| Emprego formal na construção civil tem o melhor resultado nos oito primeiros meses do ano desde 2012

Este site utiliza cookies para a análise de uso. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Canal Brain

O maior portal de conteúdos sobre inteligência de mercado.

Emprego formal na construção civil tem o melhor resultado nos oito primeiros meses do ano desde 2012

18/10/2021, 17:35

Por Márcio Norberto

O setor da construção civil teve o melhor resultado no acumulado de janeiro a agosto deste ano desde 2012. Nos oito primeiros meses do ano, o segmento gerou quase 238 mil vagas de emprego com carteira assinada. É o que mostra os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e analisados pela assessora econômica do Sinduscon-MG e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos, no webinar realizado na manhã desta terça-feira (5), pela Brain Inteligência Estratégica em parceira com o Sinduscon-MG. O evento, que teve como tema central Perspectivas da Economia Brasileira e do Mercado Imobiliário, contou também com dirigentes da Brain, o sócio-fundador Marcos Kahtalian, e o sócio-diretor Fábio Tadeu Araújo. 

A boa notícia trazida pelos especialistas é que, segundo os dados apresentados, todos os segmentos produtivos da economia apresentaram resultados positivos no acumulado de janeiro a agosto deste ano quando comparados a igual período em 2020. Vasconcelos ponderou que, por mais que a taxa de desemprego se mostre ainda elevada, na casa dos 14 milhões, todos os segmentos estão voltando a crescer depois de meses em baixa devido ao contexto de pandemia, e à medida em que a vacinação avança os setores retomam também o crescimento.

Além do indicador do emprego formal em várias atividades produtivas, o webinar esmiuçou, entre outros assuntos relacionados à economia do País, a projeção do crescimento econômico, a inflação, a taxa Selic e as tendências do mercado imobiliário daqui pra frente. Os números podem ser acessados na íntegra fazendo download do material ao final desta matéria. O webinar também está disponível no canal da Brain no Youtube.

Em relação à geração de emprego formal no segmento da construção civil, quando se observa os números mais detalhadamente, é possível constatar que o crescimento no setor foi alavancado principalmente pelo mercado imobiliário. O avanço refletiu positivamente no setor da construção em três aspectos principais, conforme pontuou Kahtalian: “expansão do crédito, taxa básica de juros e mudanças comportamentais do público derivadas da pandemia”.

Outro número destacado na análise feita por Araújo é a escalada de empregos formais no setor da construção que alcançou mais de 2,5 milhões de trabalhadores com carteira assinada. De acordo com o dirigente da Brain, “nós estamos num arranque forte da evolução no acumulado em doze meses”, comentou. “Há tempo isso não acontecia”, complementou Vasconcelos que salientou ainda o “aspecto socioeconômico” desses números para a economia de modo geral, ou seja, mais empregos formais refletem em geração de renda e no poder de consumo do trabalhador, dessa forma, portanto, fazendo girar o ciclo econômico.

Para conhecer os números da apresentação em detalhes, faça download do material apresentado no webinar clicando no botão abaixo. É possível também assistir novamente ao webinar acessando o canal da Brain no Youtube.

Veja também:

Evolução econômica de Goiânia depende da participação da indústria

Temos sido destaque em alguns dos principais portais de notícias do Brasil, com nossas pesquisas e análises de mercado. Confira algumas dessas matérias.

Por que investir no mercado imobiliário em 2020

Há alguns anos, presenciamos uma crise econômica que atingiu não só o Brasil, mas o mundo inteiro. Desde então, o…

[3ª Onda] Covid-19: impactos e desafios para o mercado imobiliário – o que mudou nos últimos 30 dias

Baixe a apresentação completa: https://materiais.ebrainead.com.br/apresentacao-3a-onda_covid-19-merc-imob A série de pesquisas sobre os impactos do COVID-19 no mercado imobiliário realizada pela Brain…