O que você gostaria de acessar?

Brain | 5 coisas que seu site imobiliário precisa ter

5 coisas que seu site imobiliário precisa ter

Brain Inteligência Estratégica
BrainBrain

5 coisas que seu site imobiliário precisa ter

Atualizado por último em setembro de 2022

Brain
Brain Inteligência Estratégica

Autor

O site imobiliário é uma estratégia atemporal para o marketing imobiliário. Através dele, é possível expor seu serviço, criar autoridade no mercado e até mesmo iniciar um processo de vendas mais (ou totalmente) digitalizado. 

Por esses e outros motivos, não se pode minimizar os impactos positivos que um bom website pode ter na sua incorporadora. E isso vale para além das organizações: corretores de imóveis também perdem muito com sites desatualizados. 

Hoje, quero mostrar para você 5 coisas simples, mas sem as quais o seu site imobiliário dificilmente consegue ir para frente.

1. Layout agradável

Layout tem a ver com a disposição de elementos gráficos numa peça. Dentro do seu site imobiliário, layout é a forma como textos, imagens, vídeos, botões e outras informações interagem entre si.

Prestar atenção ao layout do site é importante para a experiência do usuário, ou UX. Se as informações de valor estiverem confusas, atropeladas ou escondidas, as chances são de que o usuário facilmente se frustre e desista de navegar na sua página.

Portanto, garanta que todos os elementos de seu site se comuniquem com facilidade e possuam hierarquia visual, de modo que o olho do usuário seja levado para as informações mais relevantes.

Como fazer isso?

  • Melhor opção: contratar um profissional ou empresa qualificada no desenvolvimento de websites.
  • Outras opções: adaptar templates de website prontos para o seu próprio negócio, com muito cuidado para não parecer genérico.

2. Links funcionais

No fundo, a gente sabe que nem tudo é estética, não é verdade? Mesmo que, de acordo com o Red Website Design, 2/3 das pessoas prefiram consumir informações em páginas esteticamente bonitas, a funcionalidade também deve ser assegurada num site imobiliário.

Para tanto, cheque sempre se os seus links estão funcionando adequadamente. Links quebrados não apenas deixam de entregar a informação para o seu lead, mas também faz com que ele questione a autoridade da sua marca, como um todo.

Certo, mas como analisar esses links quebrados e consertá-los?

  • Melhor opção: caso seu site seja hospedado pelo WordPress, você pode baixar a extensão Broken Link Checker e descobrir quais links não funcionam.
  • Outras opções: também é possível achar opções online para checar a viabilidade de seus links; outra alternativa é fazer a contagem manual e metrificá-la numa planilha.

3. Produtos e serviços bem expostos

Se seu site imobiliário não serve para vender seus imóveis, ele está perdendo uma grande oportunidade. A verdade é que, hoje, a jornada do cliente é bastante pautada no universo digital. Dados da Neotrust divulgados pelo portal Poder360 registram faturamento de mais de R$ 160 bilhões no ecommerce nacional em 2021.

Ou seja, vender online já é uma necessidade. E mesmo que você não esteja disposto a realizar toda a venda digitalmente, ao menos a parte de prospecção deve estar prevista no seu site. Como fazer isso? Simples:

  • Cadastre fotos dos seus imóveis no site
  • Junto a cada um deles, tenha um botão para saber detalhes do empreendimento
  • Reserve uma aba do seu site para simulação de preços feita pelo próprio cliente
  • Solicite uma forma de contato para entregar os resultados da simulação
  • Se possível, também insira vídeos de cada imóvel, como tours virtuais

4. Rápido carregamento

Todos nós, em certa medida, somos também consumidores. Costumamos consumir informações, notícias, coisas engraçadas e, claro, produtos e serviços. Nas nossas longas buscas, não é incomum nos depararmos com um site lento. E, nesses casos, o que fazemos?

Nós desistimos. Porque é da natureza do consumidor 4.0 exigir agilidade no recebimento de novas informações.

A velocidade média de carregamento de um site deve ser de até cinco segundos. Isso significa dizer que, se seu site for mesmo que apenas alguns segundinhos mais lento, seu leitor pode se cansar de esperar.

Para isso, você precisa:

  • Apostar em imagens menos pesadas
  • Pensar estrategicamente sobre onde inserir vídeos e animações
  • Fazer uma manutenção constante do site e checar sua velocidade (você pode fazer isso gratuitamente com sistemas online de speed test)

5. Adaptação para diferentes telas

Ser compatível com várias telas é, na verdade, sua prioridade número um. Eu sugeriria, inclusive, que você começasse por aqui. Isso porque, hoje, nós passamos a maior parte do nosso tempo no celular. Duvida?

58% da população brasileira acessa a internet exclusivamente pelo celular. É o que dados da pesquisa TIC Domicílios 2020, desenvolvida por Cetic.br | NIC.br, mostra.

E é exatamente por isso que seu site imobiliário deve ser pensado mobile first, ou seja, celular em primeiro lugar. Essa nomenclatura sugere que, no processo de construção de um site, seja priorizada a versão mobile. Isso faz com que os profissionais responsáveis cometam o mínimo de equívocos possível para a navegação via celular.

Assim, é garantida a melhor experiência possível ao usuário de telefone, sem, ao mesmo tempo, prejudicar a experiência do usuário de desktop.

  • Melhor opção: contratar uma empresa ou profissional capacitado em desenvolvimento de sites mobile first.
  • Outras opções: sempre testar seu site no celular e monitorar todas as funcionalidades que não estão funcionando adequadamente nele; você também pode tentar desenvolver seu site mobile first em plataformas gratuitas de webdesign.

Conclusão: 1 problema, 5 soluções

Se seu problema é um site imobiliário desatualizado, tenho o orgulho de dizer que você acaba de encontrar cinco soluções fáceis. Através delas, é muito mais prático criar um site imobiliário que converte mais e vende melhor.

Vale ressaltar: cada uma das soluções apontadas pode ser facilmente realizada por uma empresa ou profissional da área. Realizar essas melhorias sem um acompanhamento especializado pode resultar em mais problemas para sua página.

E, por fim, se você quiser ainda mais resultados para o seu site, considere integrá-lo a um CRM imobiliário. Com a integração, você assegura que toda a sua captação de leads via site seja metrificada e contabilizada na plataforma. De tal maneira, você terá muito mais controle de seus contatos e chances de intervenção na jornada de compra do lead.

Se você gostou do artigo de hoje, não deixe de compartilhá-lo com os amigos e acessar outros conteúdos de interesse.

Este conteúdo da Brain Inteligência Estratégica é oferecido para você pelo CVCRM - Construtor de Vendas, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV te permite ter um panorama total de vendas e clientes na tela do computador.

Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização e agilidade na gestão de vendas.   

Para saber sobre o mercado imobiliário, gestão de vendas e outros assuntos atuais, acompanhe o Blog do CV e nos siga no Instagram!    

Por enquanto é isso, mas em breve temos mais!

*O conteúdo deste texto foi redigido por terceiros e pode não refletir a opinião da Brain Inteligência Estratégica.

Brain

Receba nossa newsletter