ª onda – Covid-19: O que esperar para 2021

Quais são as perspectivas para o futuro? Como encarar o mercado imobiliário no pós-pandemia? Para saber mais, participe de nosso Webinar 5ª onda - Covid-19: O que esperar para 2021!

Pesquisa traz perspectivas otimistas para o setor imobiliário

É inegável o quanto a pandemia do novo coronavírus mudou a rotina de todo o mundo, além de impactar diretamente…

Financiamento para loteadores – CONVERSA DE MERCADO com Francisco Carballido

Nessa Conversa de Mercado, nosso sócio-consulto Marcelo Gonçalves se encontrou com Francisco Carballido na ADEMI RJ, para conversar a respeito…