Atualizado por último em agosto de 2022
Autor
Pensar em gestão empresarial é ter no horizonte o planejamento logístico como estratégia para tornar os processos da empresa mais eficientes. A logística empresarial tem a finalidade de mapear todos os processos que fazem parte da cadeia de produção, corrigir gargalos que podem estar presentes nas etapas do processo, aprimorar os estágios de produção para, ao final do ciclo produtivo, entregar o produto ao cliente com segurança, agilidade e eficiência.
Diante do dinamismo e da competitividade que envolvem o mercado de negócios, a logística empresarial configura-se como um instrumento de gestão que busca maior eficiência nos processos, redução de custos e maior lucratividade.
Preparamos este artigo que traz o conceito de logística empresarial, porque esta estratégia de gestão é importante nas empresas e apresentamos ainda algumas dicas para o desenvolvimento da logística empresarial.
Neste artigo você encontra:
Quando se fala em logística empresarial a primeira ideia que vem à cabeça é a de otimização de processos produtivos, ou seja, tornar mais eficiente aspectos que fazem parte do dia a dia da empresa como, por exemplo, gerenciar estoque, distribuir os produtos, realizar tratativas com fornecedores, entre outros pontos relacionados à rede de produção. Certamente, esta é uma compreensão correta sobre logística empresarial.
Através dela, busca-se, portanto, aprimorar a operação, torná-la mais eficiente (desde o ponto inicial da cadeia produtiva ao ponto final de entrega daquilo que se produz e/ou comercializa) e, com isso, reduzir custos de operação e aumentar a lucratividade do negócio.
À medida em que o empreendimento empresarial cresce, ganha mercado e se diversifica, os processos produtivos tornam-se também mais complexos e demandam atenção especial. A logística empresarial é a ferramenta de gestão com o qual o empresário/gestor consegue melhor gerir os processos produtivos.
Como mencionado anteriormente, os negócios empresariais, à medida em que se desenvolvem e devido à competitividade do mercado, têm se tornado cada vez mais complexos e exigem um processo logístico qualificado. É necessário produzir e entregar com mais agilidade e segurança. O cliente espera por isso.
Quando estamos falando de logística empresarial em âmbito industrial e/ou comercial, ou seja, de produção e de venda de produtos, é a logística empresarial que tem a responsabilidade de integrar atividades como compra ou aquisição, estoque ou armazenamento, e distribuição ou entrega do produto final ao consumidor.
Portanto, a logística empresarial precisa estar bem-organizada para evitar gargalos em toda a cadeia produtiva, gerando desperdícios ao negócio. Em suma, a logística empresarial realizada com qualidade encurta a distância entre o produto e o consumidor final, reduzindo custos e aumentando o lucro.
Não há como falar de logística empresarial sem abordar a ideia de “supply chain ou cadeia de suprimentos”. Em síntese, pois este artigo não objetiva aprofundar o conceito, trata-se de uma atividade que está diretamente relacionada ao planejamento logístico empresarial, isso porque o supply chain trata das etapas e agentes que participam de alguma forma, seja direta ou indiretamente, do processo produtivo: fornecedor, fabricante, distribuidor, pontos de venda e consumidor.
Resumidamente, significa que a atividade responde por todas as etapas que engloba produzir um produto e entregar ao cliente. Portanto, o supply chain é uma operação dentro da logística empresarial que assegura o processamento desde o início da produção até o consumidor final. O objetivo é sempre atender a demanda e necessidades do cliente.
A seguir, elencamos alguns pontos importantes que precisam ser observados na logística empresarial e que se bem estruturados certamente reduzem possibilidades de falhas e gargalos, além, é claro, de proporcionarem excelentes resultados para o negócio.
O objetivo deste artigo foi abordar alguns aspectos do conceito de Logística Empresarial e demonstrar como esta estratégia de gestão é fundamental para aprimorar os processos operacionais da empresa. A Brain Inteligência Estratégica desenvolve este trabalho de maneira personalizada para atender ao seu negócio. Clique aqui para falar com um de nossos consultores e saber mais.