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Redes sociais e processo de vendas: a dupla capaz de reinventar uma empresa

13/07/2021, 11:58

Por Fábio Garcez

A tecnologia se tornou indispensável no nosso dia a dia, não há como negar.

Para permanecerem relevantes, muitas empresas, de quaisquer que sejam os setores, têm buscado ao máximo o braço direito da tecnologia em seus processos comunicacionais. Essa migração em massa, apesar de atual, faz todo o sentido: é para o ambiente digital que o mundo converge, afinal. Nós somos, em diferentes graus, adeptos a processos cada vez mais virtualizados.

O mercado imobiliário segue o mesmo fluxo. Hoje, muitas construtoras e incorporadoras do segmento visam a modernização de atividades se estabelecendo num populoso universo: o das redes sociais.

Hoje, vamos falar sobre essa grande oportunidade de vendas que se apresenta nas mídias digitais: as redes sociais têm crescido e reescrito nossas formas de fazer negócio; para continuarmos progredindo, precisamos nos habituar a elas e utilizá-las estrategicamente. Não se engane: a boa presença digital pode reinventar seu processo de vendas.

Então que tal apertar o cinto e descobrir como as redes sociais podem impulsionar seu processo de vendas? Vem com a gente!

Qual a importância de utilizar as redes sociais estrategicamente?

O uso estratégico das redes sociais pode tirar uma empresa do chão. Através dela, você pode conhecer melhor o seu público-alvo, criar novas formas de relacionamento e estabelecer um novo canal de comunicação direta com seu cliente. Além disso, as redes sociais podem funcionar como a vitrine da sua incorporadora, expondo suas soluções para o lead em poucos cliques.

Criação de um canal de comunicação

Como dissemos anteriormente, sua presença nas redes sociais acaba criando um novo canal de comunicação direta. Quando bem utilizadas, elas permitem que você responda cada potencial cliente com mais personalização e rapidez. Mas você sabe por que isso é importante?

Nas redes sociais, sua incorporadora pode:

  • Tirar dúvidas específicas de qualquer cliente
  • Engajá-lo numa comunicação mais pessoal via Direct Message
  • Diminuir o tempo de espera de resposta, evitando que ele procure o concorrente
  • Interagir nos comentários e, assim, mostrar-se acessível.

Os ganhos são muitos quando você se propõe a criar um novo canal de comunicação. Mas atenção! Esses benefícios só podem ser vistos quando bem aplicados, por isso leia nosso texto até o fim e descubra as boas práticas da técnica. Assim, você garantirá a assertividade da sua estratégia.

Autoridade multiplataforma

Ter a cara da sua empresa em diversas plataformas ajuda tanto sua autoridade quanto seu brand awareness (lembrança de marca por potenciais clientes).

Usando as melhores táticas de presença na rede social, sua empresa constrói uma imagem de maior autoridade. Dessa forma, ela pode passar a ser visitada e até compartilhada por parceiros e outras personalidades do segmento. Acumulando seguidores e bons indicadores na página, você pode se tornar uma referência no mercado. Tudo isso através das redes sociais!

Outra grande contribuição para a autoridade da sua marca é a possibilidade de encontrá-la online ativamente. Assim, um potencial cliente que ouviu falar de você pode pesquisar sua marca e encontrar bons assuntos atribuídos a ela. Tentador, não é mesmo?

Apelo a um público maior

O consumidor 4.0 está nas redes sociais. Então você também deve estar lá!

Através da presença digital, você pode encontrar novos públicos interessados e um volume ainda maior do público já existente. Atualmente, grande parte da população está na internet e, por conta disso, sua empresa deve garantir um lugar próprio dentro dela. Certificando a exposição a um maior número de pessoas interessadas, sua lista de contatos pode aumentar sobremaneira.

Como utilizar corretamente as redes sociais na sua incorporadora?

Navegando pela internet, você já deve ter percebido que o que não nos falta hoje é a presença de marcas no ambiente digital. Elas chegaram para ficar, mas só aquelas com uma boa estratégia conseguem destaque e assertividade nas mídias digitais. Portanto, não é necessário apenas existir numa rede social: você precisa aprender a prosperar dentro dela.

Vamos aprender agora como utilizar corretamente as redes sociais da sua organização:

Conheça a linguagem do público

Não adianta falar se as pessoas certas não estiverem dispostas a escutar.

Nós gostamos de interagir com quem “fala nossa língua”; portanto, é indispensável que sua incorporadora conheça a linguagem do público e se comunique de acordo. Leve em consideração o perfil traçado por sua empresa, pesquise sobre ele e entre na mente do consumidor: entenda quais são seus anseios.

Toda a sua abordagem comunicacional deve levar em conta o público: ele é mais jovem? Mais maduro? Constitui família? A qual classe social ele pertence? Quais são suas redes sociais mais utilizadas?

Essas informações podem te dar pistas de como utilizar uma linguagem específica em favor da empresa.

Produza conteúdo de valor

Seu Instagram é uma vitrine, mas não apenas isso! Muito além de uma simples plataforma de varejo, essa e outras redes sociais servem para compartilhamento de conteúdos e experiências. Então, controle o apelo ao seu produto: misture postagens de venda com criação de conteúdos de valor.

Fale sobre os principais interesses da sua persona, ajude-a a entender algumas curiosidades sobre o mercado, esteja disposta a ajudá-la em suas dores. Só então apele para a venda! E não esqueça: o que sua empresa busca na rede social é cultivar um relacionamento, não somente vender um produto.

Utilize mais de uma rede social

A diversificação pode contar muito para a assertividade dentro da internet. É importante que sua organização utilize, se possível, mais de uma mídia digital. Assim, você garantirá diferentes possibilidades de captação de leads.

O Instagram é uma rede que tem crescido muito nos últimos anos. Mas, além dela, existem outras opções auxiliares como LinkedIn, plataforma com o maior índice de leads qualificados, e Facebook, rede social mais utilizada do Brasil em 2021.

Aposte na produção de vídeos

A criação e o consumo de materiais audiovisuais estão em alta no país e no mundo. Não deixe de embarcar nessa novidade!

Muitas redes sociais se moldaram a essa nova necessidade comunicacional: o vídeo. Agora, grande parte das mídias digitais, como o Instagram, contam com diferentes modalidades de produção e publicação de vídeos para a plataforma. Ou seja, você não precisa ser um expert. Com uma filmagem de qualidade e apenas alguns minutos, um novo vídeo nasce.

Aposte em vídeos humanizados e dinâmicos. Nada de produções excessivamente longas e paradas: você deve oferecer modernidade e energia em seus vídeos, para garantir o engajamento do público do começo ao fim.

Crie gatilhos que estimulem a necessidade

Finalmente, convidamos você a estimular a mente do seu cliente através das redes sociais.

“Peça sua demonstração e receba 1 mês de graça” e “Fale agora com um de nossos atendentes”, por exemplo, são sentenças impositivas que estimulam uma sensação de necessidade no cliente. Essa é uma técnica de copywriting muito comum e eficaz, que trabalha em cima dos chamados “gatilhos mentais”.

Os gatilhos mentais são estímulos de ação enviados por nosso cérebro. Para economizar nossa energia, nós aprendemos a interpretar alguns sinais como chamados para a ação automática: por isso o nome gatilho, pois induz uma resposta rápida do cérebro.

Você pode utilizar gatilhos de escassez (“Enquanto durar o estoque”), exclusividade (“Apenas 6 unidades produzidas em todo o país”) ou prova social (“Mais de 10.000 pessoas utilizam e aprovam nossa solução”). Além deles, existem muitos outros gatilhos mentais funcionais e simples, que podem ser utilizados na comunicação entre marca e lead.

Estar conectado é uma necessidade

No conteúdo de hoje, pudemos perceber que se manter conectado não é mais uma questão de vontade: é uma necessidade latente. O mundo digital pode abrir portas para sua empresa e provocar resultados muito eficazes. O que resta é arregaçar as mangas e partir para o trabalho.

Construa sua presença nas redes sociais a partir das dicas e nos conte o que achou!

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Por enquanto é isso, mas em breve temos mais!

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