| Funil de vendas no marketing digital: otimize suas vendas com a estratégia

Este site utiliza cookies para a análise de uso. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Canal Brain

O maior portal de conteúdos sobre inteligência de mercado.

Funil de vendas no marketing digital: otimize suas vendas com a estratégia

13/07/2021, 14:28

Por Fábio Garcez

Você provavelmente já ouviu falar no Funil de Vendas. O conceito, popularizado através do Inbound Marketing, categoriza a trajetória de potenciais clientes desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da compra.

Com o Marketing Digital, a proposta não poderia ser diferente: através de estratégias de comunicação e conversão virtualizadas, uma empresa pode estabelecer o Funil de Vendas e acompanhar a trajetória de compra do seu lead com facilidade. Os dois conceitos, na verdade, têm muito a oferecer quando aplicados juntos aos processos de uma organização.

Para o mercado imobiliário, as definições de Funil de Vendas e Marketing Digital têm se mostrado bastante benéficas. Através delas, o setor vem encontrando espaço para crescer e se desenvolver com modernidade e rapidez. Por isso, entender os conceitos e suas aplicabilidades é tão essencial para gestores, diretores e colaboradores da construção.

Hoje, em parceria com o Construtor de Vendas, queremos te guiar pela grande jornada do Funil de Vendas no Marketing Digital. Assim, você ficará por dentro de cada etapa do processo e descobrirá as melhores formas de inseri-la em sua empresa.

Vamos lá?

O que é o Marketing Digital?

Conhecido por sua familiarização com o século XXI, o Marketing Digital é o conjunto de ações e estratégias de comunicação tomadas em ambiente digital que têm como objetivo divulgar uma marca.

Não coincidentemente, o marketing digital, nascido nos anos 90, encontrou na era da informação o seu momento de brilhar. Atualmente, é uma metodologia amplamente aplicada e, sem sombra de dúvidas, uma necessidade primária para qualquer organização que deseja crescer. Afinal, seja em casa ou no trabalho, nós consumimos informação digitalmente a todo momento.

Embora muito conhecido, o Marketing Digital ainda sofre para se firmar dentro do mercado imobiliário. Entre tradicionalismos e formalidades do setor, muitas empresas ainda pecam por não fazerem do Marketing Digital um braço direito na divulgação de seus serviços.

O que é o Funil de Vendas?

O Funil de Vendas, por sua vez, é o conceito que formaliza a jornada de compra de determinada pessoa. Definindo uma trajetória que passa por três etapas principais, o funil de vendas busca compreender o processo comercial e acompanhar o lead em cada passo, propondo formas de contato mais assertivas e encaminhamento do potencial cliente até a compra.

Além disso, o Funil de Vendas se desenvolve de acordo com o momento da jornada de compra no qual uma pessoa está. Sendo assim, existem quatro momentos primordiais da jornada comercial:

  • Aprendizado e descoberta: este é o momento em que o consumidor não está ciente de que existe um problema a ser resolvido. Ele, aqui, está o mais distante possível da efetuação da compra.
  • Reconhecimento do problema: durante a fase de Reconhecimento, o lead começa a estar ciente sobre as dificuldades e, mais importante, sobre as oportunidades de resolvê-las.
  • Consideração das soluções: agora, o consumidor já se tornou tão ciente do problema que está ativamente pesquisando por opções de resolução para eles.
  • Decisão de compra: o consumidor, enfim, chega ao momento decisório: a realização da compra.

Para as etapas da Jornada Comercial, existem etapas referentes no Funil de Vendas. Formado por três estágios principais, o funil indica a trilha que os potenciais compradores devem seguir, do momento em que o prospect cai na sua rede de contatos até o momento de fechar negócio.

Portanto, o funil de vendas apresenta 3 estágios:

  • Topo de Funil – referente à etapa de Aprendizado: na fase inicial do funil de vendas, conhecida como topo de funil, os leads aparecem em grande quantidade. É a partir deles que você deve criar sua base de leads, que serão trabalhados no marketing digital.
  • Meio de Funil – referente às etapas de Reconhecimento e Consideração: agora, alguns dos leads que caíram no seu funil, avançam para o meio. Suas dores já são entendidas e, nesse momento, ele começa a entender sua empresa como uma possível solucionadora para seu problema.
  • Fundo de Funil – referente à etapa de Decisão: seus melhores leads finalmente chegaram à etapa final. Qualificados e prontos para a venda, tudo o que eles precisam é de bons conteúdos e uma abordagem comercial qualificada.

Funil de Vendas no Marketing Digital: como a estrutura se aplica à digitalização de processos?

Já é de se esperar que Funil de Vendas e Marketing Digital sejam dois universos que podem se aliar um ao outro. Afinal, o funil exige da empresa o acompanhamento do cliente através da boa produção de conteúdo, e o Marketing Digital pode ser extremamente benéfico nesse sentido.

Mas de que forma as duas estratégias convergem? Como elas podem se comunicar a ponto de se tornarem uma única supertécnica de conversão de leads? Pois bem, nós vamos te ensinar.

Marketing Digital no Topo de Funil

No marketing digital de topo de funil, o grande objetivo da sua empresa é captar os leads que acabaram de cair no seu funil e qualificá-los até a etapa seguinte.

Vale lembrar que nesse momento o cliente em potencial ainda não conhece sua empresa, suas soluções ou até mesmo o próprio problema que tem. Portanto, é papel da incorporadora destacar essas dores de maneira leve e pouco densa, falando sobre necessidades e assuntos de interesse do público-alvo.

Para um bom marketing digital de topo de funil, sua empresa pode:

  • Desenvolver e publicar artigos num blog;
  • Criar redes sociais profissionais como Instagram e LinkedIn;
  • Criar um canal de novidades ativo no Youtube.

Marketing Digital no Meio de Funil

Chegamos ao meio de funil e, agora, é importante entender que seus objetivos comunicacionais devem mudar um pouco. Neste momento, o que se busca é nutrir e qualificar o lead até que ele esteja bem familiarizado com sua marca, ceda muitas informações e fique disposto a estabelecer um bom relacionamento.

Ou seja, chegamos na hora de criar mais confiança e autoridade para sua incorporadora. Para isso:

  • Crie listas de e-mail e aplique uma estratégia de E-mail Marketing;
  • Produza ebooks de qualidade e direcione o público para as landing pages referentes a eles;
  • Continue apostando na criação de conteúdo direcionado.

Marketing Digital no Fundo de Funil

Finalmente, estamos no fundo de funil. As estratégias de Marketing Digital agora devem ser o mais assertivas possíveis. Além disso, elas devem se comunicar diretamente com os setores seguintes da sua empresa, para que o bastão seja passado ao time comercial assim que necessário.

O lead, neste momento, chegou ao seu último estágio de pré-venda, a decisão de compra. Ele está a poucos passos de comprar com você, e seus esforços devem convergir nessa direção. Mas o que fazer nessa etapa tão importante?

É simples! Você pode:

  • Contatá-lo privadamente para tirar suas dúvidas;
  • Oferecer descontos, promoções e outros impulsionadores de venda;
  • Apresentar cases de sucesso da sua empresa nas redes sociais;
  • Encaminhá-lo para falar com um de seus especialistas.

Viu como é simples?

Apesar de aparentemente complexa, a verdade é que a aplicação do Funil de Vendas através do Marketing Digital pode ser extremamente otimizada quando você conta com as ferramentas corretas. Uma delas pode ser o CRM, um software de gestão de relacionamento que acompanha sua jornada comercial, automatiza processos pontuais e te indica os melhores pontos de contato com o cliente.

Hoje, você pôde descobrir um pouco mais sobre essas duas estratégias potentes para o mercado imobiliário. Agora, é hora de compreendê-las enquanto parcelas relevantes do seu processo de vendas e começar a aplicá-las na sua incorporadora.

Este conteúdo da Brain Inteligência Estratégica é oferecido para você pelo CV – Construtor de Vendas, o CRM mais completo do mercado imobiliário. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV te permite ter um panorama completo de vendas e clientes na tela do computador. Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização e agilidade na gestão de vendas. Quer conhecer mais? Clique aqui e acesse o site do CV!

Para saber sobre o mercado imobiliário, gestão de vendas e outros assuntos atuais, acompanhe o blog do CV e nos siga no Instagram!

Por enquanto é isso, mas em breve temos mais!

Veja também:

Relatório CAGED – Fevereiro/2021

Tenha acesso ao relatório realizado pela Brain Inteligência Estratégica com base nos dados do (CAGED) referentes ao mês de Fevereiro de 2021.

Relatório SBPE e FGTS – Novembro/2020

Tenha acesso ao relatório poduzido pela Brain sobre financiamentos imobiliários com recursos do SBPE e do FGTS .

Meio Cheio, Meio Vazio

Afinal o que está acontecendo de fato e como será o desempenho do mercado imobiliário em 2021? Leia mais no artigo de Marcos Kahtalian.