Planejamento financeiro: Você deve começar agora mesmo! - Brain

Este site utiliza cookies para a análise de uso. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Canal Brain

O maior portal de conteúdos sobre inteligência de mercado.

Planejamento financeiro: Você deve começar agora mesmo!

28/01/2021, 14:27

Você sabia que economizar é um dos primeiros passos para ter um planejamento financeiro? Poupar dinheiro não é uma tarefa fácil, sempre tem um gasto aqui, um imprevisto ali. Porém, além de viver bem o presente, é necessário pensar se no futuro, você poderá viver tranquilo e sem preocupações causadas pela falta de dinheiro.

Fechar o mês no vermelho é uma preocupação constante para muitas pessoas. Contas, necessidades, gastos inesperados, tudo isso dificulta cumprir à risca o roteiro “planejar, ganhar e gastar”. É comum pular a fase de planejamento e partir direto para gastar.

Segundo o relatório Global do Sistema Previdenciário de 2020, publicado pela seguradora Allianz, na revista Infomoney, cerca de 90% dos brasileiros, com mais de 25 anos, não poupam dinheiro pensando em uma reserva futura. Talvez ainda contem com uma aposentadoria tradicional, que tem um futuro ainda muito nebuloso considerando a grande mudança de perfil etário da população. Ou talvez estejam ainda tão preocupados em garantir o presente, que nem tiveram tempo de pensar em preparar o futuro. No entanto, muito provavelmente é justamente nesta etapa da vida que a pessoa definirá a forma que conduzirá toda sua vida financeira.

Mas o que é, e, por qual motivo fazer um planejamento financeiro? Planejamento financeiro é encontrar equilibro entre a renda e os gastos, para que você consiga atingir objetivos de curto, médio e longo prazo.

Listamos aqui algumas dicas que apesar de simples, podem sem muito úteis.

  1. Para começar, o principal ponto a ser observado é não gastar mais do que ganha. O ideal mesmo é conseguir viver com no máximo 90% da sua renda. Se você ganha 100, viva com 90. Criar esse hábito é essencial para que você dê o pontapé inicial em uma boa administração do seu dinheiro.
  2. Faça seu planejamento financeiro considerando uma visão anual. Especialmente se você possui renda variável. Considerar um tempo maior de análise pode indicar que às vezes o dinheiro que parece estar sobrando, na verdade não está e deve ser guardado para gastos pontuais, tais como impostos (IPVA, IPTU) ou até mesmo uma viagem ou curso que deseja fazer. Mantenha as pessoas que fazem parte do seu círculo financeiro dentro do seu planejamento. Incluir todos que estão diretamente envolvidos tanto com os gastos, como com os objetivos de investimento fará com que sua estratégia funcione melhor.
  3. Crie metas e objetivos a serem alcançados, e elaborar uma boa estratégia para obter esses resultados. Saber o que fazer com seu dinheiro irá proporcionar o controle de suas receitas e despesas. Isso pode possibilitar que você invista seu dinheiro.
  4. Faça um acompanhamento constante. Um planejamento que não possa ser executado e acompanhado de perto, não é válido. Aqui a disciplina é o ponto chave. Focar sempre nos objetivos definidos pode ajudar muito nisso. De fato, são vários os benefícios desta prática. Criar uma disciplina financeira fará com que você e sua família prosperem, tenham uma melhor qualidade de vida e possa realizar os seus sonhos e objetivos.

Se após a leitura desse artigo você se animou para começar 2021 organizando sua vida financeira, que tal conhecer alguns cursos da eBrain que poderão lhe ajudar muito nisso?? Fica aqui a nossa dica e convite para conhecê-los. Um feliz e próspero 2021 para você!

Veja também:

O futuro dos imóveis e os imóveis do futuro

Nunca a convivência dentro da própria casa foi tão intensa para as famílias como vem sendo agora, pelo menos desde…

Gerenciando momentos de crise: oportunidade sim, mas dificuldade também

Enfrentamento estratégico de crise emrpesairiais: as dores de redução, as dores do crescimento e a oportunidade de crescimento.

Construção civil: Setor segue em expansão e otimismo fica em alta.

"Apesar dos efeitos da pandemia do novo coronavírus na economia, a construção civil tem sido a salvação para quem precisa…