Produtividade: como otimizar a performance do seu time imobiliário? - Brain

Este site utiliza cookies para a análise de uso. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Canal Brain

O maior portal de conteúdos sobre inteligência de mercado.

Produtividade: como otimizar a performance do seu time imobiliário?

04/11/2021, 11:16

Por equipe Construtor de Vendas

Não é fácil se manter produtivo em meio a tantas demandas. Com o mercado imobiliário, as coisas não são muitos diferentes, e atingir um alto nível de produtividade pode ser desafiador dentro dele.

A produtividade é o que nos ajuda a realizar uma alta performance seguindo padrões humanizados de produção. Dessa forma, o colaborador tem o protagonismo de suas atividades e, assim, pode se sentir mais confortável para fazer mais e melhor por sua empresa.

No artigo de hoje, vamos falar sobre produtividade. Afinal, o que ela é? Quais são os seus princípios básicos? Como atingir um bom índice de produtividade dentro da sua incorporadora? Tudo isso e muito mais você aprende agora, no Blog da Brain!

O que é produtividade?

Produtividade é o conceito que define a performance máxima possível com o menor índice de recursos. Ou seja, basicamente, produtividade é “fazer mais com menos”.

Dessa forma, a produtividade é um conceito qualitativo que leva em conta o contexto de produção, muito mais do que a produção em si. Por conta disso, podemos dizer que a produtividade se importa com o aspecto humano do processo produtivo, muito mais que apenas os resultados obtidos.

A produtividade preza pela hierarquização de tarefas, de modo que as mais relevantes sejam sempre executadas antes das demais. O grande objetivo por trás disso é dispender nossa maior força naquilo que trará mais retorno para a empresa.

No mercado imobiliário, não é incomum percebermos colaboradores desgastados pelas intempéries do trabalho. Para mudar isso, a produtividade no mercado imobiliário surge como um guia para pequenas, médias e grandes gestões: é uma nova forma de conceber o processo produtivo e tirar dele os melhores resultados.

Os 4 pilares da produtividade

Existem quatro principais fatores que influenciam a produtividade. Por conta disso, cada um deles deve estar alinhado ao outro de maneira que o nível de produção cresça de forma benéfica para todos.

Esses fatores são fixos e devem estar presentes em todo estudo sobre produtividade. Através deles, é possível perceber oportunidades, falhas e ameaças na cadeia produtiva e, assim, otimizar ainda mais o seu negócio.

Os quatro pilares da produtividade são:

  • Pessoas: as pessoas são a mão de obra principal de grande parte das cadeias produtivas, e com o mercado imobiliário não é diferente. São elas que compõem a maior parte da nossa força de venda, e por isso devem ser levadas em conta quando falamos sobre produtividade.
  • Processos: processos fazem parte de qualquer jornada comercial. Para garantir a produtividade, eles devem ser otimizados ao máximo e precisam ser compatíveis com o que se espera em termos de crescimento para a empresa.
  • Gestão: a gestão funciona como um guia de atividades, designando líderes, responsáveis e times. Portanto, a boa gestão deve ser uma prioridade dentro da busca por produtividade empresarial no mercado imobiliário.
  • Tecnologia: finalmente, a tecnologia é uma realidade que vem tomando cada dia mais espaço no mercado. Ela precisa ser utilizada da melhor forma, buscando diminuir retrabalhos, perdas e extravios de informação.

Dominando esses quatro pilares, você está apto a conhecer ainda mais sobre produtividade. Agora que você conhece as bases do conceito, é hora de entender qual é a diferença entre produtividade e produção. Vamos lá?

Produção x Produtividade: quais as diferenças?

Apesar de muito parecidos em nome, os conceitos de produção e produtividade não poderiam ser mais diferentes. Cada um deles engloba um processo distinto, que deve ser entendido em sua integridade.

Produção designa os aspectos quantitativos daquilo que acontece dentro de uma empresa. Ou seja, a produção é tudo aquilo que é produzido em “x” horas de trabalho. Esse valor pode ser mais alto ou mais baixo, a depender do colaborador, das condições de trabalho e outras variáveis.

A produtividade, por sua vez, possui, como dissemos anteriormente, atributos qualitativos. Nesse sentido, ela leva em consideração o histórico de produção do colaborador, seu contexto social, sua motivação e muito mais. Além disso, ela também é afetada caso algum dos quatro pilares expostos acima esteja em desfalque.

Em resumo, é possível dizer que a produtividade se preocupa mais com aspectos humanos, enquanto a produção não passa de um valor numérico que, embora muito importante, não avalia corretamente os seus funcionários.

Otimize a performance do seu time!

Até agora, você já aprendeu bastante sobre produtividade. Mas ainda falta uma coisa: descobrir, afinal, como estimular a produtividade dentro da sua própria empresa.

Ser produtivo pode ser desafiador, especialmente numa realidade digitalizada, em que a gestão se torna muito mais difícil. Contudo, ainda é possível produzir mais e melhor, motivar sua equipe e tornar seus times muito mais proativos e produtivos.

Quer saber como? Acompanhe!

Crie boas metas

As metas são perspectivas de futuro que tentamos atingir dentro de uma empresa. Para que você possa ser produtivo, é imprescindível que saiba criar boas metas, aquilo que chamamos de metas S.M.A.R.T.

Outro nome para as metas S.M.A.R.T. é “metas inteligentes”, o que faz todo o sentido. Essas metas são muito bem pensadas para que sejam alcançadas de acordo com a realidade da sua incorporadora, levando sempre em conta a mão de obra disponível, a visão de crescimento interno e o aumento da produtividade.

Uma meta pode ajudar sua equipe a se tornar mais produtiva à medida que incentiva a participação conjunta para o atingimento de um objetivo comum. E isso pode ser bastante benéfico para dar mais motivação, senso de realização e, claro, aumento de lucros.

Capacite seu time

Time capacitado é sinal de produtividade, sabia? Pois é, uma equipe bem qualificada em suas atividades tem muito mais chances de ser bem sucedida, e isso vale para quaisquer setores da sua incorporadora.

O mais importante é que seus times aprendam a trabalhar em conjunto e também em atividades interdepartamentais. Descobrir como lidar com outros setores é essencial para estimular a colaboração grupal, a motivação no trabalho e também a amizade entre áreas distintas.

Ao capacitar suas equipes, você está trabalhando ao mesmo tempo os pilares de pessoas e processos, essenciais para uma alta produtividade.

Use bem a tecnologia

Lembra quando falamos que a tecnologia é um dos quatro pilares da produtividade? É exatamente por isso que ela é uma das dicas de hoje.

A tecnologia nos possibilitou coisas que nunca julgamos necessárias. Hoje, podemos fazer muito mais e gastar muito menos através dela, e não é apenas isso. A tecnologia também se tornou nossa aliada primária de venda, possibilitando a expansão de marcas, o aumento de autoridade no mercado e muito mais.

Muitas são as possibilidades de tecnologia para o mercado imobiliário. De ferramentas de gestão de tarefas a grandes plataformas como o CRM, crescer com a tecnologia nunca foi tão fácil.

Realize a gestão do tempo

A gestão do tempo é uma forte amiga da produtividade. Com ela, você consegue hierarquizar diferentes tarefas com muito mais facilidade, e focar naquilo que verdadeiramente importa para o momento.

Uma eficiente gestão do tempo pode fazer milagres por sua produtividade, e ainda diminuir o gasto de tempo e recursos dentro da empresa. A metodologia volta seus esforços para a definição de atividades primárias e secundárias, o que auxilia sobremaneira nossa capacidade produtiva.  

Produtividade: a chave do sucesso

Chegamos ao fim de mais um artigo com uma certeza: a produtividade pode ser a chave para o seu sucesso. Através dela, é possível aumentar sua margem de lucro, dar mais motivação aos seus colaboradores e evitar gastos e perdas no processo comercial.

Que tal, agora, aplicar as dicas à sua empresa imobiliária e testar os benefícios da produtividade?

Se você gostou do artigo, não se esqueça de compartilhar com amigos, colaboradores e gestores.

Este conteúdo da Brain Inteligência Estratégica é oferecido para você pelo CV – Construtor de Vendas, o CRM mais completo do mercado imobiliário. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV te permite ter um panorama total de vendas e clientes na tela do computador.

Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização e agilidade na gestão de vendas. Quer conhecer mais? Conheça o site do CV!   

Para saber sobre o mercado imobiliário, gestão de vendas e outros assuntos atuais, acompanhe o blog do CV e nos siga no Instagram!    

Por enquanto é isso, mas em breve temos mais!

*O conteúdo expresso neste texto não necessariamente reflete a opinião da Brain.

Veja também:

Sinduscon Grande Florianópolis comemora 41 anos

''Uma das primeiras ações realizadas pelo Sinduscon Grande Florianópolis foi contratar a Brain Inteligência Estratégica, a fim de oferecer aos…

Edifícios de escritórios vão sobreviver à crise do coronavírus

Sempre gostei de mudanças, de explorar mundos novos, de ler sobre o futuro, e talvez por isso, quando eu era…

São Paulo Tech Week: entenda como funciona o evento – Gabrielle Veroneze e João Marcos Guirau

A São Paulo Techweek é a maior semana de inovação e tecnologia da América Latina. O evento, que aconteceu entre…