Mercado imobiliário do Nordeste continua na rota de crescimento em 2022 - Brain

Este site utiliza cookies para a análise de uso. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Canal Brain

O maior portal de conteúdos sobre inteligência de mercado.

Mercado imobiliário do Nordeste continua na rota de crescimento em 2022

09/12/2021, 16:15

Dirigentes de empresas do segmento com negócios na região identificam forte demanda e apostam na continuidade da expansão do mercado

Por Márcio Norberto

Na manhã desta quinta-feira (9), a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) e a Brain Inteligência Estratégica realizaram em parceria o webinar “Perspectivas da Incorporação Imobiliária no Nordeste”. O evento contou com a participação de dirigentes da Abrainc e da Brain, e de empresas do setor imobiliário com atuação na região Nordeste para uma análise do mercado em 2021 e sinalizar as principais tendências do setor no próximo ano.

Participaram do debate pela Abrainc o seu presidente Luiz Antonio França e o diretor de assuntos econômicos e administrativos Renato Lomonaco; Adriano Nobre (Direcional Engenharia); Éverton Teixeira (Jotanunes Construtora); João Fiuza (Diagonal Engenharia); Diego Villar (Moura Dubeux) e completando o time o sócio-fundador da Brain, Marcos Kahtalian.

Em geral, de acordo com os convidados, o mercado imobiliário da região Nordeste teve um bom desempenho neste ano, mostrando-se pujante e assim seguirá rumo ao próximo ano. Para os gestores e especialistas, há demanda e um virtuoso ambiente para crescimento em 2022. O presidente da Abrainc destacou a importância da região do ponto de vista da habitação e o potencial do setor imobiliário haja vista o baixo estoque de unidades. “A região tem um baixíssimo estoque, o que mostra o grande potencial de crescimento em 2022”, comentou França.

Nesta mesma linha, Kahtalian acrescentou: “há uma demanda latente na região”. O dirigente da Brain trouxe alguns dados que confirmam o desempenho do mercado. De acordo com pesquisa, houve um aumento de 8% de unidades residenciais vendidas nas capitais nordestinas no terceiro trimestre deste ano comparado com igual período de 2020. No acumulado, o crescimento nas vendas em 2021 chega a 28% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Segundo Adriano Nobre (Direcional Engenharia), o ano foi positivo e a curva continuará em crescimento em 2022. “Este ano foi de resultado e de crescimento, para 2022 será desafiador, mas projetamos um ano positivo”, diz.

O executivo da Diagonal Engenharia, João Fiuza, salienta também a performance do mercado em 2021 como sendo positiva e de crescimento e coloca 2022 nesta mesma rota, apostando que a continuidade do crescimento passa também pela inovação. “Vamos apostar em inovação, olhar para cada negócio, pois os produtos são específicos, os clientes pedem esta atenção”, comenta.

De acordo com Everton Teixeira (Jotanunes Construtora), cuja atuação se volta mais para empreendimentos nas cidades do interior do nordeste, a resposta de compra do imóvel é diferente do que acontece nas capitais da região, mas mesmo assim há expectativas para o próximo ano. “Ainda há algumas incógnitas, mas a gente percebe que todo mundo está querendo muito, recentemente voltamos a fazer eventos presenciais, voltamos a ter visita, mas a decisão ainda não está tão rápida quanto a nossa capacidade de colocar produtos no mercado”, analisa.     

Para o executivo da Moura Dubeux, Diego Villar, há bastante espaço para o crescimento do mercado do nordeste: “capacidade de produção existe, há demanda e o estoque é baixo”, diz. Logo o cenário é favorável para o desenvolvimento e crescimento. “O mercado segue demandando mesmo com tudo o que foi lançando”, finaliza.

E para assistir novamente ao webinar “Perspectivas da Incorporação Imobiliária no Nordeste” é só acessar o link abaixo.   

Veja também:

Granja Marileusa e o distrito de inovação em loteamentos – CONVERSA DE MERCADO com Flávio Oliveira

Conversamos com Flávio Oliveira, gestor de um dos projetos mais icônicos em implantação no Brasil, o Granja Marileusa, em Uberlândia…

Bairro planejado e sustentabilidade – CONVERSA DE MERCADO com Alfonso Hernández

Diretor Geral da Ciudad Mayakoba, Alfonso Hernández fala sobre bairro planejado, sustentabilidade e analisa o cenário atual, além de compartilhar…

Imóvel permanece na lista de compras do brasileiro

Mesmo com a instabilidade do cenário econômico provocada pela pandemia da Covid-19, 47% dos consumidores disseram que mantém a decisão…