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Pesquisa Imobiliária Quantitativa

Fábio Tadeu Araújo - 4 horas

R$199,90

até 3x de R$ 72,81

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  • 1. Conhecendo a Brain
  • 2. Dicas para um bom aproveitamento do curso
  • 3. Apresentação do curso
  • 4. Fundamentos da pesquisa quantitativa
  • 5. Principais usos da quantitativa e suas razões
  • 6. Definição do universo de pesquisa e o cálculo amostral
  • 7. O desenho da pesquisa: o que se quer investigar?
  • 8. O que deve conter em um bom relatório de pesquisa quantitativa?
  • 9. O instrumento de coleta: o questionário
  • 10. Como redigir um bom questionário: erros e acertos
  • 11. Uso de escalas e tipo de escalas em pesquisa
  • 12. Perguntas filtro e perguntas teste e perfil demográfico
  • 13. Blocos de investigação em um questionário
  • 14. Definição de Universo e Amostra
  • 15. Cálculo amostral
  • 16. Processo de seleção amostral
  • 17. Cotas amostrais: quando e porque usá-las
  • 18. Problemas amostrais
  • 19. Teste do questionário
  • 20. Aplicação do questionário e aleatorieadade
  • 21. Escuta e monitoramento do trabalho de campo
  • 22. Checagem do trabalho de campo
  • 23. Métricas de coleta
  • 24. Fundamentos de uma boa análise
  • 21. A análise de intenção de compra
  • 26. A análise de aceitação do produto e seus atributos
  • 27. A análise da elasticidade de preço
  • 28. Estimativas de demanda
  • 29. Pesquisas de satisfação comercial e de pós ocupação
  • 30. Pesquisa com compradores e não compradores
  • 31. Pesquisas de recall de marca e pesquisa sobre o mercado
  • 32. Estudo geral de um mercado
  • 33. Pesquisas quantitativas para varejo e serviços
  • 34. Pesquisas por telefone
  • 35. Pesquisas por internet: características, usos e aplicações
  • 36. Investigação concorrencial por telefone
  • 37. Uso de Big Data
  • 38. Levantamentos com aplicativos e programas de mensagem
  • 39. A estrutura do relatório final
  • 40. Análises descritivas e recomendações
  • 41. Limitações da pesquisa
  • 42. A necessidade de análises complementares
  • 43. Quantos vão comprar, quem são e onde estão: após o principal, atenção às minúcias
O curso Pesquisa Imobiliária Quantitativa  apresenta as características, aplicações, recursos, usos e melhores práticas da pesquisa quantitativa voltada para o mercado imobiliário. Neste curso você aprenderá como estimar o tamanho do mercado e quantificar a aceitação e rejeição do produto, assim como análises estratificadas por renda, intenção de compra e demais análises.

Nesse curso você aprenderá:

  • A quantificação da demanda: como estimar o mercado para o seu produto
  • Pesquisa quantitativa voltada para o mercado imobiliário, características, aplicações, recursos, usos e melhores práticas
  • Como estimar o tamanho do mercado e quantificar a aceitação e rejeição do produto
  • Análises estratificadas por renda, intenção de compra e demais análises

Quem pode fazer o curso:

Incorporadores e Construtoras, gestores de marketing e comunicação de empresas de incorporação e construção, imobiliárias, gerentes e marketing, empreendedores do mercado imobiliário.

Como funciona o curso:

O curso Pesquisa Imobiliária Quantitativa é apresentado em vídeo curtos e dinâmicos de aproximadamente 3 minutos cada um, que totalizam 4 horas. Os assuntos abordados são divididos em 43 capítulos distribuídos em 9 módulos. Além disso, o curso inclui também um material de leitura complementar e oferece todo o suporte necessário via fórum de dúvidas, chat e lista de avaliações. Ao concluir todos os módulos o aluno ainda recebe um certificado, comprovando a sua participação e aprendizado.

Módulo 1: Introdução

  • Capítulo 1: Conhecendo a Brain

  • Capítulo 2: Dicas para um bom aproveitamento do curso

  • Capítulo 3: Apresentação do curso

Módulo 2: A pesquisa quantitativa e seus fundamentos

  • Capítulo 4: Fundamentos da pesquisa quantitativa

  • Capítulo 5: Principais usos da quantitativa e suas razões

  • Capítulo 6: Definição do universo de pesquisa e o cálculo amostral

  • Capítulo 7: O desenho da pesquisa: o que se quer investigar?

  • Capítulo 8: O que deve conter em um bom relatório de pesquisa quantitativa?

Módulo 3: A pesquisa quantitativa e seus elementos

  • Capítulo 9: O instrumento de coleta: o questionário

  • Capítulo 10: Como redigir um bom questionário: erros e acertos

  • Capítulo 11: Uso de escalas e tipo de escalas em pesquisa

  • Capítulo 12: Perguntas filtro e perguntas teste e perfil demográfico

  • Capítulo 13: Blocos de investigação em um questionário

Módulo 4: O Processo Amostral

  • Capítulo 14: Definição de Universo e Amostra

  • Capítulo 15: Cálculo amostral

  • Capítulo 16: Processo de seleção amostral

  • Capítulo 17: Cotas amostrais: quando e porque usá-las

  • Capítulo 18: Problemas amostrais

Módulo 5: A execução de campo

  • Capítulo 19: Teste do questionário

  • Capítulo 20: Aplicação do questionário e aleatorieadade

  • Capítulo 21: Escuta e monitoramento do trabalho de campo

  • Capítulo 22: Checagem do trabalho de campo

  • Capítulo 23: Métricas de coleta

Módulo 6: A análise quantitativa: o que é e como fazer uma boa análise

  • Capítulo 24: Fundamentos de uma boa análise

  • Capítulo 21: A análise de intenção de compra

  • Capítulo 26: A análise de aceitação do produto e seus atributos

  • Capítulo 27: A análise da elasticidade de preço

  • Capítulo 28: Estimativas de demanda

Módulo 7: Aplicações diversas para pesquisas Quantitativas

  • Capítulo 29: Pesquisas de satisfação comercial e de pós ocupação

  • Capítulo 30: Pesquisa com compradores e não compradores

  • Capítulo 31: Pesquisas de recall de marca e pesquisa sobre o mercado

  • Capítulo 32: Estudo geral de um mercado

  • Capítulo 33: Pesquisas quantitativas para varejo e serviços

Módulo 8: Quantitativas por telefone e internet

  • Capítulo 34: Pesquisas por telefone

  • Capítulo 35: Pesquisas por internet: características, usos e aplicações

  • Capítulo 36: Investigação concorrencial por telefone

  • Capítulo 37: Uso de Big Data

  • Capítulo 38: Levantamentos com aplicativos e programas de mensagem

Módulo 9: O relatório final da pesquisa quantitativa

  • Capítulo 39: A estrutura do relatório final

  • Capítulo 40: Análises descritivas e recomendações

  • Capítulo 41: Limitações da pesquisa

  • Capítulo 42: A necessidade de análises complementares

  • Capítulo 43: Quantos vão comprar, quem são e onde estão: após o principal, atenção às minúcias

  • Fábio Tadeu Araújo

    Sócio Diretor da Brain

    Doutorando e Mestre em Gestão Urbana em Gestão Urbana pela PUC-PR, Mestre em Organizações e Desenvolvimento pela FAE Business School, MBA em Gestão de Projetos pelo IBMEC-RJ, Pós-Graduado em Economia Empresarial e em Negócios Internacionais. Economista prêmio Paraná de Economia de 2002, pelo CORECON-PR. É consultor do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento – para assuntos de habitação na América Latina; assessor de Economia e Mercado da Ademi Paraná; professor de pós graduação em Economia e em Pesquisa de Mercado. Sócio Diretor da BRAIN, onde já coordenou estudos de mercado em mais de 250 cidades do Brasil.

Overview

  • Horas de aula

    4 horas de aula

  • Número de vídeos

    51 vídeos disponíveis

  • Materiais para download

    3 materiais complementares

  • Certificado de Conclusão

    Certificado de Conclusão

  • Acesso online em qualquer lugar

    Acesso online em qualquer lugar

  • Acesso online em qualquer lugar

    30 dias de acesso ao curso

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