Atualizado por último em setembro de 2022
Autor
Evento trouxe para o centro do debate importantes temas que projetam o futuro da incorporação imobiliária no Brasil e no mundo
Quanto tempo é necessário para se preparar para a inovação? Qual ferramenta é mais adequada para o seu negócio? Essas perguntas nortearam os debates, painéis e conversas da 3ª edição do Fórum de Inovação e Liderança da Incorporação (FILI), realizado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC). O evento aconteceu ontem (5), em São Paulo, e a programação foi realizada em formato híbrido. O objetivo do FILI é colocar em destaque experiências inovadoras, concretas e significativas para o mercado de incorporação imobiliária. Segundo a organização do evento, “criar um espaço para compartilhar a visão do futuro do mercado imobiliário, com o desenvolvimento da tecnologia e inovação”.
Grandes nomes do setor, especialistas em inovação e tecnologia, e autoridades públicas foram reunidos para compor uma recheada programação que debateu, entre outros assuntos, o compromisso da liderança no setor da incorporação, inovações no funding para o mercado imobiliário e metaverso no mercado imobiliário. Na abertura, Luiz França, presidente da ABRAINC, e Daniella Marques Consentino, presidente da Caixa Econômica Federal, falaram sobre: O mercado imobiliário está preparado para um futuro remoto?
Para falar sobre o tema “A realidade do metaverso no mercado imobiliário”, o convidado foi Fábio Tadeu Araújo, CEO da Brain Inteligência Estratégica. Araújo apresentou dados de uma pesquisa inédita realizada pela Brain sobre a temática do metaverso e sua relação com o mercado imobiliário. Desenvolvido para o ambiente dos games, o metaverso vem se expandindo para outras áreas e atividades e já interage com o mercado imobiliário.
O CEO da Brain realizou ainda a mediação do painel sobre “O compromisso da liderança no setor de incorporação”. Os convidados deste encontro foram Eduardo Fischer, CEO da MRV, Ronaldo Cury, diretor de relações institucionais e investimentos da Cury Construtora, Marcelo Yunes, CEO da Yuny e Patricia Veiga, gestora de desenvolvimento humano e organizacional, e assessora de novos negócios da Patrimar Engenharia.
Esta edição do FILI trouxe diversas atividades diferentes, uma delas foi Match de Inovação, que se constituiu numa ação dentro da programação FILI e teve como propósito conectar incorporadores e construtoras às empresas e startups que buscam soluções inovadoras para o setor. O Head da Brain para São Paulo, Hamilton de França Júnior, levou sua experiência para este eixo da programação.
Do físico para o virtual, essa foi outra novidade do FILI 2022 que desenvolveu uma arena digital na qual o público pode acompanhar toda a programação. A Brain aderiu à ideia e teve estande físico e digital. No ambiente virtual, o estande ficará disponível até o dia 5 de agosto e lá é possível conhecer e ter acesso a produtos e conteúdos desenvolvidos pela Brain, saber sobre os projetos e conversar com nosso time.