O conceito de animus vivendi. - Brain

Este site utiliza cookies para a análise de uso. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Canal Brain

O maior portal de conteúdos sobre inteligência de mercado.

O conceito de animus vivendi.

08/12/2021, 10:47

Por Rodrigo Corrêa de Barros

O final de Segunda Grande Guerra marcou o início de um novo momento no desenvolvimento da indústria mundial. A pressão pela vitória acelerou a destruição na mesma medida em que desenvolveu os parques fabris de parte a parte.

A comunidade judaica, massacrada pelo horror do holocausto e pela perseguição sem precedentes dos nacionais fascistas, inicia o processo de reestruturação de sua gente, marcada pela educação de uma nova geração para a vida profissional, com enfoque em empreender e, assim, gerar riqueza a partir das cidades arrasadas da Europa.

“Mesmo no caos das cidades destruídas, havia ali uma oportunidade” me disse certa vez Elie Horn.

holocausto

Esse processo de reeducação prática, em complemento à milenar tradição teórica conduziu o povo judeu a um conceito inovador em suas atividades de fabricação, de prestação de serviços e mesmo nas profissões liberais.

O Animus Vivendi, ou Living Soul, era o novo modo de encarar, com fervor, aquela nova chance que a vida lhes oferecia e, com a alma e força vital, reestruturar o que sobrou das famílias que se perderam pelo diabólico movimento hitlerista. E foi esse pensamento, transferido para os negócios, que alterou de modo irreversível a maneira de criar produtos, de celebrar contratos e monetizar serviços em todo o mundo pós-guerra.

Trata-se do ânimo de viver. Trata-se, objetivamente, de encarar os desafios da vida (e das profissões) de modo direto, com energia, com vontade de aprender novas técnicas, com vontade de experimentar caminhos e aplicar a criatividade para inovar sempre que possível, buscando o ótimo resultado entre a técnica fabril, o lucro e o “espírito do produto”. Tal conceito encontra no arquiteto polono-brasileiro Jorge Zalscupin seu maior representante na América do Sul. E suas obras revelam como, de modo brilhante, ele materializava esse pensamento.

famílias judaicas

A construção civil é uma das mais relevantes áreas de aplicação dessa filosofia. Por se tratar de produtos manufaturados, os empreendimentos imobiliários em fase de idealização buscam se fundir ao comportamento do comprador e muitos debates são travados acerca de seus hábitos diários… E muito se estuda a respeito da valorização monetária desse ativo sólido.

Há inequívoca busca pela alma do produto.

“Para empreender na construção é preciso vontade de agir”, já escutei, em entrevista, Romeu Chap Chap. 

Embora o pensamento do “espírito de viver” seja muito antigo e tenha sido devidamente apropriado do direito romano, ele representa decididamente a vontade de dar forma ao novo, de positivar uma posição de não se permitir desistir de uma idealização sem tentar… E de tentar até o limite.

construção civil

É com esse mesmo ânimo de fazer, de revolucionar, de ocupar espaços, que jovens empresários ao redor da Terra desenvolvem negócios, com base no preceito da inovação, da prototipagem e da persistência.

Há, na geração Z, muito da força intensa daqueles judeus sobreviventes.

Passados setenta e sete anos do Dia D, vivemos um momento raro, no qual assistimos o despertar de uma nova era, na qual a tecnologia nos impulsiona por desafios nunca imaginados, senão por Júlio Verne.

Nos resta agora, de posse plena do espírito de construir produtos cada vez mais avançados e sustentáveis, não mais nos recusarmos a levar aos vulneráveis nossos avanços, nossa tecnologia, nosso animus vivendi.

Já se sabe que a vontade de viver é contagiosa.

*O conteúdo expresso neste texto não necessariamente reflete a opinião da Brain.

Veja também:

Brain na Mídia
Artigo – Em meio à pandemia, vendas caem apenas 2,2% no 1º semestre de 2020

Os Indicadores Nacionais do Mercado Imobiliário da CBIC do segundo trimestre de 2020 apresentam resultados otimistas mesmo em meio à…

Smart city: criando cidades inteligentes – PROPTECH TALKS com Fábio Andrade

A São Paulo Techweek é a maior semana de inovação e tecnologia da América Latina. O evento, que aconteceu entre…

Aula online ao vivo gratuita | Qualidade de vida em tempos de reclusão social

Sabemos que, além dos problemas de saúde propriamente ditos, acarretados pela Covid-19, precisamos nos atentar à nossa saúde física e…