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5 dicas imperdíveis para inovar com sucesso na sua gestão imobiliária

26/11/2021, 14:34

Fábio Garcez

Em tempos de tecnologia, inovar é cada dia mais difícil. As informações chegam como chuva, inundando nossa mente e tornando complicado visualizar uma saída criativa, que seja diferente daquilo que tem sido massivamente produzido e repetido. E essa é uma realidade para todo e qualquer mercado.

Mas, com ou sem um temporal de ideias iguais, inovar é uma prática que exige coragem e referência. A primeira delas, coragem, é nosso impulsionador para dar a cara à tapa; a segunda, referência, é a enciclopédia onde encontramos todas as possibilidades: as que já foram feitas e, o melhor, aquelas que alguém deixou passar.

No mercado imobiliário, a situação não é diferente. Embora seja um setor conhecido por seus tradicionalismos e formalidades, as novas gestões imobiliárias têm buscado se reinventar. A inovação chegou à construção civil e, acredite, ela pretende mudar a forma como gerenciamos as atividades nas nossas incorporadoras e construtoras.

No artigo de hoje, em parceria com o Construtor de Vendas, queremos te apresentar 5 dicas imperdíveis para inovar com sucesso na sua gestão imobiliária. E aí, ficou curioso? Vamos lá!

O que é inovar?

A primeira coisa que você precisa saber é que: inovar é mais do que simplesmente criar.

Inovar é fazer diferente. É enxergar o novo naquilo que já existe, e imaginar novas possibilidades num mundo saturado de supostas novidades. Mas, mais que qualquer outra coisa, a inovação precisa ser palpável, realista. Numa incorporadora, inovar significa colocar a mão na massa e criar metodologias para fazer uma ideia se tornar realidade.

Pode ser desafiador inovar dentro do setor, mas isso não significa que seja impossível. Um marco de inovação para o mercado imobiliário, por exemplo, foi a estruturação das chamadas cidades inteligentes. Planejadas para utilizar a tecnologia enquanto potencializadora da qualidade de vida, as cidades inteligentes já preveem uma movimentação de mais de US$ 2 trilhões até 2024 segundo a CBIC.

Isso nos mostra que a inovação não é apenas possível, mas é também uma opção rentável para a construção. Por isso, deve ser buscada para além dos seus desafios e dificuldades.

Os desafios da inovação

Mesmo com uma grande ideia, empecilhos podem surgir quando tentamos inovar. Esses pequenos desafios têm o potencial para minar sua ideia se você não souber contorná-los.

Mas não se assuste! É entendendo melhor sobre esses percalços que conseguimos superar as adversidades e transformar uma ideia incrível numa realidade ainda melhor. Então que tal pegar um bloquinho de notas e acompanhar com a gente os principais desafios da inovação no mercado imobiliário?

Não criar estratégias

Você já deve saber o poder que uma boa estratégia tem. Com ela, podemos criar táticas e técnicas para alcanças quaisquer metas, as maiores que pudermos imaginar. A estratégia, afinal, é o planejamento da execução de uma meta, a forma como a colocaremos em prática. Ou seja, não criar estratégias para atingir seus objetivos acaba sendo um tiro no pé.

Uma boa estratégia envolve:

  • Boa definição de metas para sua incorporadora: diga em quanto tempo e com qual orçamento você deseja atingir seu objetivo dentro da empresa;
  • Um plano de ação: crie um material completo sobre tudo o que sua meta precisa para ser realizada – coisas como prazo, equipe responsável e passo a passo devem ser priorizados;
  • Uma equipe subdividida: sua equipe precisa estar preparada para elaborar uma boa estratégia. Ela se subdividirá em diferentes tarefas para cumprir as metas com eficiência.

Não estipular boas metas

As metas precisam seguir um padrão de concepção, que garantirão sua exequibilidade, ou seja, sua possibilidade de ser atingida. Sendo assim, elas precisam ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. Uma meta que não cumpre algum desses requisitos pode dificultar a inovação na sua gestão imobiliária, atrasando processos e desmotivando equipes.

Se estiver em dúvida sobre os requisitos necessários numa boa meta, ou meta SMART, esse conteúdo pode te auxiliar.

Equipe desmotivada

Inovar não é apenas uma medida organizacional. Ela também depende da motivação daqueles inseridos no processo. Por isso, é extremamente importante que seus colaboradores estejam qualificados e motivados o suficiente para que consigam colocar suas ideias na mesa e seguir um padrão inovador. Isso também impulsionará sobremaneira a sua gestão.

Aposte em programas qualificatórios para os times da sua incorporadora, sejam eles digitais ou presenciais. Além de estimularem o vigor de trabalho de cada um, também funcionam como um ótimo exercício para aproximar as pessoas do time e incentivá-las a exercitar a proatividade.

Como inovar na minha gestão imobiliária

Agora, você já sabe bem quais são os principais tropeços que devemos evitar na hora de tentar inovar dentro do mercado imobiliário. Mas, muito além de empecilhos, existem oportunidades, portas que devemos abrir em busca daquilo que é novo, único. Esses sim são o verdadeiro caminho do ouro. Por meio dessas oportunidades, é possível reinventar o mercado e conseguir destaque.

Agora, você descobrirá o que fazer para ser inovador na sua gestão imobiliária!

Ouse sonhar alto

Até agora, você nos ouviu dizer que é importante ser cauteloso ao estipular uma meta. Ela precisa ser executável, não é mesmo?

Bem, isso é verdade, mas de maneira alguma significa que você não deve soltar a imaginação. Ouse sonhar alto! Mire num futuro de grandezas e realizações e crie meios de chegar até lá. O que importa, sobretudo, é que você acredite no potencial do seu time. Confie nas pessoas que estão ao seu lado e se jogue de cabeça na aventura da inovação.

Ouça sua equipe

Um time existe para somar. Então por que jogar novas ideias para escanteio?

Sua equipe segue os passos da empresa, assim como você. Logo, é de se esperar que vez ou outra surjam novas ideias, em qualquer setor. No fim das contas uma grande inovação está apenas esperando o momento certo para aparecer. E ela pode vir dos lugares mais inusitados.

Por isso, não perca as chances de ouvir as ideias de sua equipe. Ela está imersa nos processos da incorporadora e pode ter notado algo que você deixou passar. Então não deixe de escutar o que cada pessoa tem a dizer.

Você pode captar novas ideias do seu corpo de colaboradores por meio de reuniões pontuais, brainstorms, formulários ou até mesmo questionários individuais. O importante é que nenhuma ideia passe despercebida. Ela pode ser aquela que mudará todo o rumo da sua empresa.

Não desista após os primeiros erros

É normal sentir raiva e querer desistir após as primeiras falhas no seu plano de inovação, mas você pode se arrepender bastante por ter deixado uma oportunidade passar.

Não desista após as primeiras tentativas falhas de inovar. Uma verdadeira ideia por vezes precisa de tempo para se estabelecer e pode ser difícil acertar de primeira. Isso é completamente normal. Mas, com alguns ajustes e novas tentativas, sua ideia pode se mostrar muito boa e promissora. Então, antes de fechar as portas, permita-se tentar mais algumas vezes colocar aquela ideia em prática.

Escute o que o cliente tem a dizer

Assim como sua equipe, o cliente também pode saber muito sobre o seu negócio, especialmente em termos de relacionamento com o consumidor.

Que tal, então, ouvir suas ideias e saber o que ele tem achado da sua empresa? Você pode descobrir coisas que nem imaginava e oportunidades ótimas de explorar o novo. O cliente, no fim das contas, é uma peça chave da sua incorporadora e é para ele que todos os seus esforços convergem.

Não faltam formas de conseguir o feedback do seu cliente: você pode utilizar técnicas de follow up, por exemplo. Uma ligação por telefone com pedido de avaliação, um e-mail personalizado com algumas perguntas sobre a experiência dele com o serviço, pesquisas de satisfação. Essas são maneiras simples e muito relevantes para conseguir boas informações.

Invista em boas ferramentas

Inovação e tecnologia andam juntas, sabia disso?

Não adianta pensar em mudar as coisas se a estrutura da sua incorporadora permanece tradicional, sem se adaptar às novas tendências que o mercado imobiliário exige. A tecnologia é uma ferramenta de inovação essencial para o funcionamento das empresas atuais, e isso também se estende para o setor da construção, que absorve tendências diariamente.

Boas ferramentas permitem o aumento da produtividade, a diminuição do retrabalho e a possibilidade de uma comunicação mais eficaz e integrada entre as equipes. Por isso, é muito importante que você considere a aplicação de novas plataformas e softwares dentro da sua incorporadora.

Algumas ferramentas comuns ao setor são as seguintes:

CRM (Customer Relationship Management):

O CRM é uma plataforma de gestão 360º. Isso significa que ele é um software completo. Todavia, seu foco principal é a gestão de relacionamento com o consumidor. Sendo assim, o CRM atende aos setores de Vendas, Atendimento e Marketing.

A ferramenta busca fazer uma gestão total das atividades de uma empresa, levando em consideração todos os times que a compõem e a experiência de leads e clientes.

ERP (Enterprise Resource Planning):

O sistema de planejamento de recursos empresariais também é um software queridinho do mercado da construção. Possibilitando controle financeiro e contábil, o ERP é uma plataforma completa que otimiza o fluxo de informações da empresa e gerencia setores de venda, estoque, recursos humanos e finanças. 

Inovar nem sempre é fácil…

Mas, com as escolhas certas e a equipe motivada, ela pode ser muito melhor.

Por isso, batalhe, siga em frente e não se permita parar de tentar inovar. Afinal, são ideias inovadoras que movimentam a economia e renovam o mercado imobiliário a cada dia. Quem garante que sua ideia não será a próxima a revolucionar o setor e abrir novas portas para um futuro brilhante?

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Por enquanto é isso, mas em breve temos mais!

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