Self storage: Feliz ano velho! - Brain

Este site utiliza cookies para a análise de uso. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Canal Brain

O maior portal de conteúdos sobre inteligência de mercado.

Self storage: Feliz ano velho!

03/12/2020, 11:36

Por Rafael Cohen

A performance das empresas de self storage durante a crise do coronavírus tem chamado a atenção. Empresas em crescimento, procura em alta e o mais importante, novas formas de utilização da solução pelos usuários, compõe um cenário animador para o setor, mesmo diante de um ano crítico como 2020.

Já vai longe o tempo em que a abertura de um self storage era uma decisão atrelada a resolução de problemas individuais, como um imóvel vazio e sem demanda para locação ou sem nenhuma vocação mais evidente. O mercado se sofisticou com a entrada de operadores profissionais, e as novas unidades se deslocaram das bordas das cidades para regiões centrais mais valorizadas com possibilidades de realmente fazer com que um box possa ser a extensão de uma residência.

A utilização de boxes por empresas de e-commerce e, a nova forma de trabalhar com a boa aceitação do home office, ampliou as oportunidades de locação de boxes e comprovou que o self storage, com suas mil e uma utilidades, pode ser considerado um “Bombril” imobiliário em termos de locação. Tudo isso, somado ao cenário econômico sombrio, que fez com que muitas lojas e empresas fechassem suas portas, fez com que a procura por espaço permanecesse constante até aqui e a análise de tendências, demonstra que num mercado aonde apenas 10% de seus potencias usuários conhecem a solução, existe muito espaço para novas operações se estabelecerem.

A pulverização da locação reduz significativamente os riscos de inadimplência e vacância total do imóvel e, são atrativos importantes para quem busca renda num cenário de taxas de juros baixas. O investimento é seguro, uma vez que esta lastreado em um ativo imobiliário e pode ser feito de forma planejada, de acordo com a velocidade da ocupação do imóvel.

I self-storage spanishforkstora storagespanishfo Foto gratuita

No meio de tantas boas notícias, um alerta: Não é definitivamente uma operação para amadores como pode parecer a princípio. É preciso capital para se estabelecer em bons pontos, planejamento e muita disciplina na gestão. A mão de obra é reduzida, mas deve ser altamente qualificada.

Considerada uma atividade inovadora, apesar de ter surgido no século XVII, o self storage ainda tem inúmeros desafios para enfrentar, principalmente os referentes a segurança jurídica do negócio. Um trabalho árduo de esclarecimento junto ao poder público e de disseminação de boas práticas junto aos operadores está sendo realizado pelo setor através da Associação Brasileira de Self Storage, a partir da experiência verificada em outros países que apontam a importância de trabalhar em grupo e, de forma colaborativa, para consolidar este setor cada dia mais promissor.

Apesar dos pesares, o ano que está se encerrando foi muito feliz para a nossa atividade e estamos trabalhando duro para que o próximo, seja ainda melhor.

This image has an empty alt attribute; its file name is 17-1024x187.png
*A opinião do autor não reflete necessariamente a visão da Brain Inteligência Estratégica.

Veja também:

Os 3 Pilares Fundamentais de um Lançamento Imobiliário

Assim como em uma edificação onde não existe um pilar mais importante do que outro, existe uma metodologia alicerçada em 3 Pilares que são igualmente importantes para que um Lançamento Imobiliário alcance o resultado planejado.

Quando chegar o verão

As pesquisas indicam que a demanda reprimida pela pandemia vai fazer do verão de 21/22 um período bastante aquecido para o mercado imobiliário.

O cenário econômico nacional e a Construção Civil

As estimativas mais pessimistas para a economia brasileira, realizadas no auge da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, estão ficando para trás. Instituições financeiras, consultorias, analistas e até mesmo organismos internacionais estão refazendo suas projeções para o país.