O que você gostaria de acessar?

Brain | Entenda a importância da pesquisa de mercado para o seu negócio

Entenda a importância da pesquisa de mercado para o seu negócio

Brain Inteligência Estratégica
BrainBrain

Entenda a importância da pesquisa de mercado para o seu negócio

Atualizado por último em dezembro de 2022

Brain
Brain Inteligência Estratégica

Autor

Qualquer organização, hoje, tem à sua disposição diversas ferramentas de gestão capazes de influenciar no resultado dos seus negócios. Hoje vamos falar a respeito da pesquisa de mercado, essa ferramenta que permite conhecer com profundidade seu público e seu mercado de atuação, possibilitando tomar decisões estratégicas com segurança.

Confira a seguir:

  1. Qual é o objetivo de uma pesquisa de mercado?
  2. Tipos de pesquisa de mercado
  3. Como é feita uma pesquisa de mercado?
  4. Pesquisa de mercado imobiliário
  5. Conceitos importantes em uma pesquisa de mercado


Qual é o objetivo de uma pesquisa de mercado?

Uma pesquisa de mercado pode contribuir com diferentes objetivos dentro de uma organização. Confira os mais comuns a seguir.

Conhecer melhor o seu público

A construção de um negócio de sucesso passa, primeiramente, pela compreensão de quem é o seu público-alvo e de como ele se comporta nos seus hábitos de consumo.

Nenhum produto ou serviço se torna um sucesso de vendas sem que atenda às necessidades ou interesses de um determinado público, e é justamente aí que se faz necessária a realização de uma pesquisa mercadológica.

Através da pesquisa de mercado é possível definir a persona de seu negócio, seus valores, seus interesses e, dessa forma, desenvolver o melhor produto ou serviço para atender a essa demanda, bem como desenvolver a melhor estratégia de comunicação com essa persona.

Identificar oportunidades de negócio

Estar à frente dos concorrentes é essencial para a sobrevivência de um negócio e realizar uma pesquisa mercadológica pode te ajudar a encontrar novas oportunidades no mercado ao identificar novas demandas e tendências de consumo do seu público-alvo.

Entender as estratégias da concorrência

Por falar em concorrência, as pesquisas de mercado também podem ser aplicadas para identificar a forma como os concorrentes do seu negócio estão trabalhando e quais estratégias estão sendo adotadas por eles, seja no desenvolvimento de novos produtos ou serviços, na comunicação, no posicionamento da marca etc.

Determinar a viabilidade de um novo empreendimento

De acordo com a pesquisa Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, realizada pelo IBGE, apenas 40,7% das empresas nascidas no Brasil em 2015 sobreviveram até 2020 (esta é a edição mais recente deste estudo publicado pelo instituto até o momento), uma evolução em relação à pesquisa anterior, em que apenas 37,6% dos negócios conseguiriam manter as portas abertas por cinco anos.

Começar um novo negócio no Brasil é uma tarefa complexa que envolve muitos riscos, por isso, além de ser aplicada em negócios que já estão na ativa, a pesquisa de mercado também é um instrumento essencial na hora de começar um novo negócio para evitar um possível fracasso.

A realização dessa pesquisa antes da abertura de um novo negócio ajuda a entender com maior profundidade o mercado onde ele estará inserido e a lapidar a ideia que deu origem ao empreendimento antes de colocá-las em prática.

Desenvolver estratégias para o lançamento de um novo produto

Encontrar uma nova oportunidade de negócio no mercado e desenvolver um novo produto não é nenhuma garantia de que ele será um sucesso de vendas.

Não são poucos os casos de empresas que têm o produto perfeito para seu público mas falham justamente na hora de vendê-lo, mais ainda quando falamos de produtos que são uma novidade no mercado.

Hoje é comum vermos muitos criadores de conteúdos falando sobre lançamento digital, quase sempre voltado ao lançamento de infoprodutos, mas essa preocupação com o lançamento deve estar presente em qualquer modelo de negócio.

E quando falamos de lançar um produto não se trata apenas de adotar a melhor estratégia de marketing para anunciar o lançamento mas de entender com profundidade as preferências do seu público, o momento de compra, o preço ideal, a forma de comunicar o que está sendo oferecido e muitos outros fatores que podem influenciar nas suas vendas e que apenas uma pesquisa de mercado bem feita pode revelar.

Aprimorar processos internos

Até aqui vimos a pesquisa de mercado como uma ferramenta utilizada para desenvolver a relação da sua empresa com seu público e para ajudá-la a ocupar mais espaço no mercado, mas existem pesquisas que também são voltadas aos processos internos de uma organização, como as pesquisas de satisfação, que ajudam a compreender como seu cliente percebe outros aspectos do seu negócio, como questões relacionadas à logística, atendimento, tempo de resposta etc.

Esse tipo de pesquisa ajuda a ter clareza sobre os processos que são adotados dentro da sua empresa e encontrar os pontos que precisam ser aprimorados, seja para otimizar tempo e recursos, seja para simplesmente desenvolver um melhor ambiente de trabalho para os seus colaboradores.

Tipos de pesquisa de mercado

Como você pôde perceber, uma pesquisa de mercado pode servir a diferentes propósitos numa mesma organização e, a depender de qual seja o seu objetivo ao optar por desenvolver uma pesquisa de mercado, um tipo de pesquisa será adotado. Listamos abaixo os principais.

Pesquisa de mercado para novos negócios

Presente em quase todos os cursos de gestão de negócios, administração de empresas e empreendedorismo, a pesquisa de mercado para novos negócios, como o nome sugere, é aplicada antes mesmo de um negócio ser efetivamente colocado no mundo.

Dadas todas as dificuldades que existem para abrir uma empresa e, ainda mais, para manter as operações por tempo suficiente para que ela gere lucro, é natural ter incertezas ao planejar a abertura de um novo negócio e essa pesquisa surge justamente com o intuito de esclarecer essas dúvidas e apresentar a informações para uma tomada de decisão mais assertiva.

Pesquisa de demanda e intenção de compra

Quão inclinados os consumidores estão para comprar seu produto ou serviço? Grandes ideias por si só não são capazes de gerar bons resultados para uma empresa sem atender a uma necessidade do mercado. Ter uma resposta para a pergunta acima é um grande norte para decisões de investimento e lançamento.

Pesquisa de comportamento do consumidor

Conhecer seu público e seus hábitos de consumo traz resultados expressivos para suas vendas. Você sabe o que influencia na decisão de compra do seus clientes? Encontrar a resposta para essa pergunta é o intuito central de uma pesquisa de comportamento do consumidor.

Um exemplo deste tipo de pesquisa é a pesquisa “Brain Mercado Imobiliário: comportamento do consumidor e as tendências para 2023”, realizada pela Brain, que você pode conferir clicando neste link.

Pesquisa de satisfação com clientes

Para melhorar a experiência dos seus clientes, antes de mais nada, é primordial ouvi-los. Essa linha de pesquisa é uma forte aliada para coletar feedbacks e percepções sobre aspectos relacionados a sua empresa, produto ou serviço.

No nosso blog você pode conferir um artigo completo sobre pesquisa de satisfação de clientes e a importância de saber ouvir o seu público.

Cliente oculto

Em uma era de experiências, torna-se essencial entender se a dos seus consumidores está sendo positiva. Na execução desta pesquisa, será simulada a jornada de compra do seu cliente para avaliar se tudo está de acordo com as expectativas.

Também já falamos de cliente oculto com maiores detalhes por aqui, não deixe de conferir esse artigo.

Teste de produto, marca e campanha publicitária

O sucesso do lançamento de um produto, marca ou campanha está intrinsecamente ligado à aceitação do público. Este tipo de pesquisa surge visando minimizar os riscos, torna-se essencial testar qual é o grau de compreensão e aprovação dos consumidores pelo que você deseja lançar.

Recall de marca e Top of Mind

Ter uma marca forte e lembrada pelos consumidores é o desejo de qualquer empresa. Se você deseja identificar a lembrança que eles possuem da sua marca ou de outras do seu segmento, essa é a pesquisa ideal para você.

Num momento em que a gestão de marca é cada vez mais importante para as empresas, é essencial entender como sua marca está sendo percebida, por isso também já disponibilizamos por aqui um artigo sobre recall de marca e top of mind.

Como é feita uma pesquisa de mercado?

Dependendo de qual tipo de pesquisa seja o selecionado a forma de realizá-la pode mudar mais ou menos, mas, de um modo geral, as pesquisas são feitas seguindo esses passos:

●       Definição do problema: o primeiro passo para realizar uma pesquisa é definir qual problema necessita de uma resposta ou uma solução. Uma forma de definir o problema de maneira clara e objetiva é transformando ele em uma pergunta como, por exemplo, “meu público está disposto a comprar esse novo produto?”

●       Delimitação do público: tendo resolvido o passo anterior, chega o momento de estabelecer quem será o público-alvo desta pesquisa, que irá variar de acordo com o seu objetivo. Seguindo o exemplo dado anteriormente, o público-alvo aqui seriam pessoas que já consomem os produtos dessa empresa, mas, caso o novo produto que essa mesma empresa deseja lançar seja comprado majoritariamente por mulheres, o público da pesquisa poderia ser, mais uma vez, delimitado para deixar de fora os consumidores homens, possibilitando que a pesquisa retorne resultados mais precisos.

●       Escolha da metodologia adotada: essa etapa pode ser realizada assim que um problema já esteja definido e consiste em optar pela aplicação de uma pesquisa quantitativa ou qualitativa. Pesquisas qualitativas são realizadas com poucas pessoas e busca entrar profundamente nos pensamentos, nos sentimentos, nas emoções, nos interesses e nas contradições que os consumidores potenciais podem ter. Já as pesquisas quantitativas utilizam análises matemáticas e estatísticas para investigar, compreender e mensurar (em números) um determinado objeto que é alvo da pesquisa.

●       Elaboração do questionário: as perguntas feitas para os entrevistados vão variar muito de acordo com o objetivo da pesquisa e da abordagem escolhida anteriormente, mas é sempre preciso formular as perguntas ordenando-as de modo que façam sentido. Também é importante fazer um pré-teste para identificar e eliminar problemas potenciais, além de perceber se tanto o entrevistador quanto o entrevistado compreendem bem a pesquisa.

●       Aplicação das perguntas: apesar de parecer simples, a aplicação das perguntas exige muito cuidado por parte da pessoa que está aplicando, de modo que ela demonstre sempre imparcialidade e não acabe por influenciar as respostas dos entrevistados por fazer uma expressão diferente ou alterar o tom de voz ao receber uma resposta, por exemplo.

●       Análise dos resultados: seguindo corretamente todos os passos anteriores corretamente, resta apenas compilar as respostas obtidas e extrair os resultados para obter a resposta para a pergunta feita quando foi definido o problema.

Pesquisa de mercado imobiliário

Qualquer tipo de negócio pode se beneficiar da realização de pesquisas de mercado e, para demonstrar diferentes maneiras que elas podem ser utilizadas, vamos conhecer um pouco das aplicações das pesquisas quantitativas e qualitativas no mercado imobiliário.

Pesquisa quantitativa

Nesse segmento, que tem ampla concorrência e ao mesmo tempo empresas especializadas em determinados tipos de produtos (casa, apartamento, empreendimento comercial, segmento popular, médio padrão, alto padrão, luxo e superluxo), é fundamental que as empresas do setor conheçam o cenário do momento e projeções futuras na hora de planejar um novo empreendimento imobiliário. Por isso, a pesquisa quantitativa é uma ferramenta que irá ajudar na tomada de decisão. A pesquisa quantitativa costuma ser aplicada no mercado imobiliário das seguintes formas:

 ●       Intenção de compra: verifica uma série de dados comportamentais de consumidores, tais como se o imóvel é para moradia, investimento ou locação, identifica a etapa na jornada de compra, o valor que pretende investir, a tipologia do imóvel, o prazo média para aquisição, entre outros;

●       Satisfação: para verificar o grau de satisfação do cliente em diferentes momentos da jornada, sobretudo após ocupação do imóvel;

●       Compradores e não-compradores: identifica quem é o público que efetivamente fechou o negócio, por que ele comprou esse produto e não outro. Já para o não-comprador, será identificado por qual motivo deixou de comprar o imóvel;

●       Recall de marca: para conhecer e avaliar o reconhecimento do público sobre determinada marca, bem como a forma pela qual o público vê certa marca em relação ao concorrente;

●       Estudo geral de mercado: para conhecer um novo segmento de mercado, planejar e prospectar novas oportunidades e negócios;

●       Varejo e serviços: para tomada de decisão em relação a qual produto de varejo deve ser implantado numa determinada região.

Confira também nosso artigo sobre pesquisa quantitativa no mercado imobiliário.

Pesquisa qualitativa

A pesquisa qualitativa voltada ao mercado imobiliário é utilizada principalmente quando as empresas (incorporadoras, construtoras etc.) pretendem desenvolver novos e diferentes tipos de empreendimentos.

A partir do momento que se decide lançar um produto imobiliário no mercado, as empresas precisam se cercar de dados e análises confiáveis para ter mais assertividade no negócio, e a pesquisa qualitativa é uma ferramenta que oferece informações qualificadas sobre o mercado (junto a potenciais clientes: suas percepções, vontades e desejos). O cliente gostará do meu produto? Quanto estará disposto a pagar? O que gera valor ao cliente? Quais são os aspectos positivos e negativos do empreendimento? Essas, entre outras informações, subsidiam as empresas na tomada de decisões, tendo em conta o que almejam os potenciais clientes para os novos e diferentes produtos a serem lançados.

Aqui no nosso site você também pode encontrar um texto ainda mais aprofundado sobre pesquisa qualitativa no mercado imobiliário, ou, caso prefira, você pode conferir um episódio do nosso podcast, o Break Estratégico, onde falamos sobre pesquisa qualitativa e suas aplicações.

Conceitos importantes em uma pesquisa de mercado

Caso você não esteja familiarizado com o tema, talvez você possa não ter entendido alguns termos que foram utilizados aqui, ou talvez não tenha claro qual a diferença entre conceitos como amostra e população. A seguir trazemos uma explicação de alguns termos que é importante ter em mente quando falamos sobre pesquisa de mercado.

Amostra x população

A população (ou universo) é o conjunto de elementos que possuem as características que serão objeto do estudo; de maneira simplificada, é o seu público-alvo.

Já a amostra ou população amostral, é uma parte do universo escolhido selecionada a partir de um critério de representatividade.

Margem de erro

Levando em consideração que são selecionadas pessoas com características em comum que representem o grupo pesquisado para responder uma pesquisa, é natural que haja divergência em algumas respostas, e a margem de erro é o índice que determina a estimativa máxima de erro dos resultados de uma pesquisa.

Intervalo de confiança

O intervalo ou margem de confiança é o quanto a pesquisa que será realizada está dentro da probabilidade de acerto, por exemplo, a cada 100 pesquisas realizadas com uma margem de 95% de confiança, 95 estarão corretas, ou seja, dentro da margem de erro.

Pesquisas de mercado Brain

Se realizar uma pesquisa de mercado pode parecer uma tarefa complexa ou algo que irá tomar muito do seu tempo, você pode contar com a Brain Inteligência Estratégica para te ajudar nessa missão.

Desde de 2003 no mercado, somos amplamente reconhecidos por nossa expertise no mercado imobiliário e pela realização de pesquisas de opinião para diversos segmentos.

Estamos presentes em todo o território nacional e já desenvolvemos mais de 7.500 estudos de mercado, além de, anualmente, realizarmos mais de 50 mil entrevistas.

Clique aqui e conheça mais sobre nossos serviços.


Brain

Receba nossa newsletter