Self storage: Feliz ano velho! - Brain

Este site utiliza cookies para a análise de uso. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Canal Brain

O maior portal de conteúdos sobre inteligência de mercado.

Self storage: Feliz ano velho!

03/12/2020, 11:36

Por Rafael Cohen

A performance das empresas de self storage durante a crise do coronavírus tem chamado a atenção. Empresas em crescimento, procura em alta e o mais importante, novas formas de utilização da solução pelos usuários, compõe um cenário animador para o setor, mesmo diante de um ano crítico como 2020.

Já vai longe o tempo em que a abertura de um self storage era uma decisão atrelada a resolução de problemas individuais, como um imóvel vazio e sem demanda para locação ou sem nenhuma vocação mais evidente. O mercado se sofisticou com a entrada de operadores profissionais, e as novas unidades se deslocaram das bordas das cidades para regiões centrais mais valorizadas com possibilidades de realmente fazer com que um box possa ser a extensão de uma residência.

A utilização de boxes por empresas de e-commerce e, a nova forma de trabalhar com a boa aceitação do home office, ampliou as oportunidades de locação de boxes e comprovou que o self storage, com suas mil e uma utilidades, pode ser considerado um “Bombril” imobiliário em termos de locação. Tudo isso, somado ao cenário econômico sombrio, que fez com que muitas lojas e empresas fechassem suas portas, fez com que a procura por espaço permanecesse constante até aqui e a análise de tendências, demonstra que num mercado aonde apenas 10% de seus potencias usuários conhecem a solução, existe muito espaço para novas operações se estabelecerem.

A pulverização da locação reduz significativamente os riscos de inadimplência e vacância total do imóvel e, são atrativos importantes para quem busca renda num cenário de taxas de juros baixas. O investimento é seguro, uma vez que esta lastreado em um ativo imobiliário e pode ser feito de forma planejada, de acordo com a velocidade da ocupação do imóvel.

I self-storage spanishforkstora storagespanishfo Foto gratuita

No meio de tantas boas notícias, um alerta: Não é definitivamente uma operação para amadores como pode parecer a princípio. É preciso capital para se estabelecer em bons pontos, planejamento e muita disciplina na gestão. A mão de obra é reduzida, mas deve ser altamente qualificada.

Considerada uma atividade inovadora, apesar de ter surgido no século XVII, o self storage ainda tem inúmeros desafios para enfrentar, principalmente os referentes a segurança jurídica do negócio. Um trabalho árduo de esclarecimento junto ao poder público e de disseminação de boas práticas junto aos operadores está sendo realizado pelo setor através da Associação Brasileira de Self Storage, a partir da experiência verificada em outros países que apontam a importância de trabalhar em grupo e, de forma colaborativa, para consolidar este setor cada dia mais promissor.

Apesar dos pesares, o ano que está se encerrando foi muito feliz para a nossa atividade e estamos trabalhando duro para que o próximo, seja ainda melhor.

This image has an empty alt attribute; its file name is 17-1024x187.png
*A opinião do autor não reflete necessariamente a visão da Brain Inteligência Estratégica.

Veja também:

Compra de imóveis: Boas condições devem continuar em 2021.

Uma participação da Brain no jornal Correio Braziliense. Confira como ficarão as boas condições de compra de imóveis em 2021

O que podemos esperar do mercado em 2021?

Grande parte de 2021 já está anunciado: será um ano com menos surpresas – pelo menos quando comparado com 2020 – este ano em que (quase) tudo aconteceu. Mas, afinal, o que esperar para 2021?

Tente não julgar, mas saiba que será julgado!

Você provavelmente já passou por algum aperto por ter julgado ou ter sido julgado de forma injusta. Mas como podemos evitar?