Os benefícios da Assinatura Eletrônica para o mercado imobiliário - Brain

Este site utiliza cookies para a análise de uso. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Canal Brain

O maior portal de conteúdos sobre inteligência de mercado.

Os benefícios da Assinatura Eletrônica para o mercado imobiliário

04/11/2021, 10:08

Por equipe Construtor de Vendas

Assinatura em tablet

No mundo digital, é difícil não se deparar com coisas novas a cada momento. De pequenos aparatos de virtualização a vendas cem por cento digitais, o ambiente virtual vem mudando sobremaneira a forma como fazemos negócios. E uma dessas mudanças vem com o processo de Assinatura Eletrônica. E é exatamente sobre ele que falaremos hoje.

A Assinatura Eletrônica entrou no mercado imobiliário para revolucionar completamente o processo comercial dentro do setor. Agora, a facilidade de processos domina a construção civil e, com isso, diminui expressivamente as burocracias da negociação imobiliária.

Hoje, vamos aprender mais sobre a assinatura eletrônica e seus muitos benefícios para o setor imobiliário. Aqui, você descobrirá a definição do termo, as diferenças entre as assinaturas digital e eletrônica e muito mais. Confira o artigo escrito em parceria com o CV – Construtor de Vendas e saiba mais!

O que é Assinatura Eletrônica?

A Assinatura Eletrônica é o processo de autenticação de documentos e contratos através de um sistema de assinatura ou rubrica digitais. Dessa forma, a assinatura eletrônica busca substituir a rubrica manual, possibilitando um cadastro único de perfil e posterior uso para assinaturas de documentos digitais.

Para que ela seja possível, a assinatura eletrônica conta com a metodologia da criptografia, uma técnica que codifica determinado material para que não possa ser replicado. Dessa forma, a assinatura eletrônica é extremamente segura e eficiente, não podendo ser facilmente forjada.

Além disso, a assinatura eletrônica possui validade jurídica. Ou seja, ela é aceita pelo sistema de justiça e pode ser utilizada de diferentes formas, possuindo validação de uma assinatura comum.

Através da assinatura eletrônica, você pode assinar:

  • Propostas de venda ou aluguel de produto;
  • Propostas de serviço;
  • Seguros e planos de saúde;
  • Contrato de compra, venda e/ou aluguel de imóveis;
  • Contratos empregatícios;
  • Termos de responsabilidade e uso;
  • Documentos financeiros;
  • Documento de compra ou venda com terceiros.

Assim, podemos dizer que as possibilidades de uso da assinatura eletrônica são muitos. E, se bem aplicados, podem reduzir significativamente as morosidades do processo de venda. Especialmente dentro do mercado imobiliário, reconhecido por sua tradicionalidade, a técnica pode surgir como uma verdadeira mão na roda para a jornada comercial de empresas, incorporadoras e loteadoras.

De tão completa e benéfica, existem serviços de gestão comercial que ofertam a integração com ferramentas de Assinatura Eletrônica. Esse é o caso do CV – Construtor de Vendas, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário. Por meio dele, você pode criar um ecossistema de integração com plataformas de assinatura como a DocuSign, por exemplo.

Assinatura Eletrônica x Assinatura Digital

Apesar de possuírem nomes parecidos, assinatura eletrônica e assinatura digital são conceitos um pouco diferentes. Existem particularidades em cada uma que fazem com que sejam consideradas tecnologias distintas, muito embora semelhantes.

Primeiro, é importante destacar que a assinatura digital é uma forma de assinatura eletrônica. Ou seja, apesar de não serem a mesma coisa, uma surge a partir da outra.

Tendo dito isso, as principais disparidades entre as duas tecnologias são suas formas de autenticação. Enquanto a assinatura eletrônica tem sua autenticidade assegurada por ferramentas dentro do seu próprio software, a assinatura digital requer um certificado digital que assegure sua validade.

Por isso, podemos dizer que assinatura eletrônica e digital não são processos idênticos e substituíveis. Cada uma tem suas particularidades, diferenciais e benefícios próprios. Inclusive, é exatamente sobre benefícios que falaremos a seguir. Que tal acompanhar?

Os benefícios da Assinatura Eletrônica

No decorrer deste texto, você já pôde perceber que a Assinatura Eletrônica é um processo repleto de benefícios. Nascida com o intuito de otimizar tarefas e processos, ela vem mostrando a cada dia que seus pontos positivos podem reestruturar o mercado imobiliário e transformá-lo num setor ainda mais ágil e eficiente em seus processos.

Agora, vamos acompanhar os principais benefícios da assinatura eletrônica para o mercado imobiliário.

Digitalização de documentos

A primeira e mais evidente característica da assinatura eletrônica é também um de seus maiores benefícios. A digitalização de documentos é um dos atributos mais importantes da assinatura eletrônica: para que um documento seja assinado eletronicamente, sua versão digital deve estar disponível.

O grande benefício por trás da prática é a redução expressiva da papelada impressa. Agora, não é mais necessária a impressão de diversos contratos e documentos, pois suas versões digitais podem ser facilmente enviadas por e-mail e assinadas em alguns minutos através das ferramentas de assinatura eletrônica.

Assinatura em tablet, nuvem de palavras, mãos segurando tablet.

Assinatura sem sair de casa

Imagine se seus corretores de imóveis pudessem enviar um material para assinatura sem necessidade de sair do escritório. Agora, melhor ainda, imagine se seus clientes pudessem assinar qualquer material no conforto de sua própria casa.

Pois é, com a Assinatura Eletrônica, essa realidade já pode ser praticada, e com muita facilidade. Através dos envios digitais de material para assinatura, nenhuma das partes precisa se locomover para assinar documentos: em casa, na praia, num restaurante, em qualquer lugar você e seu cliente podem assinar documentos importantes e com total validação jurídica.

Possibilidade de uso em qualquer dispositivo

Não é apenas por não precisar sair de casa que a assinatura eletrônica é tão bacana. Outro grande benefício dela é a possibilidade de assinatura em qualquer dispositivo fixo ou móvel.

É isso mesmo, você não precisa estar conectado a um computador para assinar aquele contrato importante. Pelo celular, tablet, notebook e muitos outros dispositivos você consegue resolver o problema. E tudo isso em apenas alguns cliques, porque sua assinatura eletrônica fica salva na ferramenta e pode ser utilizada no momento em que você precisar.

Sustentabilidade no mercado imobiliário

A sustentabilidade é uma pauta que está em voga no mercado imobiliário, assim como em diversos outros setores empresariais. Isso acontece porque o consumidor está cada vez mais voltado para pautas sociais e ambientais, e consequentemente mais preocupado em diminuir seus impactos no planeta Terra. Com a assinatura eletrônica, essa preocupação pode ser amenizada, uma vez que uma das grandes propostas da tecnologia é acabar com o uso desnecessário de grandes quantidades de papel. Além dos custos de impressão e reimpressão, o papel é também um recurso extra que hoje já pode ser evitado de maneira simples e rápida.

Redução de custos de transporte

Os dias de pagar motoboys e táxis para levarem documentos de um lado para outro acabaram! Com a assinatura eletrônica, você reduz em cem por cento o custo com transporte de documentações, uma vez que todos os contratos e documentos podem ser enviados digitalmente pela plataforma de assinatura eletrônica.

Modernização de processos internos

Finalmente, não podemos deixar de falar sobre como a Assinatura Eletrônica pode significar mais modernidade e eficiência para seus processos internos. Ao acabar com burocracias setoriais e dificuldades no fechamento de contrato, o processo de assinatura eletrônica traz muito mais transparência e produtividade à sua jornada comercial.

Conclusão: Assinar Eletronicamente é dar as mãos para o futuro

No artigo de hoje, pudemos acompanhar mais de perto sobre os grandes benefícios da assinatura eletrônica. Uma tecnologia segura, eficiente e promissora, a assinatura eletrônica inibe erros e extravios de documentos, ao mesmo passo que corta custos e carrega consigo a bandeira da sustentabilidade.

E você, está preparado para colocar sua empresa no caminho da modernidade e apostar na assinatura eletrônica? Entre em contato com um de nossos especialistas no CV – Construtor de Vendas e descubra como fazer isso acontecer!

Este conteúdo da Brain Inteligência Estratégica é oferecido para você pelo CV – Construtor de Vendas, o CRM mais completo do mercado imobiliário. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV te permite ter um panorama total de vendas e clientes na tela do computador.

Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização e agilidade na gestão de vendas. Quer conhecer mais? Conheça o site do CV!   

Para saber sobre o mercado imobiliário, gestão de vendas e outros assuntos atuais, acompanhe o blog do CV e nos siga no Instagram!    

Por enquanto é isso, mas em breve temos mais!

*O conteúdo expresso neste texto não necessariamente reflete a opinião da Brain.

Veja também:

A atuação da Cemara no interior de São Paulo – CONVERSA DE MERCADO com Marcos Dei Santi

Nessa Conversa de Mercado conduzida pelo sócio-diretor da Brain, Fábio Araújo, tivemos o prazer de conversar com Marcos Dei Santi,…

Tomada de decisões. Cada vez menos instinto. Cada vez mais ciência.

Decidir lançar um empreendimento imobiliário é um ato de coragem e a análise de mercado é feita com cada vez mais cautela.

Mercado imobiliário prevê movimentação positiva no segundo semestre do ano

O ano de 2020 foi um período difícil para a economia brasileira, diversos setores econômicos precisaram se adaptar ao novo…