Pesquisa de mercado: o que é e qual sua importância? - Brain

Este site utiliza cookies para a análise de uso. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Canal Brain

O maior portal de conteúdos sobre inteligência de mercado.

Pesquisa de mercado: o que é e qual sua importância?

15/09/2020, 15:14

É provável que você já tenha se deparado com o termo “pesquisa de mercado”, especialmente se trabalha com venda de produtos. Mas o que é exatamente a pesquisa de mercado, como ela é feita e qual sua importância para o sucesso de um empreendimento?

A pesquisa de mercado serve como termômetro capaz de gerar estatísticas sobre a demanda do mercado, satisfação do cliente, opiniões sobre o produto, e outras informações capazes de evitar problemas para seu negócio.

De acordo com pesquisa feita pelo SEBRAE em 2016, 1 em cada 4 empresas brasileiras fecham durante o primeiro ano de funcionamento. Dentre as dificuldades enfrentadas, as mais citadas foram a falta de clientes e conhecimento do mercado.

Tipos de pesquisa e seus objetivos

Dividida entre quantitativa e qualitativa, a pesquisa de mercado abrange desde pequenos negócios até empreendimentos de grande alcance. Ela pode ser utilizada para qualquer tipo de produto, seja uma marca de roupas, supermercado ou uma incorporadora de imóveis.

A pesquisa quantitativa gera resultados estatísticos baseados em um grupo representativo de potenciais clientes, e a partir dele, extrapola o resultado para uma noção mais abrangente do mercado.

Ela permite compreender o comportamento de consumo, satisfação do cliente, percepção da marca, tamanho da demanda, etc. Seu resultado costuma indicar relações de causalidade entre fatores.

Em relação ao mercado imobiliário, a pesquisa quantitativa pode ajudar a entender mais sobre a absorção dos imóveis e o que de fato importa para os clientes. Ou também conhecer o nível de demanda e a que preço essa demanda é sensível.

Já no caso da pesquisa qualitativa, a peça-chave é a subjetividade do cliente Enquanto a quantitativa gera estatísticas, a qualitativa investiga emoções, interesses e motivações do consumidor em profundidade.

Ela busca atributos específicos do produto e tem como objetivo responder às questões “O que?”,  “Como?” e “Por quê?”, e permite ao empresário analisar as reações do público-alvo.

Ambas pesquisas podem ser utilizadas simultaneamente, uma vez que mostram aspectos diferentes da opinião do público-alvo e, portanto, se complementam.

Para que serve uma pesquisa de mercado?

Seu maior objetivo é amparar a tomada de decisões dentro de uma empresa. Ela atua como uma ferramenta confiável e embasada em dados reais de como o seu produto vai ser melhor absorvido pelo mercado.

Para Marcos Kahtalian, sócio da Brain Inteligência Estratégica, a pesquisa reduz a incerteza na definição das características do produto. “Ela dá mais segurança para o empreendedor sobre seu projeto e, portanto, minimiza o risco do investimento”, afirma.

A exemplo do setor imobiliário, ela também sana dúvidas do incorporador.: Se um imóvel terá mais sucesso com a suíte ampliada ou diminuída, com ou sem sacada, qual a melhor localização para a construção de um determinado projeto, entre outras possibilidades.

Ou seja, se você conhece seu público-alvo, suas preferências, expectativas e também o que não querem, suas decisões serão mais acertadas e trarão perspectivas positivas para seu negócio.

Como fazer uma boa pesquisa de mercado?

O primeiro passo para a execução de uma boa pesquisa é definir qual informação se procura e a partir disso escolher o tipo da pesquisa que será aplicada.

Para obter dados estatísticos objetivos como porcentagens de recepção de produto, a pesquisa quantitativa pode ser uma boa opção para sua empresa e pode ser realizada através de questionários e enquetes.

Se, por outro lado, estiver interessado em investigar a dinâmica do seu produto no mercado e as opiniões dos clientes, a pesquisa qualitativa passa ser mais apropriada. Ela pode ser feita por meio de entrevistas e grupos focais.

Caso você tenha dúvidas quanto à realização da pesquisa, ou quer saber mais sobre suas características e aplicação, a Brain possui dois cursos que apresentam tudo o que você precisa saber sobre pesquisas de mercado.

Há anos no ramo das pesquisas e índices de mercado, a Brain Inteligência Estratégica oferece o curso Pesquisa de Mercado Quantitativa e Pesquisa de Mercado Qualitativa, para que você possa aprender como melhorar seu produto com quem sabe do assunto.

Veja também:

eBrain no GRI Loteamentos 2019

Nos dias 18 e 19 de setembro de 2019, aconteceu em São Paulo a 6ª edição do evento GRI Loteamentos…

Custo de construtoras sobe, lançamentos caem e setor busca governo

Confira matérias e reportagens do Brain na Mídia.

Homelend: alternativas para acelerar o processo de crédito – TECH TALKS com Guilherme Bruno

Tech Talks é uma série de entrevistas realizadas pela Brain Inteligência Estratégica com proptechs e construtechs. Nessa edição do “Tech…