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GeoBrain: a ferramenta mais completa para georreferenciamento urbano

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GeoBrain: a ferramenta mais completa para georreferenciamento urbano

Atualizado por último em setembro de 2022

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O georreferenciamento é uma técnica utilizada para identificar imóveis e áreas físicas num certo perímetro de abrangência, tornando conhecidas as características desses imóveis e dessas áreas, tais como tamanho, dimensão, entre outros aspectos. 

Para o segmento imobiliário, nós desenvolvemos o geoBrain, uma ferramenta de georreferenciamento urbano que organiza, concentra e analisa dados e informações sobre diferentes tipos de empreendimentos imobiliários localizados em diversas cidades e regiões, de todos os estados do país. 

Preparamos este artigo com mais detalhes sobre o geoBrain e suas funcionalidades que podem auxiliar empresas do mercado a planejar suas estratégias para o próximo lançamento imobiliário.

Neste artigo você encontra:

  • O que é georreferenciamento?
  • Para que serve o georreferenciamento?
  • geoBrain: a ferramenta de georreferenciamento mais completa do mercado imobiliário
  • Funcionalidades do geoBrain 


O que é Georreferenciamento?

Considerando que os imóveis, de modo geral, precisam ter sua localização identificada num espaço físico gerando sobre eles informações e possibilidade de busca, a ideia de georreferenciamento vem se tornando cada vez mais conhecida das pessoas.

Em áreas rurais, a utilização do georreferenciamento das propriedades é bastante comum e obrigatória devido à regulamentação de órgão governamental. No que se refere a espaços urbanos, o georreferenciamento também é bastante utilizado para mapear e identificar diferentes áreas e imóveis, públicos e privados. Portanto, georreferenciar é justamente localizar qualquer tipo de imóvel, com suas características, formas e dimensões num determinado ambiente geográfico, identificando-o em relação ao globo terrestre. 

O trabalho de georreferenciamento é realizado por meio de método topográfico para tornar as coordenadas geográficas do imóvel – suas características e localização – conhecidas dentro de um perímetro. São utilizadas diferentes técnicas e equipamentos para o desenvolvimento do trabalho como, por exemplo, o uso de drones, GPS e também imagens obtidas de satélites e mapas. Há também outras formas de realizar o trabalho de coleta de dados para compor uma base georreferencial; é o caso do geoBrain que mencionaremos mais à frente neste artigo.


Para que serve o Georreferenciamento?

Entre as utilidades do georreferenciamento podemos dizer que, ao georreferenciar um imóvel, num processo de busca, é possível disponibilizar às pessoas ou empresas interessadas mais informações sobre um imóvel

Por meio do georreferenciamento é possível também obter dados e informações sobre a área de abrangência onde está localizado o imóvel. Nesta linha, consideramos o aspecto da segurança e do monitoramento importantes para quem gosta de acompanhar mais de perto o que acontece, sobretudo, no entorno do imóvel. 


geoBrain: a ferramenta de georreferenciamento mais completa do mercado imobiliário

Até aqui explicamos um pouco sobre o que é georreferenciamento e elencamos algumas de suas funcionalidades. Tanto o conceito quanto a aplicabilidade do georreferenciamento são fundamentais para conhecer o geoBrain.  

O geoBrain é uma plataforma que concentra dados, informações, relatórios e mapas sobre todos os tipos de empreendimentos imobiliários que estão localizados em áreas urbanas, de várias cidades e de todas as regiões do Brasil.

Além dos métodos e técnicas tradicionalmente utilizados para realizar o trabalho de georreferenciamento, conforme comentado anteriormente, a base de dados do geoBrain é obtida também por meio de outras frentes de coletas: com equipe técnica no campo e coleta realizada junto às próprias incorporadoras e construtoras. 

A tecnologia do geoBrain é, portanto, desenvolvida através de um trabalho minucioso que envolve mais de 20 profissionais da Brain dedicados inteiramente ao geoBrain e outros profissionais contratados para desenvolverem atividades e soluções específicas para a plataforma, tudo para oferecer um serviço de qualidade ao usuário.


Funcionalidades do geoBrain

São várias as funcionalidades do geoBrain, plataforma que traz informações úteis para quem está procurando um terreno, preços, estoques, concorrentes e áreas de influência. Esses dados são fundamentais, por exemplo, às empresas do segmento imobiliário que estão planejando lançar novos produtos. São dados que exercem direta influência na tomada de decisão

A ferramenta, que pode ser acessada na palma da mão, é simples e intuitiva. Com um clique é possível acessar um terreno e desenhar uma zona de influência e, com isso, verificar no mapa todos os empreendimentos que podem ser considerados seus concorrentes. Mas não basta apenas visualizar o mapa, o geoBrain traz ainda uma análise detalhada sobre a área de influência selecionada e, assim, fica mais fácil entender as características da região como, por exemplo, se é viável o investimento e qual tipo de empreendimento deve ser priorizado. Outras funcionalidades do geoBrain são:

  • Base histórica: nesta base ficam armazenados dados sobre diversos empreendimentos imobiliários e você pode acessar quando e onde quiser, é uma funcionalidade bastante útil para pesquisa;
  • Zonas de influência: crie uma zona de influência no entorno do seu empreendimento para analisar concorrentes;
  • Atualização: adição de novos empreendimentos e atualização de forma retroativa da base no caso de mudanças ou identificação de inconsistências.
  • Filtros: refine sua busca para possibilidades de consultas personalizadas, disponibilizamos diversas possibilidades de filtros no sistema;
  • Interatividade: a ferramenta é interativa e atualizada com frequência, trazendo novos dados sobre os empreendimentos, inclusive as atualizações ocorrem de maneira retroativa se mudanças forem identificadas, complementos necessários e ajustes na base;
  • Relatórios: você pode exportar os relatórios que estão na base de dados, os quais auxiliarão em suas análises e nas tomadas de decisão;
  • Análises: faça análise dos empreendimentos concorrentes por padrão, tipologia, preço e/ou metragem.


Como pudemos acompanhar neste artigo, o georreferenciamento tem a finalidade de identificar a localização do imóvel no espaço físico, mostrar suas dimensões e características. Para o mercado imobiliário, a Brain Inteligência Estratégica desenvolveu com exclusividade a plataforma mais completa do segmento para georreferenciamento urbano de produtos imobiliários. Com esta ferramenta você pode consultar dados e informações qualificadas sobre diversos empreendimentos e o melhor: de maneira rápida, intuitiva e na palma da mão. Conheça este serviço desenvolvido pela Brain. Caso deseje saber mais sobre essa ou outras soluções, entre em contato conosco.

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