| Learnability: O diferencial das novas habilidades no ambiente corporativo

Este site utiliza cookies para a análise de uso. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Canal Brain

El mayor portal de contenidos sobre inteligencia de mercado.

Learnability: O diferencial das novas habilidades no ambiente corporativo

27/09/2021, 17:23

Por Nicolle Macxime

O learnability é a habilidade de um indivíduo de se aperfeiçoar continuamente e com agilidade, o que pode ser um diferencial para a sua carreira no ambiente competitivo. Isso ocorre por meio de atualizações contínuas e capacitações, resultando em um aumento da produtividade.

Mulher trabalhando em escritório

Aprendizado envolve dados e referências, é a capacidade de saber diferente, é absorção de novidades que complementam as experiências anteriores diante de um novo desafio. É buscar a inovação através do dinamismo de ideias, ou seja, é a habilidade de exercer ações rápidas e com foco, atendendo as mais diversificadas demandas com novos aprendizados decorrentes de estudos contínuos.  

O conjunto de habilidades estruturais, ou passageiras, como por exemplo as competências adquiridas ao longo da vida (domínio da linguagem, conceitos matemáticos e estatísticos, processos sociais e econômicos, entre outros), podem não ser mais suficientes quando já não suprem novas necessidades. O mundo moderno é marcado por conhecimentos múltiplos e ágeis, portanto é necessário utilizar organização e método que ajudem a tornar os objetivos mais claros e assim acessar novos conhecimentos.

Pessoa fazendo anotações em uma agenda

Como seres humanos precisamos aprender a produzir e absorver novos aprendizados e nos colocarmos como obra aberta e em permanente construção. O desafio contemporâneo requer dos profissionais a capacidade contínua de aprender de forma dinâmica, e de se atualizar constantemente.

A fim de compreender o learnability, a pesquisa quantitativa se tornou fundamental para análise de dados sobre a capacidade de aprendizagem, que consiste na facilidade de realizar um determinado ofício e quantas vezes a repetição é necessária para que essa tarefa seja executada com qualidade e eficiência. Com a finalidade de atingir o ritmo e a organização a partir de uma ou mais métricas baseadas no desempenho, esses resultados podem ocorrer a partir da porcentagem ou da comparação com outros meios de pesquisa.

Pessoa tendo uma nova ideia

Conhecimentos anteriores e experiências acumuladas são fatores positivos no processo de aprendizagem de uma nova função e vão agregar ao profissional na busca e execução de um novo saber.

Essa capacidade de adquirir novos conhecimentos tem como objetivo medir a velocidade de execução de tarefas para atingir um nível de produtividade significativo. O learnability se tornou um diferencial competitivo no mercado, pois aumentou a busca por profissionais com agilidade para geração de novos insights, não somente para o ambiente pessoal, como também profissional.

Skill experience ability training groeth competence learning advanced knowledge

Hard Skills

Quando o assunto é o desenvolvimento profissional as hard skills ainda são importantes e necessárias para exercer determinadas funções. Graduação, mestrado, doutorado, cursos, conhecimento em outras línguas são exemplos de hard skills que podem ser reconhecidas facilmente através do currículo.

Soft Skills

As soft skills são as habilidades sociocomportamentais relacionadas à inteligência emocional, ou seja, a capacidade de lidar positivamente com fatores emocionais que englobam todo o conhecimento psicossocial (resolução de conflitos, proatividade, comunicação interpessoal, persuasão, senso de liderança, capacidade analítica etc.). São habilidades que em um primeiro contato talvez não sejam identificadas, mas é possível analisar a partir da dinâmica em grupo e da convivência.

Pessoas trabalhando

Como as Hard e Soft Skills se relacionam com o Learnability?

Claramente as habilidades de hard skills e soft skills estão interligadas com o learnability, pois influenciam diretamente o ambiente empresarial. O profissional precisa das hard skills para exercer o seu cargo e as soft skills são necessárias para tornar saudável a relação social dentro do ambiente de trabalho. Elas também são essenciais para a aprendizagem e para se manter atualizado diante das novas necessidades que surgirão ao longo do caminho.

A capacidade de desenvolver e adaptar os seus conhecimentos e habilidades na vida pessoal e profissional é um critério importante para a expansão de novos processos e tecnologias de maneira eficaz. As novas informações, tendências e ferramentas estão à disposição para que os profissionais sejam receptivos e respondam com rapidez, estabeleçam a aprendizagem como um hábito e criem oportunidades a partir de novas perspectivas.

O que você está fazendo hoje para adquirir essas habilidades? Acesse a nossa plataforma de cursos e desenvolva novos conhecimentos para melhorar os resultados pessoais e profissionais.

 *O conteúdo expresso neste texto não necessariamente reflete a opinião da Brain.

Veja também:

GZH: Qual tipo de imóvel os moradores de Porto Alegre buscam?

Temos sido destaque em alguns dos principais portais de notícias do Brasil, com nossas pesquisas e análises de mercado. Confira!

Plataforma de ChatBot para o mercado imobiliário – PROPTECH TALKS Rhuan Moraes da FirerFly

Seja bem-vindo ao nosso quadro Proptech Talks, onde conversamos com diversos empreendedores que desenvolvem e trabalham com tecnologia voltada para…

[2ª Onda] Covid-19: impactos e desafios para o mercado imobiliário – o que mudou nos últimos 30 dias

Em palestra online gratuita, conduzida pelo sócio-diretor da Brain Inteligência Estratégica, Fábio Tadeu Araújo, foram apresentadas duas PESQUISAS INÉDITAS sobre…