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Plano de Negócios: o que é, sua importância e como estruturar

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Plano de Negócios: o que é, sua importância e como estruturar

Atualizado por último em maio de 2022

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Para empreender, colocar um novo negócio no mercado (empresa, produto ou serviço) e mesmo ampliar a atuação no mercado daquele empreendimento já existente, é necessário desenvolver um bom Plano de Negócios. Ideias e insights são sempre importantes e impulsionam o desenvolvimento de novos projetos, empreendimentos, produtos e serviços, mas é fundamental verificar se tudo isso é viável e se faz sentido para o mercado. Deve-se compreender quem são os potenciais clientes deste novo negócio, os concorrentes, os fornecedores e quais estratégias precisam ser adotadas e o Plano de Negócios ajuda a buscar as respostas para estes questionamentos.

Preparamos este artigo para falar sobre o Plano de Negócios, sobre a importância desta ferramenta na gestão da empresa e também para quem deseja começar a trabalhar mais concretamente na ideia daquele novo empreendimento: quer tirá-lo do papel e torná-lo real? Este artigo vai ajudar. É um conteúdo acessível para a elaboração do seu Plano de Negócios.


Neste artigo você encontra:

  • O que é um Plano de Negócios?;
  • Por que é importante elaborar um Plano de Negócios?
  • Como estruturar um Plano de Negócios?


O que é um Plano de Negócios?

Podemos dizer que o Plano de Negócios de uma empresa é um documento executivo que possibilita que o empresário, empreendedor e dirigentes empresariais de modo geral melhor conheçam o negócio. Isso vale para empresas que estão presentes no mercado e para aquelas que ainda estão em fase de maturação para sair do papel. 

O Plano de Negócios realiza um Raio X da empresa e do mercado no qual ela está inserida ou pretende se colocar. É, portanto, um instrumento de gestão empresarial que fornece informações sobre o negócio em diferentes frentes como, por exemplo, o cliente do negócio, os concorrentes, os fornecedores e as estratégias que podem ser implementadas para ganhar mais mercado ou para entrar nele. 

Esta ferramenta pode e deve estar vinculada a outros mecanismos de gestão empresarial como Planejamento Estratégico, Plano de Marketing, entre outros. Aliás, essas ferramentas são complementares no dia a dia empresarial e também para quem está começando; todas elas são necessárias para entender melhor sobre o negócio e para traçar estratégias assertivas. Com um Plano de Negócios bem estruturado a empresa alcançará os melhores resultados.    


Por que é importante elaborar um Plano de Negócios?

Quando falamos em Plano de Negócios, estamos trabalhando com a ideia de planejamento, isso porque o Plano de Negócios é uma forma de planejar e de olhar para o mercado com o objetivo de melhor compreendê-lo. Assim se pode avaliar, com as informações que se têm em mãos, se o negócio que se pretende abrir ou produto/serviço que se deseja lançar é viável ou não. Para as empresas que estão em atuação, pode-se analisar se é o momento de avançar, de buscar um novo nicho, de atingir novos clientes, etc. Por isso, é de fundamental importância elaborar um bom Plano de Negócios. 


Como estruturar um Plano de Negócios?

A primeira etapa, digamos que seja um momento mais experimental, algo que antecede propriamente a elaboração do Plano de Negócios. Nesta etapa é importante perguntar: o que pretendo com este projeto? Conheço este tipo de negócio? Como é o mercado no qual pretendo inserir minha empresa? O que é a empresa que pretendo abrir (conceito)? Será que minhas ideias são viáveis?

São perguntas norteadoras e suas respostas devem ser simples e objetivas para que realmente se possa entender se aquilo que é buscado de fato faz algum sentido para o mercado. Os questionamentos apresentados valem também para aquelas empresas que estão buscando ampliar o negócio. 

A segunda etapa, quando o Plano de Negócios começa a tornar-se concreto, ocorre com a elaboração do sumário executivo. Você pretende captar um investidor para o seu novo negócio ou o Plano de Negócios será apresentado para a diretoria da empresa, visando aprovar um plano de expansão ou lançar um produto/serviço? Seja como for, o sumário executivo deve ser claro e objetivo, pois ele traz de forma resumida o Plano de Negócios. Abaixo listamos as informações que precisam constar no sumário executivo:

  • Missão da empresa;
  • Descrever o que é o empreendimento;
  • Perfil do empreendedor/dirigentes do negócio;
  • Descrever qual o produto/serviço da empresa;
  • Público-alvo do negócio;
  • Potencial de crescimento;
  • Resumo financeiro/investimento;
  • Plano futuro.


Essas informações ajudam a concretizar a ideia resumida do Plano de Negócios no sumário executivo. Esses tópicos valem tanto para novos negócios quanto para empresas que já estão no mercado. 

A terceira etapa busca observar o mercado no qual a empresa irá se colocar. É nesta etapa que se identifica quem são os potenciais clientes do negócio, os possíveis concorrentes e quem são os fornecedores. É fundamental que cada uma dessas categorias seja bem detalhada. Por exemplo, sobre os clientes, deve-se atentar para questionamentos tais como: Qual é a faixa etária? Com qual frequência costuma consumir este tipo de produto/serviço que se pretende vender/; Quanto ele está disposto a pagar? Essas são informações importantes que asseguraram conhecer mais profundamente quem é o cliente do negócio. E, como mencionado, o detalhamento é importante em cada categoria: clientes, concorrentes e fornecedores.   

A quarta etapa trata do Plano de Marketing. Lembra no início quando falamos que ele deve estar vinculado ao Plano de Negócios? Pois bem, o Plano de Marketing é o conjunto de estratégias e ações pensadas e que são executadas pela empresa para atingir os objetivos da maneira mais eficiente possível e com isso obter os melhores resultados

A quinta etapa configura como funcionará a operação do negócio. Aqui estamos falando de todos os processos que englobam a produção. Nesta cadeia produtiva deve ser considerada a capacidade de produção, de estoque, de fornecedores, de prazo, de logística. 

A sexta etapa trata do aspecto financeiro: quanto custa para colocar a empresa/produto/serviço no mercado? Todos os custos devem entrar nesta conta, bem como deve ser estimada a receita projetada para o negócio em planejamento.

Por fim, o Plano de Negócios não deve ser uma ferramenta para engessar o empreendimento/produto/serviço. Durante sua execução ações de ajustes podem e devem ser realizadas. 

O objetivo deste artigo foi abordar o conceito de Plano de Negócios e algumas de suas funcionalidades quando se busca abrir um novo negócio ou mesmo buscar novos mercados com o negócio que está em operação. A Brain Inteligência Estratégica desenvolve este trabalho de maneira personalizada para atender ao seu negócio. Caso deseje saber mais sobre essa ou outras soluções, entre em contato conosco.

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