Tendência Florescente: Bem-Estar Natural nos Empreendimentos - Brain

Este site utiliza cookies para a análise de uso. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Canal Brain

O maior portal de conteúdos sobre inteligência de mercado.

Tendência Florescente: Bem-Estar Natural nos Empreendimentos

04/09/2020, 16:49

Há no mercado imobiliário uma tendência florescente: os clientes buscam cada vez mais bem-estar natural no seus lugares de viver e morar.

É a necessidade de equilibrar todo esse concreto e aço.

Mais espaços verdes, plantas, água, materiais naturais, luz e ventilação natural trazem bem-estar e são fator crescente de valorização dos empreendimentos imobiliários.

Desde o início de sua existência, os humanos interagem continuamente com a natureza. Como todos os outros seres vivos em nosso planeta, evoluímos em contato permanente com a natureza. Esquecemos muitas vezes que somos realmente parte da natureza. Somos animais que começaram a existir da mesma forma que todos os outros seres fizeram: em um ecossistema natural. A natureza é necessária para o nosso senso básico de experiência estética e de ordem no mundo. Ter a natureza ao redor é uma necessidade inata de conexão e afetividade das pessoas.

Diversos estudos indicam que a inclusão verde no ambiente em que vivemos influencia beneficamente nossa saúde e bem-estar:

  • Melhora o desempenho cognitivo: atenção, memória e linguagem;
  • Aumenta nossa capacidade criativa;
  • Aumenta a autoestima;
  • Melhora o humor;
  • Reduz o stress, agitação e da agressividade com níveis menores do hormônio do estresse cortisol;
  • As ondas cerebrais ficam mais “meditativas”, de uma mente estressada para um estado calmo e alerta;
  • A exposição de espaços verdes no início da vida pode resultar em mudanças estruturais benéficas no cérebro como aumento da criatividade e auto-estima das crianças e redução da hiperatividade;
  • Melhora do estado de saúde mental e redução das taxas de doenças mentais;
  • Efeito restaurador na função cognitiva e emocional.

Biofilia é a disciplina que estuda este fenômeno e sua aplicação na arquitetura e no design. Veja mais no blogbook 7 Benefícios do Paisagismo Biofílico https://www.takedadesign.com.br/post/blogbook-volume-1

A pessoas buscam novas formas de viver e morar. Por isso cresce a importância da criação de experiências de bem-estar natural para as pessoas.

O Mercado Imobiliário vem absorvendo essa tendência alinhando os projetos às demandas de mais bem-estar natural nos empreendimentos.

Veja também:

Vendas de imóveis avançam, mas lançamentos têm queda no Brasil

Brasília – As vendas de apartamentos novos cresceram no primeiro trimestre, mas, devido à pandemia de Covid-19, a construção civil…

Mobilidade urbana e a utilização das cidades – CONVERSA DE MERCADO com Ricardo Marar

A São Paulo Techweek é a maior semana de inovação e tecnologia da América Latina. O evento, que aconteceu entre…

Webinar Brain | O negócio imobiliário mudou: como criar conceitos de produtos vencedores