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Tendências de compra e venda imobiliária: o que tem sido feito?

19/11/2021, 16:46

Por Equipe Construtor de Vendas

O mercado imobiliário costuma, de tempos em tempos, se reinventar para melhor nos atender. Com a pandemia do novo Coronavírus, a situação não foi diferente. O isolamento nos despertou a necessidade de rever a forma como nos relacionamos com os imóveis. E, consequentemente, influenciou também na forma como são vendidos esses imóveis. Surgem, então, as novas tendências de compra e venda imobiliária.

Essas tendências representam o que há de mais novo em termos de comercialização dentro do setor da construção. É possível perceber, assim, que elas seguem um padrão de digitalização cada vez maior, que em muito se comunica com as características do novo comprador, o consumidor 4.0.

Digitalização

Além disso, as tendências de compra e venda também refletem as novidades que o mercado, por si próprio, tem criado. Um exemplo disso é a venda consultiva, que veremos a seguir. A premissa desse novo modelo é instituir um processo de venda no qual o vendedor atue também como consultor, numa preocupação cada vez maior com as necessidades do cliente e sua experiência de compra.

Sem mais delongas, vamos agora descobrir as novas tendências de compra e venda imobiliária. Acompanhe este artigo, produzido numa parceria entre CV CRM e Brain Inteligência, e fique por dentro do assunto!

Tendências de venda:

Vendas Consultivas

Você já ouviu falar nas vendas consultivas? Em suma, as vendas consultivas são um modelo comercial no qual o vendedor atua também como consultor no ato da venda.

O objetivo por trás da metodologia é trazer o foco para a experiência do comprador, buscando otimizar sua jornada de compra a todo momento. Sendo assim, o modelo consultivo propõe o uso de muitas perguntas abertas e muita liberdade para que o cliente explique seu problema.

Entrega de chaves

Além disso, dentro do modelo, o vendedor deve aplicar uma linguagem mais didática, oferecendo dicas para resolução do problema que vão além da solução que está tentando vender. Ou seja, é oferecida, de fato, uma mini consultoria, que preza pelas dores do cliente e busca entendê-las muito antes de solucioná-las.

Equipes de pré-atendimento

As equipes de pré-atendimento são aquelas que atuam antes do atendimento. Elas funcionam como um elo conector entre o Marketing e o Comercial, contatando os leads que chegam do primeiro em direção ao segundo.

Por trás da equipe de pré-atendimento, existe um benefício latente para a atualidade: a agilidade no contato com o cliente. Hoje em dia, o consumo é muito mais rápido e oscilante. Portanto, se você demorar a responder um cliente, outra empresa tomará seu lugar facilmente.

Pessoas conversando

Dessa forma, estimular o contato mais eficiente possível é uma necessidade básica para se manter no jogo dentro do mercado imobiliário. E uma equipe de pré-atendimento pode fazer exatamente isso pela sua empresa.

Prospecção por Inbound Marketing

O Inbound Marketing é a metodologia que busca, através da estratégia de produção de conteúdo relevante, atrair e converter clientes (Resultados Digitais).

Diferentemente da prospecção usual, conhecida como outbound, o Inbound Marketing visa construir uma presença digital com autoridade e reconhecimento, de modo que o público vá até você deliberadamente. Dessa forma, podemos categorizar:

  • Outbound: modelo tradicional de prospecção, no qual a equipe procura o cliente ativamente.
  • Inbound: modelo moderno de prospecção, no qual a empresa se faz relevante aos olhos do cliente, atraindo-o para si.
Inbound marketing

Estratégias do Inbound Marketing incluem: criação de conteúdo para redes sociais, blog, site, landing pages, ebooks, planilhas e tudo aquilo que atraia o interesse genuíno do público-alvo.

Assinatura Eletrônica

A assinatura eletrônica é um fenômeno relativamente novo no mercado imobiliário. Todavia, isso não significa que não seja relevante; muito pelo contrário! O processo vem ganhando bastante notoriedade dentro do setor.

Não era de se esperar outra coisa. A assinatura eletrônica é um grande acelerador de processos que antes podiam ser vistos como particularmente burocráticos. Assinar documentos nunca foi tão fácil e prático.

Através dela, você e seu cliente podem assinar contratos e outros materiais sem sair de casa e em qualquer dispositivo. Trabalhando através de aplicativo, a assinatura eletrônica é compatível com os mais diferentes formatos de tela.

Assinatura eletrônica

Segundo a revista Exame, os resultados da Assinatura Eletrônica já são promissores em diferentes setores. A companhia analisada pela revista apresentou redução de incríveis 99% no tempo médio de autenticação de contratos, uma realidade que pode se estender para as mais diversas empresas.

Com o CV – Construtor de Vendas, por exemplo, um contrato pode ser assinado em apenas 5 minutos. O CRM, que conta com a integração à empresa de assinatura eletrônica DocuSign, promete uma economia de tempo expressiva e mais qualidade na gestão comercial através da assinatura eletrônica.

Funil de pós-venda

Por incrível que possa parecer, o pós-venda ainda é um esforço negligenciado por empresas do mercado imobiliário. Por algum motivo, as organizações se contentam em minguar seus esforços após a venda, deixando o cliente desamparado e insatisfeito.

Funil de vendas

Pois bem, o funil de pós-venda chega forte como uma tendência de venda para mostrar que o ciclo comercial não termina após a entrega das chaves. Muito pelo contrário, é a partir daí que começa uma das coisas mais importantes para o consumidor 4.0: a criação do relacionamento.

O funil de pós-venda é o conjunto de estratégias que se inicia após a venda, e é composto pelos seguintes estágios: adoção, retenção, expansão e divulgação. Cada um deles é pensado de forma que o cliente se aproxime cada vez mais da marca, até que, por fim, torne-se divulgador espontâneo do seu negócio para outros clientes.

Tendências de compra:

Compras 100% Digitais

Quem diria que viveríamos num mundo onde comprar imóveis não precisaria mais de grandes deslocamentos? Pois é, a digitalização das vendas entrou no mercado para comprovar que até mesmo os grandes investimentos podem ser feitos facilmente.

Compra online

Não coincidentemente, a compra totalmente digitalizada se tornou uma tendência. Ora, se o próprio consumidor vive numa realidade grandemente consumida pela tecnologia, por que o processo de compra não seguiria o mesmo fluxo?

Agora, optamos por forte presença online para nossas transações. Nossa comunicação é realizada através de chats e aplicativos de mensagem instantânea, simulações são realizadas online e até mesmo os tours podem ser feitos através de vídeo. Ou seja, estar digitalizada é essencial para qualquer empresa imobiliária que quer se manter relevante.

Busca por locais afastados do centro

Uma das coisas que a pandemia nos revelou é quão insatisfeitos nós estamos com nossas casas. Morar próximo aos grandes centros comerciais, sonho de muitos, acabou se mostrando um verdadeiro pesadelo para quem se viu impedido de sair de casa durante o isolamento social.

Comércio na pandemia

Por conta disso, até mesmo a forma como compramos casas mudou: atualmente, o êxodo dos centros urbanos para os locais mais afastados é uma realidade crescente. As famílias buscam por espaço, lazer e, sobretudo, paz.

Mas a crescente busca por moradias distantes do centro não é somente um fruto da pandemia. Ela promete se manter por muitos anos, uma vez que a estrutura de trabalho remoto tomou conta de grande parte das empresas nos últimos anos. Pois é, “sair para trabalhar” irá se tornar uma realidade cada vez mais distante, assim como os próprios centros comerciais.

Priorização de lazer interno

Com o afastamento dos centros, chega também a priorização do lazer nas proximidades. Sair de casa se tornou um privilégio, ao passo que a pandemia avançou em número de vítimas. Portanto, opções de lazer dentro de casa se fizeram cada vez mais necessárias.

Pai e filho jogando video game

Além disso, outra prioridade sendo considerada pelo comprador é o espaço aberto. De tal maneira, imóveis muito apertados e escuros tendem a ser cada vez menos procurados e relevantes dentro do cenário imobiliário, dando espaço a casas arejadas e mais confortáveis.

Conclusão

No artigo de hoje, nós pudemos conhecer mais sobre as tendências de compra e venda do mercado imobiliário. Mas, acredite, essas não são as únicas. As tendências estão sempre se renovando e adquirindo novas formas, e é papel das empresas estarem sempre atualizadas naquilo que mais pode satisfazer o seu cliente.

Uma das melhores formas de acompanhar tendências com eficiência e facilidade é através da tecnologia. Consuma conteúdos sobre o tema, esteja atento aos principais portais de notícias e, mais que tudo, ouça seu cliente. Descubra seus anseios, desejos e perspectivas para o futuro.

Assim, você conseguirá crescer tanto em lucros quanto em adeptos da sua marca.

Atualização de notícias

Este conteúdo da Brain Inteligência Estratégica é oferecido para você pelo CV – Construtor de Vendas, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV te permite ter um panorama total de vendas e clientes na tela do computador.

Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização e agilidade na gestão de vendas. Quer conhecer mais? Conheça o site do CV!   

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Por enquanto é isso, mas em breve temos mais!

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